• 19 de maio de 2023
  • 9 minutos

Portabilidade previdência privada: passo a passo Ailos

9 minutos
O que é previdência privada?

Embora a portabilidade de uma previdência privada seja curiosa, o conceito em si não deve ser surpresa para muitas pessoas: trata-se da possibilidade de trocar a instituição responsável pelo seu atual plano, por outra de sua preferência.

E o melhor: sem ter que pagar impostos por essa mudança de contas — mas não confunda com o resgate do valor aplicado, viu? Com a portabilidade, você “apenas” tem a oportunidade de migrar para uma instituição que ofereça melhores condições para o seu patrimônio valorizar ainda mais.

Por isso, preparamos este post que pode te ajudar se essa é a sua intenção, no momento. Siga com a leitura dos tópicos abaixo e entenda tudo o que você precisa saber sobre como funciona a portabilidade de um plano de previdência privada!

Conheça o melhor das aplicações de previdência privada Ailos!

O que é previdência privada?

A previdência privada nada mais é do que uma opção de investimento e que, no Brasil, tem considerável popularidade. Especialmente, porque é de fácil acesso, baixa burocracia e tem ampla utilização para projetos de longo prazo.

Não à toa, a previdência privada é uma grande aliada do investimento para aposentadoria.

Como funciona a previdência privada?

Um dos motivos para tantas pessoas investirem em previdência privada, atualmente — são quase 11 milhões de pessoas — é que o modelo é basicamente comparado a uma renda sem conexão direta com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Mas não se engane: ainda existem impostos cobrados. Isso, contudo, varia conforme o tipo de previdência privada que você optar no momento de contratação. Pois não existe apenas um plano de previdência, mas dois, conforme vamos mostrar abaixo:

Basicamente, o que acontece aqui é a forma de tributação para o investidor — se regressiva ou progressiva.

Quais são os planos de previdência privada?

Com a previdência privada, você também pode ter mais controle sobre o alcance dos seus objetivos. Afinal, você pode fazer aportes mensais e programados de valores específicos.

Assim, você consegue ter mais clareza sobre o valor que você terá em dez, 20 ou 30 anos de contribuições periódicas.

Isso faz toda a diferença para garantir que o seu futuro esteja muito bem planejado conforme o previsto. Mas, como adiantamos no tópico anterior, ao contratar o plano de sua preferência, você deve decidir-se entre os sistemas PGBL e VGBL. 

Falaremos melhor sobre cada um deles, a seguir.

Saiba mais: aprenda como poupar dinheiro e alcançar seus objetivos financeiros

PGBL

O PGBL é mais aplicado para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda. Isso porque, a grande característica desse tipo de plano da previdência é que ele permite a dedução de 12% dos rendimentos anuais tributáveis.

Ele já deixa de ser interessante, portanto, se você realiza a declaração simplificada do Imposto de Renda. Ou, ainda, se você vai ter uma tributação além do teto de dedução do PGBL.

PGBL

VGBL

No caso do VGBL, por outro lado, quem ainda não declara ou faz a declaração simplificada do Imposto de Renda pode encontrar mais vantagens nesse tipo de plano.

E tudo porque a forma de tributação, aqui, ocorre com base nos seus rendimentos, exclusivamente. O que você depositar em todo o período, portanto, está livre de desconto.

Quais são as vantagens da previdência privada?

Antes de falarmos melhor sobre a portabilidade da previdência privada, talvez valha a pena entender melhor os pontos positivos desse tipo de investimento. Confira, abaixo!

Flexibilidade

A previdência privada é uma opção flexível e da qual você consegue adaptar aos seus planos.

Por exemplo: pretende guardar R$ 20 por mês ao longo de 50 anos? Isso é possível.

O mesmo vale para casos mais agressivos, como R$ 200 ao mês em 10 anos. 

Você monta o seu plano conforme seus objetivos e perfil de investidor. Assim, você mantém seus planos de médio e longo prazo sob perspectiva e sem afetar o seu orçamento.

Diversidade

Os planos de previdência, como vimos acima, permitem um alinhamento melhor com o seu próprio perfil de investidor. 

Portanto, fica mais fácil ter um modelo de investimento totalmente em acordo com o que você busca. E o melhor: sendo uma opção segura, de baixo risco e com rendimentos melhores do que a poupança, ao longo do tempo. Afinal, seus rendimentos serão continuamente maiores à medida que você seguir aportando com frequência.

Possibilidade de descontos no Imposto de Renda

Esse é um diferencial e tanto para o plano PGBL, como destacamos no tópico acima.

Ou seja: você consegue deduzir até 12% dos valores tributáveis ao fazer a sua declaração do Imposto de Renda. Um bom atrativo para quem busca reduzir a tributação e, assim, ter mais dinheiro em conta.

Facilidade de acesso

Assim como a portabilidade da previdência privada é simples, a contratação do produto é igualmente facilitada. Existem muitas opções e instituições que oferecem essa modalidade de investimento.

O Ailos, inclusive, se enquadra entre as instituições que oferecem planos muito bem alinhados com as suas necessidades e objetivos. Aproveite para conferir, aqui!

O que é portabilidade de previdência privada?

O que é portabilidade de previdência privada?

Você já deve ter passado por isso ou, certamente, conhece alguém que já tenha feito a portabilidade do número de celular, certo? Que é quando alguém decide migrar de operadora, mas pretende manter o mesmo número telefônico.

A portabilidade da previdência privada é a mesma coisa, mas com o seu patrimônio.

Digamos, então, que você tenha um plano de previdência com uma instituição financeira,  mas o seu relacionamento com o atendimento ao consumidor vai de mal a pior.

Então, o que você faz? Em vez de engolir a frustração e insatisfação, você pode optar pela portabilidade da previdência: levar o seu investimento para outra empresa e seguir realizando os aportes seguintes normalmente.

A melhor parte é que você não precisa resgatar o valor para fazer essa transferência. Afinal, é no momento do resgate que o investidor paga pelos impostos. E com a portabilidade da previdência, tudo é feito sem que esses trâmites sejam necessários e você passe a ter as condições desejadas com a nova instituição financeira.

Quando fazer portabilidade de previdência privada?

Acima, demos um exemplo, apenas, de quando a portabilidade pode ser bem-vinda. Mas existem outras situações também, confira quais são!

Instituição com condições melhores 

Esse é o exemplo clássico: instituições que não oferecem um bom atendimento ao cliente, cobram taxas elevadíssimas… E você tem a oportunidade de solicitar a portabilidade da previdência para livrar-se dessa negociação ruim para uma melhor.

Redução na rentabilidade

Nem toda empresa oferece as mesmas condições de rentabilidade. E, digamos, que você esteja contribuindo há anos com um plano de previdência, mas descubra que uma instituição concorrente tenha taxas mais convidativas.

Nessas situações, tudo o que você precisa fazer é certificar-se de que a nova proposta é, de fato, melhor, e solicitar a portabilidade.

Decisão estratégica

Talvez, você possa pensar na portabilidade como um elemento estratégico. Afinal, você pode remanejar o seu patrimônio para instituições que confie mais ou da qual você já tenha boa relação e investimentos com retornos melhores.

E isso pode fazer parte do seu processo de avaliação na hora de pensar em uma portabilidade dos seus investimentos na previdência privada.

Taxas altas

Isso é bastante comum: muitas instituições financeiras fazer boa parte dos seus lucros por meio de taxas e de juros. Mas você não precisa, necessariamente, aceitar as condições que uma delas, apenas, apresenta à mesa.

Pois a portabilidade da previdência permite que você fuja, justamente, dessas taxas que só prejudicam o investidor.

Como fazer portabilidade de previdência privada?

Interessou-se pela possibilidade de fazer a portabilidade da previdência privada?

Então, aproveite para conferir conosco quais são as etapas que envolvem o processo:

  • o pedido deve ser feito à instituição com a qual você pretende migrar seu plano;
  • a nova empresa vai entrar em contato com a instituição do atual plano de previdência para dar início ao processo de mudança;
  • o prazo de conclusão do procedimento é de até cinco dias úteis;
  • caso não ocorra, você pode falar com a instituição responsável pela transação para saber o que houve e quando uma nova resolução pode ser negociada.

Ou seja: deve ter ficado claro que a portabilidade da previdência é, realmente, um processo simples. Tudo muito fácil, prático e alinhado com as suas necessidades. E o melhor: é um serviço gratuito 

Você só tem que se atentar a algumas questões, mas que também não são empecilhos. Por exemplo: sua portabilidade só pode ser solicitada para planos da mesma modalidade.

Assim, se você tem um plano VGBL, na portabilidade ele deve permanecer VGBL. E vice-versa.

Além disso, você pode solicitar portabilidade a qualquer momento. Mas atente-se para que você faça isso somente após o seu período de carência ter sido finalizado.

Planos de Previdência Ailos: conheça as nossas opções!

Planos de Previdência Ailos: conheça as nossas opções!

Se você está em busca de melhores condições para solicitar uma portabilidade da previdência, conheça os diferenciais Ailos!

E se você ainda não tem um plano de previdência, essa oportunidade também vale para você. Afinal, temos planos de previdência que se alinham perfeitamente aos seus objetivos.

Confira, a seguir, alguns dos principais benefícios da nossa solução, a PrevCoop:

proteção total em casos de invalidez total e permanente, do investidor, ou de morte;

  • rentabilidade acima da média praticada no mercado;
  • planejamento sucessório, um diferencial para casos de morte em que o valor investido na previdência não se torne objeto de inventário;
  • flexibilidade de planos para diferentes perfis e de contribuições, também, permitindo ajustes conforme as suas necessidades e interesses;
  • menores taxas em comparação com a média do mercado — não temos taxa de carregamento e a taxa de administração é de 0,25% a.a..

Viu como o Ailos pode ser um grande aliado para a realização dos seus grandes planos financeiros — sejam eles de médio ou de longo prazo?

Invista hoje mesmo! Conheça, aqui, os planos de previdência Ailos!

Conclusão

A portabilidade da previdência privada é algo possível. Inclusive, um processo bastante simples, acessível e prático.

Trata-se, portanto, da possibilidade de migrar o seu atual plano da previdência para outra instituição. Algo que muitas pessoas fazem pensando, exclusivamente, em levar o seu patrimônio para uma empresa que ofereça melhores resultados, atendimento e segurança ao valor investido.

E como mencionamos, ao longo deste artigo, o Ailos conta com planos de previdência privada diversificados. E diferenciados, com taxas menores do que as praticadas pelo mercado, e rendimentos acima da média.

Portanto, se você tem interesse em realizar uma portabilidade da previdência, saiba que pode contar conosco! Deixe que realizemos o processo de migração, enquanto sua principal atividade vai ser a de encontrar, aqui, o plano mais alinhado ao seu perfil e necessidades.

Portanto, faça um teste! Acesse o nosso site e avalie as opções de planos de previdência Ailos. Em seguida, entre em contato conosco. Podemos ajudar você a realizar a portabilidade da previdência e colocar os seus planos financeiros em prática, e muito mais alinhados aos seus objetivos!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: