• 24 de agosto de 2023
  • 10 minutos

Seguro invalidez: saiba mais sobre as coberturas com o Ailos

10 minutos
Seguro invalidez: saiba mais sobre as coberturas com o Ailos

O seguro invalidez é, acima como qualquer outro produto dessa modalidade, uma garantia de proteção e conforto financeiro diante de um imprevisto. Neste caso, de um acidente ou doença que impossibilite o segurado de seguir com as suas atividades profissionais.

A necessidade de cuidar de si e dos seus entes queridos, diante de uma tragédia assim é ainda maior. Afinal, um acidente desses pode transformar toda a rotina de uma família.

Por isso, preparamos um post para destacar como funciona o seguro por invalidez, seus benefícios e os motivos para considerar a contratação desse tipo de solução. Confira!

Cuide dos seus entes queridos e conheça o seguro de vida do Ailos!

O que é um seguro invalidez?

O seguro invalidez é uma modalidade que confere a proteção financeira prevista na apólice em casos de acidentes e/ou de doenças que anulem (parcial ou integralmente) a capacidade do segurado de exercer as suas atividades profissionais.

Ou, até mesmo, que comprometa a sua eficiência no trabalho. O que pode acontecer, por exemplo, em decorrência da perda de um sentido, como a audição.

Mas é importante destacar, já de imediato, que o seguro invalidez não tem nada a ver com a aposentadoria por invalidez do INSS. Esse é um benefício presente aos trabalhadores brasileiros que contribuem com o órgão. Dessa maneira, uma pessoa que passa por um evento traumático e incapacitante pode receber, então, tanto o prêmio do seguro invalidez quanto o benefício da aposentadoria por invalidez do INSS.

Qual seria, então, a natureza da cobertura desse tipo de seguro? Aí vão alguns exemplos: 

  • acidente;
  • doença (causando invalidez laboral ou invalidez funcional).

Cada contrato vai prever elementos específicos e, por isso, é fundamental saber como analisar os melhores seguros invalidez do mercado antes de assinar qualquer coisa.

Quais são os principais tipos de seguro invalidez?

Dentro do seguro invalidez existem tipos específicos que conferem coberturas específicas para eventos distintos. São essas condições que podem conferir a cobertura para situações das quais você deseja proteção ou, até mesmo, situações que são a exceção no plano contratado. Confira, a seguir, quais são.

Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA)

O seguro com cobertura por Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA) dá proteção específica para os casos em que ocorre a perda (total e permanente) de um membro, sentido ou órgão.

A partir desse evento trágico, a seguradora é acionada e o beneficiário pode receber o valor de sua indenização.

Mas também existe o seguro invalidez parcial por acidente, e nele se destaca o evento em que não houve um grau total de perda. O comprometimento, portanto, foi parcial.

Só que o processo seguinte ao acidente é o mesmo: acionar o seguro e, após a avaliação da seguradora, a indenização é recebida pelo segurado.

Invalidez Permanente Total por Acidente (IPTA)

Há um tipo de seguro invalidez cuja sigla é IPTA — Invalidez Permanente Total por Acidente. Aqui, pode ocorrer uma incapacidade ou perda de membros, órgãos ou sentidos, mas de forma integral e definitiva.

Invalidez Funcional Permanente Total por Doença (IFPD)

Já o seguro Invalidez Funcional Permanente Total por Doença não tem a mesma frequência de utilização do que as opções acima citadas, mas pode ser algo relevante para outros perfis de segurados.

Por exemplo: é o caso de uma doença em que não existe a possibilidade de recuperação ou reabilitação de acordo com a atividade laborativa principal do segurado. Até por isso, esse tipo de seguro está mais presente em modalidades coletivas, como um seguro invalidez empresarial.

Invalidez Funcional Permanente Total por Doença Antecipação (IFPDA)

Invalidez Funcional Permanente Total por Doença Antecipação (IFPDA)

A modalidade de Invalidez Funcional Permanente Total por Doença Antecipação ocorre quando o segurado tem uma doença (que seja coberta pelo seguro) que o impossibilite de seguir com as suas atividades profissionais. 

Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente com Majoração (IPA com majoração)

Por sua vez, a modalidade de Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente com Majoração é um detalhe que pode passar despercebido por muita gente. E, simplesmente, porque elas não sabem o que isso impacta, ou não, na apólice do seguro invalidez.

O que seria majoração, então? Apólices não majoradas destacam que um segurado só recebe a integralidade da sua indenização se ele perder as duas mãos, por exemplo.

Com majoração, não existe isso. Cada acidente é analisado dentro de condições para que a indenização seja integral mesmo onde seria parcial em outros modelos sem majoração.

O que não está incluído em um seguro invalidez?

Existem exceções, como havíamos destacado, com relação à cobertura de um seguro invalidez. O que sempre reforça a importância de saber, exatamente, tudo o que consta ou não em qualquer modalidade de seguro.

Nunca se sabe, mas você pode estar com uma apólice que não oferece proteção para justamente o tipo de atividade que você espera ter acesso por meio do seu seguro.

Confira, abaixo, quais são as questões que, normalmente, não estão inclusas em um seguro invalidez:

  • operações de guerra;
  • doenças preexistentes e que não tenham sido relatadas na adesão ao seguro;
  • fenômenos naturais.

Entre outros exemplos em que você e outros segurados podem ser pegos desprevenidos sem a devida atenção ao que prevê os seus respectivos contrato.

Por que contratar um seguro invalidez?

Diante de um cenário tão drástico quanto a perda de um órgão, membro ou sentido, é fundamental ter uma proteção válida. Com o seguro invalidez, o que ocorreu pode não ser remediado, mas no que tange a tranquilidade financeira, dali por diante, isso sim pode ser remediado.

Pois esse acidente vai, sim, mudar a vida de muitas pessoas, e não apenas de quem sofreu o acidente. Ainda mais, se a vítima for a única pessoa que provê em sua residência.

E nós entendemos: ninguém gosta de pensar em cenários trágicos para se preparar contra a gravidade deles. Mas a verdade é que um seguro invalidez está lá, justamente, para ser esse facilitador à medida que as adaptações são consideradas após a tragédia.

Muitas vezes, a indenização pode ajudar a família a se adaptar e a manter-se financeiramente por tempo suficiente para se reestruturar. 

Mas vale a pena considerar em detalhes esses pontos positivos. Confira!

Respaldo financeiro

Como dissemos acima, o respaldo financeiro é um adianto e tanto para essa situação que se desenhou, inicialmente, em um fato triste. Mas a indenização pode ajudar a garantir tempo de sobra para a reestruturar-se e pensar na nova dinâmica familiar após o motivo que motivou o acionamento do seguro invalidez.

Segurança familiar

O mesmo vale para os familiares do beneficiário. Com o seguro invalidez, eventos súbitos (como um acidente ou doença incapacitante) podem criar obstáculos múltiplos na vida dessas pessoas. E, muitas vezes, as finanças são severamente prejudicadas também.

seguro-por-invalidez-permanente

Vale a pena considerar a contratação de um seguro, então, justamente para amenizar a qualquer dificuldade complementar que pode nascer dessa tragédia — que, por si só, já exige que as pessoas se dediquem mais a confortar e apoiar umas às outras.

Prevenção contra acidentes

Com o seguro invalidez, um risco se torna mais presente. E, consequentemente, pode ser a oportunidade perfeita para servir de mecanismo de prevenção contra acidentes. E, mesmo diante da ocorrência de uma situação tão desagradável assim, a apólice à disposição é uma resposta rápida e efetiva para que a vítima e seus entes queridos se planejem adequadamente para o futuro, seja ele em curto, médio ou longo prazo.

Como contratar um seguro invalidez?

Caso você tenha interesse em saber mais a respeito do seguro invalidez e aplicá-lo como medida preventiva em sua rotina, vale a pena aprender tudo sobre como contratar um seguro invalidez. Afinal, trata-se de um serviço como qualquer outro e, justamente por isso, ele deve estar devidamente alinhado com o seu perfil (suas necessidades e objetivos).

O primeiro passo para isso, então, consiste em fazer uma análise do seu próprio perfil. Isso vai facilitar todo o processo de pesquisa, filtragem e contratação do melhor seguro.

Confira, a seguir, o que consideramos como fundamentais para considerar antes de contratar um serviço desses.

Conheça qual a cobertura ideal para a sua necessidade

Como apontamos, o primeiro passo deve consistir em uma autoavaliação. A partir dela, você vai entender melhor tudo aquilo que é necessário como cobertura em um seguro invalidez e o que pode ser supérfluo de acordo com o seu perfil.

Dessa maneira, você garante total cobertura contra os riscos aos quais você pode se submeter no dia a dia e, ainda, evita que uma eventual necessidade não seja coberta por não fazer parte dos serviços previstos na sua apólice.

Reúna a documentação necessária

Seguros em geral têm a exigência de reunir a documentação necessária para a sua contratação. E o seguro invalidez não é exceção.

O processo em si não difere de outras modalidades. Mas atenção para as particularidades que cada empresa pode exigir para isso. Em geral, tende a ser alguns documentos pessoais, como:

  • cópia simples de um documento de identidade do segurado, como RG ou CNH;
  • cópia simples de um comprovante de residência atualizado.

Lembrando que, ao acionar o seguro, documentos também devem ser disponibilizados para comprovar a emergência, como laudos técnicos e atestados médicos, entre outros.

Faça simulações

Explore todo o mercado de seguros. Analise preços, condições, coberturas, carências, diferenciais, a reputação da marca… Isso tudo pode fazer com que você selecione as melhores empresas, os melhores serviços e o melhor custo benefício para as suas necessidades e objetivos, especificamente.

Priorize instituições de qualidade

Priorize instituições de qualidade

Complementando o que falamos acima: uma instituição de qualidade pode fazer com que uma trágica necessidade de acionar o seguro invalidez em algo fácil, rápido e efetivo.

Do contrário, além de todos os problemas decorrentes dessa necessidade, o segurado pode ter que lidar com empresas que não cuidam, exatamente, dos seus clientes.

Pesquise, sempre, a reputação da empresa e busque opiniões de colegas, se possível. Evite que um momento tão impactante da sua vida se torne ainda mais desafiador por não ter tomado as devidas precauções na hora de contratar o seu seguro invalidez.

Por que contratar um seguro invalidez Ailos?

O Ailos é uma cooperativa que tem, entre os seus serviços e produtos financeiros, modalidades de seguros que se adaptam facilmente a diferentes perfis.

Isso vale, também, para quem está à procura de um bom seguro de vida capaz de atender às suas necessidades e objetivos. Como é o caso do seguro invalidez.

Além disso, o Ailos pode te ajudar a explorar os diferenciais de cada apólice disponível para que você entenda qual é a mais alinhada ao seu perfil. O que deve facilitar, e muito, a sua busca na hora de planejar-se preventivamente contra riscos que podem ameaçar toda a estabilidade de sua vida.

Descubra agora mesmo os benefícios de um seguro de vida do Ailos!

Conclusão

O seguro invalidez é uma modalidade necessária para quem convive com riscos. Afinal, uma tragédia tem o poder de transformar a vida não apenas de sua vítima, mas daqueles ao seu redor também.

É aí que o pensamento preventivo pode entrar em cena e tornar-se um investimento focado em proteção e segurança familiar no caso de um acidente ou doença que incapacite o segurado. Dessa maneira, a indenização pode servir para ampliar o conforto e a segurança financeira dos seus entes queridos.

Conte conosco para auxiliar em qualquer etapa da sua jornada de descoberta sobre o melhor serviço de seguro invalidez no mercado!

neil-amanda.alves@ailos.coop.br

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: