• 2 de fevereiro de 2023
  • 11 minutos

Como quitar um financiamento: confira 6 dicas!

11 minutos

Se você possui um financiamento, certamente já pensou em estratégias para quitá-lo rapidamente. Para sua felicidade, existem dicas que podem fazer com que você alcance a tão sonhada quitação. 

Quitar um financiamento é o processo de pagar todas as parcelas de um empréstimo, geralmente imobiliário ou de veículos. 

Realizar a quitação de um empréstimo pode proporcionar inúmeros benefícios como a liberação de recursos financeiros, redução de carga mensal de pagamentos e outros. 

Existem inúmeras maneiras de quitar um financiamento, através de pagamento adiantado das parcelas, refinanciamento e até negociação. 

No entanto, para utilizar essas estratégias é importante levar em consideração os possíveis custos envolvidos, como taxa de refinanciamento e multa por antecipação. 

Para você escolher a melhor opção para você, o Ailos, neste artigo, trouxe as 6 melhores dicas de como quitar um financiamento. 

Se você está em busca de uma instituição financeira para ser aliada da sua saúde financeira, conte com o Ailos. Oferecemos inúmeros serviços para você ter mais controle de suas finanças! 

O que é um financiamento?

O financiamento é nada mais do que um tipo de contrato de crédito, onde o consumidor solicita uma quantidade de dinheiro emprestado para uma instituição financeira. 

Ou seja, é uma modalidade que disponibiliza crédito ao consumidor para um determinado objetivo, como comprar um veículo, imóvel, serviço e outros. 

Diferentemente do empréstimo, o financiamento só pode ser utilizado quando o consumidor tem um objetivo com o dinheiro emprestado. 

Portanto, diferentemente de outras modalidades de crédito, o financiamento é voltado para determinados objetivos, como comprar um apartamento ou uma casa, por exemplo. 

O financiamento é uma maneira de adquirir bens e pagá-los em médio e longo prazo — claro, com acréscimo de juros. 

Nesse tipo de contrato, em geral, as instituições financeiras solicitam o bem como garantia de pagamento, caso o financiamento não seja quitado totalmente. 

Principais tipos de financiamento 

Atualmente, no Brasil, existem inúmeros tipos de financiamentos, porém, os mais populares são os de veículos e imóveis. 

No entanto, existem instituições financeiras que oferecem outros tipos de financiamento, caso o cliente necessite do dinheiro para outra finalidade — como os estudos. 

Para você conhecer um pouco mais sobre os tipos de financiamentos, trouxemos uma breve explicação sobre os mais populares no Brasil. 

Veículo 

Como já diz o nome, financiamento de veículos é uma modalidade voltada para o crédito para compra de veículos, como carros, motocicletas, caminhões, vans, entre outros. 

Nesse caso, o valor do financiamento é repassado para a loja que vendeu o veículo para o cliente. Dessa maneira, a dívida fica quitada com a loja e o cliente deverá pagar o banco. 

Como todo o financiamento, o pagamento será parcelado. As prestações serão compostas com o valor do bem, acrescidas com juros, tarifas e impostos, como o IOF. 

Imóvel 

O financiamento de imóvel é nada mais do que um crédito emprestado por uma instituição financeira para a compra de uma residência, seja apartamento ou casa.

Como no financiamento de veículos, o imóvel do cliente também é utilizado como garantia caso as parcelas do contrato não sejam quitadas. 

No entanto, para que isso aconteça, as tentativas de acordo do financiamento devem ser recusadas pelo cliente. 

Estudantil 

O financiamento estudantil acontece quando uma instituição financeira arca com as despesas dos estudos de um cliente. 

Nesse caso, o aluno solicita o crédito para seu banco e deverá pagá-lo posteriormente, com acréscimo de juros. O financiamento pode ser tanto parcial quanto integral. 

O governo federal oferece uma oportunidade parecida com o financiamento estudantil, chamado de FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), com condições exclusivas para os estudantes brasileiros. Ele é feito através da Caixa e do Banco do Brasil. 

Como quitar um financiamento?

Sabia que existe uma maneira de quitar um financiamento antes do prazo estipulado? No entanto, o cliente deve saber se possui condições financeiras para arcar com tal acordo. 

Geralmente, as pessoas com financiamento utilizam calculadoras para saber quantas parcelas deverão ser pagas de acordo.

No entanto, somente a instituição financeira que disponibilizou o crédito que sabe os detalhes do contrato para quitar o financiamento mais rapidamente. 

Porém, existem algumas maneiras práticas de quitar um financiamento. A seguir, você encontrará dicas para quitar sua dívida com maneiras simples. 

Amortização 

Quando uma pessoa faz um financiamento, ele mesmo escolhe quantos anos passará pagando a dívida e também a taxa que será aplicada. 

Dessa maneira, o cliente tem o valor das parcelas definido. No entanto, se o consumidor achar que tem dinheiro sobrando para amortizar sua dívida, a quantidade de parcelas pode ser diminuída. 

No entanto, é muito importante saber se você tem condições para arcar com o novo acordo, já que com a amortização o refinanciamento fique mais caro do que o atual. 

Por isso, antes de realizar esse tipo de acordo, converse com um consultor e coloque em análise os valores das taxas de amortização. 

FGTS 

Sabia que é possível diminuir o valor das prestações do seu financiamento utilizando o FGTS? Isso mesmo! Esse é um direito de todo o consumidor que possui um empréstimo. 

O FGTS é um direito do trabalhador que atua em regime CLT (carteira assinada). Ele pode ser resgatado em casos especiais, como a compra de um imóvel.

Portanto, se você tiver um financiamento e estiver desejando quitar antes do prazo acordado, utilizar o FGTS pode ser uma ótima alternativa. Isso porque você poderá diminuir a sua dívida em até 80% ou 12 parcelas. 

Não existe uma limitação de quantas vezes é possível utilizar o saldo do FGTS, porém, você deverá ter um intervalo de pelo menos 2 anos para solicitar a retirada novamente. 

Portabilidade

A portabilidade de financiamento é nada mais do que a transferência do seu empréstimo de uma instituição financeira para outra. 

Geralmente, ela é utilizada quando outro banco oferece melhores condições para o seu empréstimo, como menores taxas de juros. 

Essa é uma ótima alternativa para quem deseja quitar seu financiamento mais rapidamente, já que as parcelas podem ser diminuídas e os juros mais baixos. 

No entanto, a portabilidade de financiamento só deve ser feita após uma ampla análise. Isso porque você estará saindo de uma realidade para outra, com outros juros e encargos

Leia mais: Portabilidade bancária: o que é, características e mais

Uso do 13º salário 

Além do FGTS, você também pode utilizar o 13º salário para amortizar suas prestações do financiamento. Com ele, você pode cobrir até três parcelas de uma só vez. 

No entanto, essa é uma opção mais voltada para as pessoas que possuem uma reserva de emergência disponível, já que o 13º não fará falta. 

Porém, se o 13º salário comprometer a sua renda mensal, talvez seja melhor esperar mais um pouco para juntar um pouco mais de dinheiro. 

Férias 

Você pode quitar uma parte de suas prestações do financiamento com suas férias, no entanto, você deve saber se a sua instituição financeira permite esse tipo de opção. 

Com isso, você poderá calcular o quanto do valor das suas férias será necessário para quitar parte do seu financiamento. 

Além disso, também é muito importante conversar com a sua instituição financeira, para ver se elas não cobram algum tipo de multa ou encargo por quitar o financiamento antecipadamente. 

É válido ressaltar que cada instituição financeira pode ter regras diferentes, então é importante verificar as condições específicas do seu financiamento. 

Empréstimo 

Além das opções que foram ditas durante o texto, também é possível quitar o seu financiamento com um empréstimo. 

Essa modalidade é mais conhecida como refinanciamento. No entanto, essa pode ser uma alternativa muito delicada e deve ser analisada cautelosamente. 

Primeiramente, verifique sua pontuação de crédito para ver se você está elegível para retirar um novo empréstimo. Não se esqueça de comparar as taxas de juros. 

O refinanciamento pode ser uma alternativa a se considerar, mas também pode resultar em taxas de juros mais elevadas e prazos mais longos para o pagamento. 

Portanto, certifique-se de avaliar cuidadosamente sua situação financeira antes de tomar qualquer tipo de decisão. 

Leia também: Refinanciamento de imóvel: o que é e como fazer?

Leia mais: Empréstimo para casamento: saiba tudo sobre a modalidade!

Por que quitar um financiamento antes do prazo?

Quitar um financiamento antes do prazo oferece diversos benefícios financeiros para o consumidor. Efetuando o pagamento antecipado do seu empréstimo, você consegue poupar mais dinheiro e se livrar das dívidas mais rapidamente. 

Além disso, você também consegue melhorar sua pontuação de crédito, aliviar a pressão financeira e ainda obter mais flexibilidade financeira. 

Quitando o seu financiamento antes do prazo, você consegue livre de dívidas mais rapidamente e ainda utilizar seus recursos financeiros para outros gastos e investimentos. 

Porém, é importante lembrar que cada caso é único, sendo necessário avaliar cautelosamente sua situação financeira antes de quitar um financiamento antes do prazo. 

Veja os principais benefícios que a quitação de financiamento antes do prazo oferece: 

Desconto

Existem algumas instituições financeiras que oferecem descontos aos seus clientes que optam por quitar seu financiamento antes do prazo. 

Esses descontos podem ser oferecidos como uma maneira de incentivar os clientes a pagarem suas dívidas mais rapidamente e evitar possíveis riscos. 

No entanto, o tamanho do desconto pode variar de acordo com a instituição financeira e as condições específicas do financiamento. 

Vale ressaltar que é importante saber se sua instituição financeira oferece descontos adequados ao seu caso, além de levar em consideração o tamanho do desconto. 

Economia

Ao quitar um financiamento antes do prazo, você pode poupar dinheiro em juros que seriam cobrados ao longo do prazo restante. 

Isso porque, quanto mais tempo você tiver no financiamento, mais juros você pagará. Então, quanto mais cedo você o quitar, maior será a economia. 

No entanto, como dito anteriormente, algumas instituições financeiras podem cobrar multas ou encargos por quitar o financiamento antes do prazo. 

Essas taxas e encargos podem afetar significativamente a economia total. Portanto, é importante analisar sua situação cuidadosamente e conversar com um consultor do banco. 

Planejamento financeiro 

Quitar um financiamento antes do prazo é uma ótima alternativa para quem deseja realizar um planejamento financeiro. 

Porém, só é válido se você tiver recursos suficientes e quiser poupar dinheiro em juros ou melhorar sua situação financeira de outras maneiras. 

Às vezes, quando o consumidor acaba entrando em um financiamento, ele acaba perdendo o costume de realizar um planejamento financeiro. 

Então, com a quitação do financiamento antes do prazo, é possível dar os primeiros passos para retornar com um planejamento financeiro. 

Como calcular um financiamento?

Para calcular um financiamento, você precisa determinar o valor total que será pago, incluindo juros e outras despesas, ao longo do período do financiamento. 

Portanto, primeiramente, você deve ter em mãos os recursos que foram emprestados pelo banco, o tempo que ele será pago e as taxas cobradas pelo banco. 

Para ficar mais simples para você, o Ailos realizou uma exemplificação. Imagine que você está financiando um automóvel nas seguintes condições. Confira abaixo: 

  • Valor do financiamento: R$ 180.000,00 à vista; 
  • Número de parcelas: 48 prestações; 
  • Período de pagamento: 4 anos; 
  • Taxa de juros: 1,5% ao mês. 

Primeiramente, você deve dividir o valor total do financiamento pelo número de parcelas: R$ 180.000,00/48 = R$ 3,750,00. 

Ou seja, a parcela mensal será de R$ 3.750,00, porém, ainda será necessário adicionar as taxas de juros de 1,5% ao mês em cada uma das parcelas. 

Então, faça o seguinte cálculo: R$ 3.750,00 x 1,5% = R$ 56,25. Portanto, a prestação acrescida de juros ficou: R$ 3.806,25. 

Por fim, considerando o valor total dos juros: R$ 56,25 x 48 = R$ 2.700,00. Nessa exemplificação, o valor das prestações sempre será igual, porém, existem outras modalidades com cálculos de juros mais complexos. 

Se esse for o seu caso, é melhor recorrer à calculadora online, que já é preparada para realizar cálculos mais complexos. 

Se estiver à procura de uma instituição financeira com taxas abaixo do mercado e ofereça diversos serviços financeiros, conte com o Ailos. Temos inúmeros benefícios para você organizar sua vida financeira! 

Conclusão 

Podemos concluir que quitar um financiamento antes do prazo é uma decisão financeira inteligente, já que oferece diversas vantagens, como economia de juros, redução de risco financeiro e melhoria no crédito. 

No entanto, é muito importante avaliar cautelosamente suas finanças e certificar-se de que você poderá arcar com os possíveis custos extras de pagamento antecipado. 

Por isso, é aconselhável realizar um planejamento financeiro, calcular o impacto financeiro e comparar as opções de financiamento disponíveis antes de tomar uma decisão. 

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (2)

Ocultar comentários