• 20 de setembro de 2023
  • 10 minutos

Crédito de Jam: entenda o que é e como calcular com o Ailos

10 minutos
Crédito de Jam: entenda o que é e como calcular com o Ailos

Muitos brasileiros que têm direito ao FGTS — e são dezenas de milhões de pessoas — têm o hábito de calcular o que fariam com esses recursos. O que poucas pessoas sabem é que é possível fazer as contas com facilidade para entender o valor devido na sua conta. E, para isso, o crédito de Jam tem participação ativa.

E se você é uma das pessoas que nunca ouviu falar no termo, não há problema. Ao entender o que é e como calcular o Jam do FGTS, você vai se relacionar melhor com ele e poder planejar o uso dos seus recursos com mais facilidade e precisão.

Para saber tudo sobre o que significa a sigla Jam e como ela se relaciona com o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, basta seguir com a leitura deste post!

Fique por dentro de todas as soluções de crédito do Ailos, aqui!

O que é o crédito de Jam?

Crédito de Jam é uma novidade para o seu vocabulário? Vale a pena, então, conhecê-lo para saber mais a respeito de tudo aquilo que contribui com o seu patrimônio.

Neste caso, a importância da sigla está conectada ao seu FGTS. E tudo porque o Jam é usado para significar o crédito de Juros e Atualização Monetária.

E o que isso significa? Que o valor do crédito é somado ao FGTS de cada cidadão com direito ao benefício. E, assim, atua como uma espécie de juros do governo com base em importantes índices econômicos, como é o caso da inflação.

Consequentemente, é o que auxilia no rendimento do seu FGTS, no fim das contas.

O que é e como funciona o FGTS?

Agora, vamos dar um passinho para trás e entender o que é e como funciona o FGTS?

Ele é, inclusive, um dos grandes aliados do trabalhador em regime CLT no país. E tudo porque o FGTS foi idealizado como um direito previsto em lei e tem o objetivo de servir como um fundo monetário em que o empregador deposita mensalmente e cujos valores variam conforme a faixa salarial de cada empregado.

Apenas como base: o valor de depósito corresponde a 8% do salário bruto do empregado.

Também vale lembrar que o FGTS só pode ser utilizado em situações específicas. Ele não pode, portanto, ser sacado sempre que o trabalhador tiver interesse.

Saiba mais: entenda o que é o FGTS

É mais comum que isso seja possibilitado em casos de FGTS demissão consensual ou demissão sem justa causa ou, até mesmo, na aposentadoria ou diante do saque-aniversário, entre outras circunstâncias.

Mas com isso já temos o suficiente para falar a respeito do crédito de Jam e do FGTS. Afinal, esse tipo de crédito é aplicado para apontar os rendimentos que foram gerados no seu fundo (o FGTS). Isso acontece porque o Jam é calculado de acordo com os ajustes da TR — a Taxa Referencial. 

É o que faz o seu FGTS Aumentar gradativamente e gerando rendimentos mensais por meio desses lançamentos estimulados pela TR. Uma lógica idêntica à de qualquer investimento: quanto mais dinheiro você tiver acumulado, maior também serão os rendimentos gradativamente.

Saiba mais: aprenda como aumentar o seu score de crédito

Como é calculado o crédito Jam?

Acima, apontamos o que mais serve para o cálculo do crédito de Jam: a Taxa Referencial — ou, simplesmente, TR. Ela é uma tabela de juros usada pelo governo para alinhar com outro índice fundamental de toda a economia, a inflação. 

Como é calculado o crédito Jam?

Ajustes da Taxa Referencial

Uma vez que a TR foi criada para conter qualquer avanço inflacionário extremo, ao longo da implementação do Plano Real, é compreensível que hoje ela tenha esse papel de atualização monetária no mercado.

Pois é por meio dos seus valores que conseguimos ter uma correção de valores alinhada com os avanços da inflação em determinado período.

Um exemplo simples para isso: a base de rendimento do FGTS é de 3% ao ano. Acontece que, com a aplicação do crédito de Jam, o valor final é acrescido por esses juros inflacionados 

Tabela índice de Jam

A TR não é a única coisa a se observar no cálculo do crédito de Jam. A própria tabela índice de Jam é fundamental para isso. Atualizada mensalmente, ela tem, também, percentuais distintos que variam conforme o tempo de permanência na mesma empresa.

Trata-se, então, de um valor que é modificado de cidadão para cidadão. Mas vale ter a tabela à mão para entender como esse índice varia ao longo do ano.

E para você ter uma ideia de como ele funciona, vamos mostrar a tabela de janeiro ao mês de julho de 2023, confira:

Data CréditoTaxa de 3%Taxa de 4%Taxa de 5%Taxa de 6%
  10/01/20230.0045430.0053520.0061540.006949
10/02/20230.0045520.0053610.0061630.006958
10/03/20230.0032980.0041060.0049070.005701
10/04/20230.0048640.0056730.0064750.007271
10/05/20230.0032890.0040970.0048980.005692
10/06/20230.0046180.0054270.0062290.007025
10/07/20230.0042690.0050780.0058800.006675

Os percentuais são aplicados diante das seguintes situações:

  • taxa de 3%: para quem permanecer por dois anos na mesma empresa;
  • taxa de 4%: para quem permanecer do terceiro ao quinto ano na mesma empresa;
  • taxa de 5%: para quem permanecer do sexto ao décimo ano na mesma empresa;
  • taxa de 6%: para quem permanecer mais de dez anos na mesma empresa.

Quem tem direito ao crédito Jam?

Destacamos, no início do artigo, que o crédito Jam está presente no rendimento do FGTS do trabalhador brasileiro em regime CLT. Acontece que isso acaba sendo aplicável para uma variedade ampla de perfis profissionais formais no país.

Então, a seguir, vamos mostrar quem tem direito ao crédito Jam influenciando a valorização mensal do seu FGTS.

Funcionários CLTs

Quem trabalha no regime CLT tem direito ao valor do FGTS. E que, por suavez, é complementado pelo crédito de Jam.

Atletas profissionais

Atletas profissionais, que trabalham com a mesma legislação trabalhista, têm também direito ao FGTS e, consequentemente, aos rendimentos proporcionados pelo crédito de Jam.

Trabalhadores rurais temporários

O mesmo vale para os trabalhadores rurais temporários. Por seguirem a legislação trabalhista regida pela CLT, estão também sob os recursos de cálculo do crédito de Jam.

Empregados domésticos

Hoje em dia, empregados domésticos também seguem os padrões das leis trabalhistas no país. Isso inclui o direito ao FGTS e também às férias e aos outros benefícios trabalhistas que figuram na legislação vigente.

Trabalhadores avulsos

Por fim, os trabalhadores avulsos. Eles também têm direito ao FGTS e ao cálculo mensal que gradativamente aumenta os seus rendimentos por meio do crédito de Jam.

Quais os possíveis formatos de saque do crédito Jam e do FGTS?

Anteriormente, mencionamos as condições específicas para solicitar o saque do crédito de Jam e do FGTS, lembra-se? Pois, a seguir, vamos destacá-las com mais profundidade para que você entenda quando é permitido, de fato, solicitar esse saque. Confira!

Trabalhador com idade superior ou igual a 70 anos

Trabalhador com idade superior ou igual a 70 anos

Com idade equivalente ou superior a 70 anos, o trabalhador pode solicitar todo o dinheiro retido no FGTS a qualquer momento.

Saque aniversário

Saque-aniversário é uma modalidade de resgate do saldo do FGTS — mas não integralmente. Isso acontece uma vez ao ano, sempre no mês do aniversário de cada trabalhador.

Saque rescisão

Com o saque rescisão, o FGTS também pode ser sacado. E isso acontece porque o trabalhador foi demitido sem justa causa.

Assim, todo o valor retido no fundo pode ser sacado para que o cidadão se restabeleça, financeiramente, enquanto não se reposiciona no mercado de trabalho.

Financiamento de um imóvel

Quem deseja comprar o imóvel próprio pode usar os recursos retidos no saldo do FGTS para ajudar na aquisição da propriedade — e assim, tornar os custos do financiamento, por exemplo, menos impactantes no seu orçamento mensal.

Doenças graves

Pessoas que sofram com algumas condições graves de saúde — ou que se encontram em estado terminal por conta dessas doenças — têm direito ao saque antecipado do FGTS.

Nessas situações, o trabalhador pode optar pelo saque do saldo total do FGTS. Para isso, contudo, é necessário apresentar um laudo médico que comprove a alegação.

Ausência de atividade remunerado por mais de 90 dias

Profissionais que se ausentam de suas atividades remuneradas por 90 dias ou mais (por conta de desemprego ou, ainda, por qualquer motivo que o impeça de seguir com alguma atividade remunerada) têm direito ao saque de parte dos recursos do FGTS.

Crédito de Jam COD 19E e créditos complementares

Também podemos falar de uma circunstância específica. Afinal, ela foi criada recentemente e por conta de um grave período de incertezas e riscos proporcionados pela pandemia da Covid-19.

Foi por conta disso que o crédito de Jam COD 19E (também conhecido como saque DEP COD 19E) foi criado. Afinal de contas, existiam motivos de sobra para solicitar o saque do FGTS nesse período, então o governo federal providenciou uma Medida Provisória para a solicitação emergencial de saque do Fundo de Garantia.

Mas não para por aí. Além do crédito de Jam COD 19E, outros códigos de liberação são usados para o saque do benefício e do qual milhões de trabalhadores brasileiros têm direito. Entenda por meio de dois exemplos a seguir:

  • COD 01 FGTS, usado para as demissões sem justa causa;
  • Saque DEP, para os casos em que o FGTS não foi sacado, ainda, mas o dinheiro já foi liberado.
Opções de crédito do Ailos

Inclusive, também podemos destacar a importância dos créditos complementares do FGTS. Eles aparecem quando existe um ou mais rendimentos disponíveis para saque. E cada cidadão pode verificar o seu próprio de duas maneiras diferentes. A primeira delas é por meio do site da Caixa Econômica Federal — tudo o que você precisa fazer é inserir a informação do NIS (PIS/PASEP) e realizar o login no site com seus dados de acesso. 

A alternativa é entrar no sistema da Caixa por meio do app Meu FGTS — e checar os dados disponíveis por lá mesmo.

Opções de crédito do Ailos

Agora que você já sabe tudo sobre o crédito Jam e deve ter entendido quando o saque do FGTS pode ser solicitado, você provavelmente vai planejar-se financeiramente para realizar um sonho.

Pode ser a compra de um automóvel ou imóvel ou, até mesmo, dar início a um processo de poupança para começar a investir. Independentemente do caso, além dos seus próprios recursos, você pode contar com todo o apoio do Ailos.

Afinal de contas, nossas linhas de crédito foram pensadas para garantir a você o acesso fundamental aos recursos que vão contribuir com seus objetivos — sejam eles de curto, médio ou longo prazo.

Confira algumas possibilidades que temos para oferecer:

  • Crédito Pessoal;
  • Microcrédito Empreendedor;
  • Microcrédito Capital de Giro;
  • Renovação de Empréstimos;
  • Aquisição ou Alienação de Imóvel/Automóvel.

Tudo isso por meio de um processo de análise e aprovação facilitado. Total facilidade, conveniência e compreensão dos seus objetivos para te auxiliar a realizá-los!

Quer encontrar a melhor oferta de crédito para você? Conheça as soluções do Ailos!

Conclusão

O crédito de Jam é um elemento que contribui ativa e significativamente para o aumento dos juros recebidos mensalmente com o FGTS. Assim, é algo que proporciona um rendimento maior mês após mês e que pode influenciar, também, o seu planejamento 

para obter novas conquistas financeiras.

Além disso, mencionamos que o Ailos tem as melhores ofertas de crédito do mercado. Algo que pode ajudar ainda mais ao usar o seu FGTS para aquisições e sem que a oferta de crédito prejudique o seu orçamento.

Conte conosco, então, e permita-se uma jornada de disciplina e educação financeira mesmo ao fazer grandes compras!

neil-amanda.alves@ailos.coop.br

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: