• 24 de março de 2022
  • 5 minutos

Perfil investidor: quais os melhores investimentos para o seu perfil?

Quer investir e não sabe por onde começar? Neste post, descubra o seu perfil de investidor e quais os melhores investimentos para você. 

Reservar um dinheiro para investir, independentemente do valor, é uma iniciativa importante para o planejamento financeiro de toda família. Porém para aplicar esse dinheiro você precisa conhecer o seu perfil de investidor para te ajudar a escolher os melhores títulos para investir. 

Continue a leitura e veja como saber o seu perfil de investidor e quais os melhores investimentos para você. 

O que é perfil investidor?

A decisão de manter uma reserva financeira para fazer aplicações ou investimentos periodicamente deveria estar no elenco de opções de toda pessoa. Por sua vez, a maneira como cada um faz seus investimentos, assim como os tipos de aplicações mais indicados, variam de uma pessoa para outra em razão de seu perfil. 

Esse perfil de investidor (o termo em inglês é suitability) é um conjunto de características pessoais que mostram como é a personalidade do indivíduo quando se trata de fazer investimentos. O perfil demonstra as preferências, mas também, o nível de tolerância aos riscos que as operações financeiras apresentam para cada investidor. 

Trata-se de um diagnóstico obtido por meio de análises capazes de identificar os objetivos, as necessidades e as prioridades que motivam o indivíduo. Além disso, como citado, a avaliação identifica quanto de risco envolvido com a aplicação o investidor está disposto a correr. 

O instrumento usado para esse fim é um questionário cujos quesitos o investidor deve responder. As perguntas são simples e fáceis de serem respondidas, mas procuram conhecer as prioridades, os prazos e as relações com possíveis perdas, entre outras. 

Por que é importante conhecer o seu perfil investidor?

Quando uma pessoa vai fazer os primeiros investimentos, é importante que conheça os seus próprios limites. A partir daí, fica mais fácil montar a estratégia de investimentos que adotará e tomar a decisão que considerar mais acertada. Ainda, considere o seu objetivo, como a aquisição de um imóvel

Além disso, ao decidir investir uma parte do seu dinheiro, você verá surgir uma grande variedade de oportunidades e alternativas. Nesse sentido, existem situações bem conservadoras e que não apontam para situações de risco, assim como outras bem mais agressivas que visam ganhos significativos, mas com riscos mais elevados. 

Aqui, então, entra em cena o perfil de investidor da pessoa, mostrando suas afinidades com cada uma daquelas possibilidades. Para cada tipo de pessoa em relação ao investimento, aplicações diferenciadas estão disponíveis no mercado. 

Por isso mesmo, os diferentes perfis de investidor têm investimentos mais adequados às suas próprias características. Assim, conhecendo sua própria natureza e suas tendências, você pode adotar os investimentos mais adequados a elas e à sua realidade no trato com o dinheiro. 

Você, talvez, já tenha percebido que o perfil de um mesmo investidor pode ser alterado em função da fase da vida pela qual a pessoa passa. Isso significa que, ainda que tenha sido mais conservador em um momento de maiores restrições financeiras, você pode se tornar mais arrojado ao dispor de uma estabilidade financeira maior. 

De qualquer forma, considere saber com clareza qual o seu perfil de investidor antes de iniciar suas aplicações e, sempre que possível, invista em sua educação financeira. Para esse fim, comece conhecendo os 3 tipos essenciais de perfil mostrados a seguir. 

Quais os diferentes tipos de perfil de investidor?

Embora sejam apresentados 3 tipos de perfil de investidor, não seria incomum se você mostrasse aspectos de dois deles, ou mesmo dos três. Essa composição costuma ocorrer. No entanto, a caracterização se faz pelos pontos predominantes na avaliação. 

Perfil conservador

Uma pessoa com perfil conservador se caracteriza, principalmente, por exigir segurança em suas aplicações, uma vez que não é muito tolerante a correr riscos nessa área. Esse tipo de investidor procura aplicações para o seu dinheiro que sejam mais previsíveis e não variem tanto, isto é, que apresentem menor volatilidade

Essa é uma posição firme desse perfil, mesmo que resulte em um potencial de rendimentos menor. Significa que esse investidor, para ter mais liquidez e menos riscos, aceita contar com uma rentabilidade menor em boa parte de seus rendimentos. 

Perfil moderado

O investidor com o perfil moderado se caracteriza por aceitar mais risco e com tolerância maior que a do conservador. Por essa razão, concorda em avançar um pouco além do porto seguro, com vistas a alcançar maiores ganhos. De modo geral, esses investidores também aceitam um certo grau de volatilidade

O perfil moderado mantem boa parte de sua carteira de aplicações em uma situação de segurança que se aproxima do conservador. Assim, deixa de ser um conservador quando se relaciona com alguns títulos, mas permanece nessa condição com a maioria de seus investimentos. É a forma como se sente seguro e um tanto arrojado ao mesmo tempo. 

Perfil arrojado

Estratégia e risco andam de mãos dadas nesse perfil investidor. O arrojado é o perfil com maior tolerância aos riscos dos investimentos, mas de modo controlado. Seus objetivos estão nos maiores rendimentos de sua carteira de aplicações. Esses investidores aceitam perder parte do dinheiro investido no curto prazo, para lucrar mais no médio e longo prazos. Volatilidade e liquidez não são tão limitantes, como nos casos dos perfis conservador e moderado. 

Quais os investimentos para cada tipo de perfil?

Agora que você já conhece cada perfil de investidor e suas características, conheça a seguir os principais investimentos que se afinam com cada um deles. 

Perfil Conservador

  • CDB (Certificado de Depósito Bancário); 
  • RDC (Recibo de Depósito Cooperativo); 
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário); 
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio); 
  • LC (Letra de Câmbio); 
  • Tesouro Prefixado; 
  • Tesouro Selic; 
  • fundos de renda fixa. 

Perfil Moderado

  • os mesmos do perfil conservador; 
  • Tesouro IPC+; 
  • CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários); 
  • CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio); 
  • debêntures; 
  • FII (Fundo de Investimento Imobiliário); 
  • algumas ações. 

Perfil Arrojado

  • ações; 
  • fundos cambiais; 
  • mercado futuro derivativo; 
  • FIP (Fundo de Investimento em Participação); 
  • BDR (Certificado de Depósito de Valores Mobiliários). 

Como você pôde ver, o perfil de investidor caracteriza a pessoa quanto aos investimentos e auxilia na escolha das melhores aplicações para cada um. Quer começar a investir junto com a gente? Visite a página para saber mais!

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: