• 28 de abril de 2023
  • 10 minutos

Como refinanciar veículo: principais vantagens e como fazer

10 minutos
Como refinanciar veículo

Em busca de uma boa oportunidade de crédito, no mercado, com baixas taxas de juros e um alinhamento ainda maior com as suas necessidades e objetivos? Então, confira aqui como refinanciar o veículo pode ser a modalidade que você estava à procura.

Para isso, você precisa de um veículo em seu nome e ele vai servir de garantia para a instituição financeira. Isso reduz os riscos de inadimplência, permitindo boas condições de negociação, em contrapartida.

Quer saber se é vantagem refinanciar o veículo e quando essa oportunidade pode ser viável? Acompanhe-nos nos tópicos a seguir e aprenda tudo sobre o assunto!

Aproveite também para conhecer todas as soluções de crédito do Ailos!

O que é e como funciona um refinanciamento de veículos?

Basicamente, você está solicitando crédito a uma instituição e, em contrapartida, ela exige uma garantia de que o valor do débito vai ser quitado. E, para isso, o veículo é usado como essa garantia.

Vale destacar que o veículo continua sob a posse do proprietário e permanece com ele toda a responsabilidade de uso e as despesas diárias, como combustível e manutenção. A grande diferença, aqui, é que a instituição tem o direito de solicitar o resgate do seu bem caso a inadimplência se acumule e as tentativas de negociação não avancem.

Mas não pense que isso é o fim do mundo. Na verdade, o refinanciamento de veículos é uma modalidade que traz algumas vantagens, como juros baixos, prazos mais flexíveis e outros pontos positivos que podem fazer com que as parcelas realmente se encaixem no seu orçamento familiar sem riscos de atrasar os pagamentos.

Isso, é claro, não exclui a necessidade de fazer um excelente planejamento para se certificar de que você está fazendo um negócio sem riscos ao seu patrimônio. Daí, a importância em aprender como refinanciar o veículo.

Leia também: Entenda mais sobre como financiar um carro

Como refinanciar veículo: quais as principais vantagens de um refinanciamento?

Como destacamos acima, existem bons motivos para aprender como refinanciar o veículo e contar com algumas vantagens bem interessantes e pouco comuns no mercado financeiro.

A seguir, vamos falar sobre as principais delas, confira!

Juros baixos

Instituições financeiras justificam os juros altos pelo risco de autorizar um empréstimo ou financiamento e sofrer, posteriormente, com a inadimplência de clientes.

Pois é aí que o refinanciamento de veículo se diferencia.

Uma vez que o credor tem uma garantia de reaver o valor, os juros tendem a ser muito menores se comparados com outros tipos de empréstimos. E, com isso, o valor da dívida vai ser menor, garantindo parcelas mais acessíveis — desde que alinhadas com as suas necessidades e objetivos, é claro. 

Diminuição de risco de inadimplência

Para as instituições, isso é valioso para tornar o mercado mais competitivo e oferecer empréstimos com taxas cada vez melhores. Afinal de contas, elas vão lidar cada vez menos com inadimplentes — o que prejudica o caixa e direciona esforços com burocracias complementares.

Para o cliente, o refinanciamento de veículo também é interessante para reduzir o risco de inadimplência justamente porque um bem de valor é colocado como garantia.

Assim, com seu planejamento financeiro, é fundamental assinar um contrato somente quando você tiver a certeza de que não vai correr grandes riscos de inadimplência.

Facilidade de acesso

Refinanciar veículo se tornou uma atividade popular, recentemente, por conta da sua acessibilidade. Isso porque, o modelo tem se caracterizado por conter menos burocracias e mais facilidade de aprovação em decorrência da garantia acima mencionada.

Prazos maiores

No geral, o crédito de um refinanciamento de veículo tem duração média de 48 a 60 meses. Bastante tempo, portanto, para organizar suas prestações sem que afetem, negativamente, a sua renda mensal e o orçamento do período.

Melhora na organização financeira

Vale destacar, também, que o crédito de um refinanciamento de veículo pode ser usado como você quiser. Inclusive, para quitar outras dívidas. E, com isso, é possível usar o valor para trabalhar proativamente na melhora da sua organização financeira.

Leia também: dicas para fazer o seu controle financeiro pessoal

O carro continua em posse do usuário

Como destacamos anteriormente, o veículo como garantia não significa que você vai ter que entregar as chaves do seu bem ao assinar o contrato do refinanciamento.

Pelo contrário: a instituição financeira pode nunca sequer chegar perto do veículo porque ele permanece seu (no papel e no dia a dia) por todo o período.

O único ponto — e de grande relevância — de atenção é com o cumprimento do pagamento em dia. Pois a inadimplência e a resistência em negociar com o credor podem fazer com que a cláusula de resgate do veículo seja acionada. E, aí, o veículo sim vai ser registrado como propriedade da instituição.

Como refinanciar o veículo?

Tem interesse em saber mais sobre como refinanciar o veículo e assegurar os benefícios que citamos acima: Então, comecemos pela pesquisa da instituição financeira que melhor vai atender às suas necessidades e objetivos.

Reúna a documentação necessária

Com a escolha da instituição, podemos partir para a etapa seguinte, que é a documentação para a solicitação. O processo normalmente consiste em ter:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovantes de renda e de residência;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • documentação do veículo.

Também temos que destacar que o refinanciamento de veículo só costuma ser concedido para o proprietário do veículo. Ou seja: não pode ser solicitado para terceiros, nem mesmo para parentes próximos.

Resolva todas as pendências dos veículos

Resolva todas as pendências dos veículos

Além da documentação, certifique-se de que não existe nenhuma pendência com o seu veículo. O que inclui:

  • IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor);
  • multas;
  • CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos);
  • CRV (Certificado de Registro do Veículo).

Com as taxas, impostos e tudo mais devidamente regularizado, você tem muito mais  chances de ter o pedido aprovado e, inclusive, com boas condições de pagamento — afinal, um veículo com pendências pode aumentar a análise de risco da instituição e, assim, gerar mais juros para equilibrar a sua solicitação.

Verifique os requisitos mínimos do veículo

Toda instituição tem também as suas próprias regras com relação aos requisitos em torno dos veículos que podem ser usados como garantia no refinanciamento.

Confira, a seguir, as principais delas:

  • quanto mais novo o veículo, melhor deve ser o valor máximo de crédito oferecido — afinal, o bem é mais valioso do que modelos antigos, por exemplo. É mais comum, inclusive, aceitarem apenas veículos com até 10 anos de fabricação;
  • a quantia máxima varia de instituição para instituição — existem bancos que podem refinanciar até 100% do valor do automóvel (para isso, é usado o valor de mercado das tabelas Fipe ou Molicar).

Aguarde a análise de crédito

Embora seja uma modalidade acessível e menos burocrática, o refinanciamento de veículo ainda conta com uma etapa de análise de crédito. Nela, são verificados:

  • histórico de crédito;
  • perfil de consumo;
  • outras dívidas pendentes;
  • renda do solicitante.

Entre outros aspectos que vão facilitar a decisão da instituição financeira.

Formalize seu contrato

Esta é a etapa final, uma vez que o crédito é liberado. Com a assinatura do contrato, todas as condições são informadas e você deve estar ciente de todos os pontos abordados para evitar atritos com a instituição financeira.

Como refinanciar veículos: opções de crédito Ailos

Além de aprender como refinanciar veículos, você pode analisar todo o mercado em busca de alternativas que se adaptem com mais segurança e menos riscos ao seu perfil.

Afinal de contas, de nada adianta pagar taxas mais acessíveis se, mesmo assim, o valor do crédito não condiz com os seus objetivos, concorda?

Então, vamos aproveitar este tópico para explorar um pouquinho melhor as principais opções de crédito Ailos. Assim, você consegue ter mais informações à mão para tomar as suas decisões e identificar a solução mais adequada para o seu momento, as suas necessidades e os seus interesses financeiros.

O que é e como funciona um refinanciamento de veículos?

Empréstimos e financiamentos

Aqui no Ailos, você tem acesso a algumas das melhores opções de empréstimos e de financiamentos do mercado. Isso se caracteriza por:

  • taxas reduzidas;
  • liberação ágil;
  • parcelas que cabem no seu bolso.

Bem do jeitinho que o Ailos costuma oferecer aos seus clientes. E, para tanto, você só precisa escolher o modelo de crédito mais adequado para as suas necessidades, como é o caso do empréstimo pessoal, do financiamento pessoal e do financiamento direto na loja (modalidade exclusiva em convênio com centenas de lojistas com ótimas oportunidades de negócios para você).

Crédito rápido

Precisa de crédito rápido? Pois então, o empréstimo pré-aprovado Ailos pode ser a solução ideal para você! Esse valor já fica programado e disponível na sua conta e pode ser usado quando quiser e para o que quiser.

O produto, inclusive, é tão facilitado que você pode contratá-lo de diferentes formas, como:

  • caixas eletrônicos;
  • conta online, app Ailos;
  • postos de atendimento.

Você também pode contar com a solução de empréstimo pré-aprovado, uma linha também fácil, acessível e prática para você contratar rapidamente e sem burocracias. 

Tudo é feito de modo antecipado (como a análise prévia do seu perfil) para que você não espere muito tempo pelo seu crédito.

Crédito para MEI

Por fim, compare o refinanciamento de veículo com as opções de crédito para MEI Ailos.

Temos, por exemplo, o Crédito Socioambiental, uma modalidade que permite a você o rápido investimento em equipamentos sustentáveis, como é o caso de:

placas e painéis de energia solar;

  • lâmpadas de LED;
  • geradores, microgeradores e minigeradores de energia eólica;
  • Kit coletor de aquecimento solar.

Entre outras soluções que permitem um investimento assertivo e sustentável para a sua organização, e sem prejudicar o orçamento mensal da sua empresa.

Vale destacar, ainda, que o Ailos conta com o Microcrédito Empreendedor, que é oferecido por meio do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) e o valor pode ser usado para diferentes necessidades, como a abertura ou a ampliação do seu empreendimento ou mesmo para a aquisição de matéria-prima ou máquinas e equipamentos, e até mesmo para o treinamento e a capacitação da sua equipe.

São múltiplas vantagens, portanto, e que ajudam você a ter muito mais base de comparação para colocar os seus conhecimentos em prática.

E por falar nisso: agora que você já sabe o que é o refinanciamento de veículo e como ele funciona, hora de comparar as principais ofertas de crédito do mercado.

Comece clicando aqui para conhecer as soluções do Ailos para você!

Conclusão

E aí, deu para aprender como refinanciar veículo? Como deve ter ficado claro, trata-se de uma boa oportunidade de crédito para quem tem um bom planejamento financeiro, mas precisa de capital em curto prazo por meio de um produto rápido e acessível.

Contudo, muita atenção para manter os pagamentos regularmente em dia. Afinal de contas, o seu veículo é dado como garantia e é justamente isso que tende a deixar a taxa de juros e as condições de pagamento mais atrativas.

Até por isso, apresentamos para você as opções de crédito Ailos. Por meio delas, você também encontra condições diferenciadas e muito bem alinhadas ao seu perfil, independentemente de qual seja o seu objetivo.

Portanto, saber como refinanciar o veículo é só uma parte do seu processo de decisão. Conte conosco caso tenha qualquer outra dúvida sobre o assunto!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: