Se você pensa em formalizar o seu negócio, provavelmente já ouviu falar no MEI, o Microempreendedor Individual. Criado para tirar da informalidade milhões de trabalhadores autônomos e pequenos empreendedores, o MEI é um modelo simplificado de empresa que oferece diversas vantagens para quem deseja empreender com segurança e benefícios garantidos por lei.
A seguir, explicamos por que vale a pena se tornar MEI e como isso pode transformar sua rotina profissional!
1. CNPJ próprio e mais credibilidade
Ao se registrar como MEI, você obtém um CNPJ, o que traz mais credibilidade para o seu negócio. Isso facilita a emissão de notas fiscais, o acesso a fornecedores e a participação em licitações, além de transmitir mais profissionalismo para seus clientes.
2. Pagamento de impostos simplificado e com valor reduzido
Um dos grandes atrativos do MEI é o regime tributário simplificado. O microempreendedor paga uma taxa mensal fixa, que varia conforme o setor de atuação (comércio, indústria ou serviços). Esse valor já inclui:
- INSS (Previdência Social)
- ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ou ISS (Imposto sobre Serviços)
Com isso, você mantém sua empresa regularizada sem surpresas no fim do mês.
3. Cobertura previdenciária
Mesmo se tornando MEI, você ainda terá seus benefícios previdenciários garantidos por lei, como o auxílio-doença, salário-maternidade e a aposentadoria. No entanto, isso só será possível se o imposto DAS estiver sendo pago corretamente.
Mas, afinal, o que é o DAS? A sigla significa Documento de Arrecadação do Simples Nacional, trata-se de um guia único para o pagamento de impostos que é o dever de todo microempreendedor pagar, que pelos quais asseguram os seus direitos previdenciários.
Isso significa mais segurança em momentos delicados da vida.
4. Acesso facilitado a crédito e financiamentos
Com CNPJ e formalização, o MEI pode acessar linhas de crédito específicas para pequenos negócios, muitas vezes com taxas de juros mais baixas e condições diferenciadas. Também é possível abrir conta PJ nas cooperativas, ampliando as possibilidades de gestão financeira.
5. Emissão de nota fiscal
O MEI está autorizado a emitir nota fiscal para pessoas jurídicas, o que é fundamental para prestar serviços para empresas ou vender produtos em larga escala. Em muitos casos, isso abre portas para contratos maiores e novas parcerias comerciais.
6. Possibilidade de contratar um funcionário
Se você já trabalha de forma autônoma, saiba que a contratação de funcionário é permitida ao abrir um MEI, porém com algumas ressalvas. Você pode contratar apenas um funcionário registrado para te auxiliar, se preciso. Uma das exigências é oferecer um salário mínimo ou o equivalente ao piso salarial da categoria.
Vale destacar que o microempreendedor tem custos menores em relação aos impostos de funcionários, sendo um custo relativamente baixo quando comparado às outras modalidades de empresa.
7. CLT e MEI ao mesmo tempo
O Microempreendedor também tem o direito de poder trabalhar registrado ao mesmo tempo em que cuida da própria empresa. Um grande benefício para aqueles que ainda não estão muito seguros de largar o emprego para empreender, ou que apenas têm vontade de ter uma renda extra todo mês.
8. Declaração de faturamento simplificada
Por último, a declaração de faturamento simplificada acaba sendo outra grande vantagem de ser MEI. Todo ano o microempreendedor deve prestar contas à Receita Federal referente ao seu faturamento. Tal prestação de conta é feita de maneira facilitada por meio do DASN-MEI, Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional.
Vale a pena ser MEI?
Se você está começando a empreender, trabalha como autônomo ou presta serviços por conta própria, se tornar MEI pode ser a melhor forma de formalizar o seu trabalho, pagar menos impostos e garantir direitos importantes.
A formalização como MEI é rápida, gratuita e pode ser feita online. É um passo simples que traz mais segurança, oportunidades e crescimento para o seu negócio.
MEI também é PJ: conte com o apoio certo para crescer
Ao se formalizar como MEI, você passa a fazer parte do universo de pessoas jurídicas e isso abre um mundo de possibilidades para a evolução do seu negócio. Com o apoio das Cooperativas Ailos, você tem acesso a soluções financeiras pensadas especialmente para MEIs e pequenas empresas, como:
- Conta PJ com tarifas justas e atendimento próximo
- Linhas de crédito com condições especiais
- Maquininha de cartão para facilitar seus recebimentos
- Soluções de investimento para quem quer crescer com planejamento
Na hora de cuidar do seu negócio, não basta ter um CNPJ é preciso ter parceria de verdade. E nisso, as Cooperativas Ailos são especialistas.
Este conteúdo foi útil para você?
0 / 5. 0