• 19 de abril de 2023
  • 10 minutos

Abra sua conta poupança com facilidade: aprenda com o Ailos!

10 minutos
Como abrir uma conta poupança? Descubra com a Ailos!

Desde pequenos, certamente, você já deve ter escutado que guardar dinheiro é um fator crucial para ter uma maior maturidade financeira. 

No entanto, apesar deste pensamento ser um “senso comum”, muitas pessoas ainda não sabem qual é o primeiro principal para poupar dinheiro. 

Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe, existem diversas maneiras de poupar dinheiro e, isso, pode acabar confundindo durante o processo. 

Porém, uma das maneiras mais simples e eficazes de guardar dinheiro é abrindo uma conta poupança, que permite economizar seus rendimentos de maneira segura. 

O processo de guarda de dinheiro numa poupança é muito simples. Porém, algumas pessoas ainda podem ter dificuldades. 

Por isso, neste artigo, o Ailos explicará detalhadamente como abrir uma conta poupança de maneira fácil e prática. Vamos lá? 

Se você quiser abrir uma conta poupança ou corrente em uma instituição financeira de confiança, conte com o Ailos. Estamos aqui para ajudá-lo a conquistar a independência financeira! 

O que é uma conta poupança? 

Uma conta poupança é uma modalidade de conta bancária oferecida pelos bancos e instituições financeiras, onde você pode depositar dinheiro para poupar e receber juros sobre o valor guardado. 

Muitos confundem a conta poupança com a conta corrente, mas ambos possuem conceitos muito diferentes. 

Enquanto a conta corrente deve ser utilizada para a movimentação do dinheiro no cotidiano, a conta poupança é voltada para quem deseja guardar dinheiro a longo prazo. 

A poupança é uma maneira de guardar dinheiro segura, pois, em caso de falência do banco, o Fundo Garantidor de Crédito devolve os rendimentos ao cliente. 

Mas afinal, como funciona uma conta poupança? Ela funciona de maneira simples e acessível. Você deposita o dinheiro e recebe juros pelo valor guardado. 

Quais são os benefícios de abrir uma conta poupança?

Você já se perguntou se vale a pena abrir uma conta poupança? A resposta é simples: sim! Esse tipo de conta bancária oferece diversos benefícios aos seus usuários. 

Isso porque ela é mais segura e acessível, sendo possível alcançar objetivos financeiros de longo prazo rapidamente e sem dores de cabeça. 

Para você conhecer mais um pouco sobre essa modalidade de conta bancária, o Ailos, a seguir, trouxe alguns benefícios da poupança. Vamos conhecê-los? 

Capital seguro

Uma das principais vantagens de abrir uma conta poupança é ter garantido que o seu capital estará protegido e seguro, sem o risco de sofrer golpes financeiros

Como é uma modalidade de investimento de baixo risco, é muito difícil sair perdendo dinheiro, já que você estará resguardado pelo Fundo Garantidor de Crédito. 

Então, você pode ficar tranquilo em relação ao seu dinheiro, ele sempre estará disponível quando você precisar. 

Diferentemente de alguns outros investimentos, que precisam ter uma data certa para resgatar os rendimentos. 

Além disso, a conta poupança não exige nenhum tipo de valor mínimo de depósito, tornando-se uma ótima alternativa para quem deseja começar com pouco dinheiro. 

Rendimento mensal

Outro ótimo benefício que a poupança oferece são os rendimentos mensais, que o usuário recebe juros sobre o valor investido. 

Por exemplo, ao depositar o seu dinheiro na poupança, você receberá juros sobre o valor investido, que serão calculados e depositados mensalmente na sua conta. 

É importante ressaltar que os valores dos cálculos de juros sobre os rendimentos na poupança podem mudar conforme a política monetária do Banco Central (BC). 

Além disso, outro benefício interessante é que o rendimento da poupança é isento de Imposto de Renda (IR) e não existe cobrança de taxas para manter a conta. 

Flexibilidade

Diferentemente de outras modalidades de conta bancárias, a poupança é considerada muito flexível, sendo acessível para qualquer tipo de público. 

Além disso, você pode depositar ou sacar seu dinheiro da conta a qualquer momento, sem se preocupar com possíveis penalidades ou perda de rentabilidade. 

Por exemplo, essa vantagem é muito importante para aqueles que precisam de uma reserva emergencial, que deve estar disponível para uso imediato em caso de necessidade.

Além disso, essa modalidade de conta bancária é muito simples de ser monitorada, dispensando conhecimentos técnicos e específicos. 

Outra vantagem da conta poupança é a possibilidade de realizar um planejamento financeiro, programando depósitos automáticos para alcançar seus objetivos. 

Ausência de impostos e taxas 

Um dos fatores principais dos usuários escolherem a conta poupança é a ausência de impostos e taxas. 

Ao criar uma conta poupança, você não precisará se preocupar com a cobrança de impostos sobre seus rendimentos ou taxas de manutenção da conta. 

Ou seja, isso significa que todo rendimento obtido pela poupança está livre do Imposto de Renda. Isso não é uma maravilha? 

A ausência de cobrança de impostos é importante para as pessoas que estão começando a investir agora, garantindo maior rentabilidade do dinheiro. 

Praticidade

Por fim, e não menos importante, temos a “praticidade”. Ela é uma das vantagens mais importantes da conta poupança. 

Para abrir uma conta poupança, é muito simples! Você só precisa comparecer a uma agência bancária ou realizar o processo online. 

Geralmente, o processo é bem rápido e simples, não exige a apresentação de muitos documentos e informações complexas. 

O funcionamento da conta é bem simples e fácil de compreender, permitindo que qualquer pessoa possa utilizá-la para guardar dinheiro de maneira rápida e segura. 

Além de poder depositar e sacar dinheiro a qualquer momento, você também pode realizar transferências para outras contas — permitindo o manuseio de dinheiro facilmente. 

Como abrir uma conta poupança?

Como abrir uma conta poupança?

Mas afinal, como abrir uma conta poupança? É simples! Esse é um dos tipos de contas bancárias mais comuns e simples de serem abertas. 

Tudo o que você precisa é seguir alguns passos básicos, como escolha do banco ou instituição financeira, separação de documentos, cadastro e outros. 

Para o processo ficar mais simples, o Ailos separou um pequeno guia de como abrir uma conta poupança. Confira abaixo!

1. Escolha o banco ou instituição financeira

Primeiramente, você deve realizar a escolha certa do banco ou instituição financeira em que a conta poupança será aberta. 

O processo de abertura da conta pode ser diferente para cada instituição. Então, é válido escolher a que mais se encaixa com sua vida financeira. 

Considere fatores como a segurança oferecida, praticidade de uso, atendimento ao cliente e a reputação da instituição no mercado. 

Isso é importante ser avaliado, pois algumas instituições podem oferecer vantagens especiais para quem opta por abrir uma conta poupança, como rendimento mais atrativos.

2. Reúna a documentação

Após escolher a instituição ou banco para abrir a conta poupança, veja quais são os requisitos e documentos necessários para iniciar o processo de abertura. 

Para garantir que o seu cadastro seja aprovado, você deve separar todas as informações necessárias para a abertura da sua conta. 

Os documentos exigidos podem variar de acordo com a instituição financeira escolhida, o tipo de conta poupança que você deseja abrir. 

Porém, no geral, é comum que seja solicitado documentos como o RG e CPF, comprovante de endereço atualizado e comprovante de renda (em casos específicos). 

3. Vá até sua agência escolhida ou faça o processo online

Agora que você já separou a documentação necessária, está na hora de comparecer na agência escolhida ou entrar no site de abertura do banco. 

Geralmente, esse tipo de abertura de conta pode ser realizado diretamente pelo aplicativo do banco ou site oficial. 

Porém, em alguns casos, pode ser necessário comparecer em alguma agência da instituição para fazer a entrega da documentação e pegar o cartão físico. 

Se você prefere mais praticidade no seu cotidiano, recomendamos realizar a abertura pelo aplicativo ou site oficial da instituição. 

No entanto, se você preferir um contato mais próximo com a instituição, você pode realizar a abertura diretamente na agência. 

4. Aguarde o prazo de abertura e comece a guardar seu dinheiro 

Por fim, após solicitar a abertura da sua conta, será necessário aguardar o prazo de início da conta para começar a guardar dinheiro. 

Geralmente, esse prazo não é muito longo. A conta pode ser liberada após algumas horas da realização da abertura. 

Porém, para depositar dinheiro físico pode demorar um pouco, já que você precisa do cartão físico para utilizar o caixa eletrônico. 

É comum que as pessoas que efetuam a abertura de suas contas nas agências bancárias recebam o cartão físico na hora. 

Portanto, se você tiver feito a abertura da sua conta poupança pelo aplicativo ou site oficial, é possível que precise esperar até seu cartão chegar em seu endereço. 

Porém, com o cartão de poupança em mãos, você já poderá sacar seu dinheiro, depositar e até mesmo transferir nas agências bancárias. 

Poupança x investimentos: conta poupança é a melhor opção para o seu perfil?

Poupança ou investimentos: qual é a melhor opção para seu estilo de vida financeiro? Essa é uma dúvida que muitas pessoas possuem. 

No entanto, a escolha entre esses investimentos dependerá do perfil de cada um e seus objetivos financeiros.

A conta poupança é uma opção mais segura e simples se comparada a outros tipos de investimentos, mas que ainda oferece um rendimento mensal e liquidez diária. 

É uma ótima alternativa para as pessoas que buscam uma aplicação de baixo risco, prática e acessível. 

Porém, se você deseja obter retornos mais expressivos, existem outras opções de investimentos mais eficazes. 

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre opções de investimento que dão um melhor retorno financeiro, conte com a ajuda do Ailos. 

Temos diversas opções de investimentos para todos os tipos de perfis. Conheça o retorno que nossos serviços podem proporcionar aos seus rendimentos! 

Como abrir uma conta poupança: conheça a Ailos!

Se você está à procura de uma instituição financeira que ofereça serviços financeiros acessíveis e personalizados para todos os perfis de consumidores, a Ailos é uma ótima alternativa! 

Para abrir uma conta no Ailos é muito simples! Tudo que você precisa fazer é se tornar um associado da nossa cooperativa. 

Isso pode ser realizado facilmente através do nosso próprio site ou em uma das nossas agências físicas. O processo é simples e rápido! 

Ao abrir uma conta bancária com o Ailos, você terá diversos benefícios, como um capital seguro, praticidade e segurança para seus rendimentos. 

Então, se você está em busca de uma opção de investimento segura e rentável, não deixe de conhecer o Ailos e todas as vantagens que oferecemos para sua vida financeira. 

Aliás, se você deseja conhecer investimentos mais rentáveis, no Ailos também temos. Veja o que podemos oferecer para suas aplicações!

Conclusão

Agora que você já sabe como abrir uma conta poupança, já é possível iniciar suas aplicações e juntar dinheiro para alcançar seus objetivos. 

Com a conta poupança, você tem mais segurança, rendimento mensal, flexibilidade, ausência de impostos e praticidade no cotidiano. 

Para fazer a abertura da sua conta, é muito simples! Escolha uma instituição financeira confiável, como o Ailos, envie suas documentações e espera a ativação da sua conta. 

Porém, se você está à procura de investimento que sejam mais rentáveis, talvez a poupança não seja a melhor opção. 

No Ailos, você encontra outros tipos de investimentos para todos os tipos de perfis. Venha conhecer os benefícios que oferecemos às suas aplicações! 

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: