• 17 de janeiro de 2023
  • 10 minutos

Como funciona o saque-aniversário FGTS? Descubra agora!

10 minutos

Saber como funciona o saque-aniversário é o melhor caminho para ter saber se tem direito ao benefício e como solicitá-lo.

Afinal, com o objetivo de garantir uma saúde financeira adequada ao trabalhador e injetar dinheiro na economia brasileira, o Governo Federal promove constantes ações, como o saque-aniversário.

Porém, existem algumas especificações para aderir ao benefício. Isso porque, ele não é obrigatório, mas deve ser solicitado para que o trabalhador tenha acesso.

No entanto, é necessário que a solicitação seja realizada dentro dos prazos estipulados, caso contrário o benefício só poderá ser sacado no mês subsequente.

E aí, quer saber mais como funciona o saque-aniversário, bem como outros detalhes? Então, continue conosco e boa leitura!

O que é saque-aniversário?

Antes de saber como funciona o saque-aniversário é importante conhecer sua respectiva definição.

Dessa forma, o saque-aniversário é um direito concedido ao cidadão para que seja possível realizar a retirada de parte do benefício.

Vale ressaltar que o saque-aniversário é concedido a trabalhadores que possuem contas inativas ou ativas na Caixa Econômica Federal.

Assim, uma parte do benefício pode ser sacada anualmente, porém, sempre no mês do aniversário do trabalhador.

No entanto, não é obrigatória a retirada deste benefício. Isso porque, o cidadão pode optar por retirar, por exemplo, no saque-rescisão.

Importante mencionar que, para o cidadão ter direito ao benefício, ele deverá solicitar até o último dia útil do mês de aniversário.

Se, porventura, a adesão não for solicitada dentro do prazo estabelecido, o saque-aniversário não poderá ser efetuado. Assim, apenas no próximo ano!

Como surgiu a modalidade de saque-aniversário?

Não é difícil notar que, às vezes, o Governo Federal desenvolve algumas ações especiais para que parte do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) seja sacado.

Essa modalidade é amplamente aceitável porque acaba auxiliando tanto a economia brasileira, pois promove uma injeção de capital como oferece suporte à saúde financeira do cidadão.

Por conta disso, desde 2020, os trabalhadores aptos podem contar com a realização de saques, anualmente, de suas contas, com relação a quantias proporcionais ao saldo total disponível de cada FGTS.

Porém, é importante ficar atento e saber ao certo como funciona o saque-aniversário. Isso porque, esse benefício traz consigo algumas limitações para o trabalhador.

Como funciona o saque-aniversário FGTS?

Essa é uma dúvida bastante frequente entre os trabalhadores aptos a receber esse benefício. 

No entanto, essa é uma dúvida genuína, pois saber como funciona o saque-aniversário é fundamental.

O saque-aniversário é um direito concedido aos trabalhadores tornando-os aptos a realizar o saque de uma quantia pré-determinada, anualmente, no mês em que faz aniversário.

Essa modalidade de benefício garante que o trabalhador, com conta inativa ou ativa, possa sacar uma parte do seu FGTS para que seja utilizado da forma que desejar.

Vale mencionar que a retirada não é uma ação obrigatória e nem automática. Logo, o trabalhador precisará realizar uma solicitação de transferência da quantia para sua conta corrente.

Retirada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

O saque-aniversário é um benefício de retirada do fundo de garantia (FGTS). Para que você saiba mais, elencamos, em tópicos, as principais dúvidas sobre o assunto.

Continue a leitura e saiba mais sobre como funciona o saque-aniversário e suas respectivas especificidades. Vamos lá?

Calendário definido pela instituição

É importante mencionar que a Caixa Econômica Federal possui um calendário próprio para que os saques sejam realizados.

Mais informações poderão ser encontradas tanto no site da própria Caixa quanto nos tópicos subsequentes.

Afinal, mais adiante você poderá identificar mais detalhes sobre o calendário disponibilizado pela Caixa Econômica para o ano de 2023. Não deixe de conferir!

Solicitação de adesão

Antes de sacar o benefício, o cidadão precisará realizar uma solicitação por meio do aplicativo do FGTS e, assim, aderir ao benefício.

Inclusive, é possível realizar a adesão do saque-aniversário direto na página do FGTS, no site da própria Caixa.

Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  • no sistema, o trabalhador deve procurar o ícone “Meu FGTS”;
  • após achá-lo, clicar em “saque-aniversário”;
  • depois de ler todas as informações como termos de adesão e demais condições, clicar em “aderir ao saque-aniversário”, caso esteja de acordo com os termos.

Pronto! A solicitação de adesão foi feita. Dentre alguns dias, caso a solicitação seja deferida, o valor será disponibilizado e poderá ser transferido para outros bancos, sem custo adicional para o trabalhador.

Modalidade de saques

A adesão para se beneficiar com o saque-aniversário é opcional. Logo, quem não desejar optar por esse benefício, irá permanecer no sistema padrão, ou seja, no saque-rescisão.

Abaixo, confira a diferença entre essas duas modalidades de saques!

  • Saque-Aniversário: de forma anual e opcional, sempre no mês de aniversário, o cidadão apto poderá sacar uma parte do saldo do seu FGTS. Porém, se o trabalhador sofrer com demissão, ele poderá realizar o saque apenas do valor que diz respeito à multa rescisória e o valor integral da conta ficará inviabilizado;
  • Saque-Rescisão: agora, caso o trabalhador seja demitido sem justa causa, ele terá direito a sacar, de forma integral, o saldo da sua conta do FGTS - inclusive a multa rescisória, quando couber.

Importante mencionar que, caso o trabalhador escolha o saque-aniversário, por meio do aplicativo do próprio FGTS, ele poderá retornar a modalidade de saque-rescisão - contanto que não tenha uma operação de antecipação do benefício contratada.

Quais as vantagens do saque-aniversário?

Conhecer as principais vantagens deste benefício é um dos passos mais importantes para saber, afinal, como funciona o saque-aniversário.

Por conta disso, elencamos as principais vantagens deste benefício. Confira!

Baixa taxa de juros

Essa é uma das principais vantagens ao contar com o saque-aniversário. Isso porque, o empréstimo deste benefício tem uma taxa de juros mais baixa quando comparado a outros benefícios.

Assim, com relação a produtos de crédito comercial, o saque-aniversário é o que possui as taxas de juros mais reduzidas e que são disponibilizadas ao trabalhador apto.

Rapidez

Quando se opta por antecipar o benefício do saque-aniversário direto do FGTS, o dinheiro é disponibilizado em poucos dias para o trabalhador utilizar da maneira que desejar.

Assim, o benefício pode ser antecipado e o cidadão não precisa esperar até o mês que faz aniversário para sacar a quantia do FGTS.

Orçamento assegurado

O orçamento do saque-aniversário também é assegurado. Afinal, não é necessário esperar por uma aprovação de crédito.

Isso porque, ele é pré-aprovado e a garantia do empréstimo é o saldo do FGTS - isso quando se deseja antecipar o benefício.

Desvantagens de realizar o saque-aniversário

No entanto, o saque-aniversário também conta com alguns pontos que, dependendo do planejamento do trabalhador, podem ser considerados como desvantagens.

Dessa forma, para que todas as informações sejam esclarecidas, elencamos as principais desvantagens no que diz respeito a realizar o saque-aniversário.

Confira!

Queda de rendimento

A queda de rendimento é uma das principais desvantagens que desestimula muitos trabalhadores a optar pelo saque-aniversário.

Isso porque, com um saldo relativamente baixo, o lucro repassado do FGTS será, de certa forma, menor. 

Hoje, ele tem uma rentabilidade de 3% ao ano. No entanto, com a adesão de saques anuais, por conta de um valor reduzido em conta, há uma tendência de queda no rendimento.

Casos de demissão sem justa causa

Sim, você não leu errado! O trabalhador que escolher aderir ao saque-aniversário e sofrer uma demissão sem justa causa, terá direito a uma multa de 40% do FGTS.

Porém, ele não conseguirá ter acesso à quantia total do fundo de garantia como se estivesse, por exemplo, na modalidade de saque-rescisão.

Inclusive, em caso de demissão sem justa causa, o cidadão precisará esperar dois anos para ter novamente acesso ao saque-aniversário do FGTS.

Barreiras para financiamentos

Quando se opta por realizar o saque-aniversário, uma das principais desvantagens diz respeito às barreiras para financiamentos.

Se pararmos para analisar o histórico do FGTS, iremos perceber que ele foi amplamente utilizado para que os brasileiros conquistassem, por exemplo, a casa própria.

Atualmente, além de utilizar a quantia do FGTS como entrada do financiamento, há a possibilidade de financiar desde a compra de um terreno até a construção de uma casa, bem como promover a amortização de futuras prestações.

Inclusive, é importante mencionar que o valor ainda poderá ser utilizado para financiar uma casa, por exemplo.

No entanto, por conta dos saques realizados anualmente no FGTS, o valor disponibilizado para dar entrada no financiamento do imóvel será menor.

Dessa forma, o financiamento, bem como as parcelas, serão maiores e mais juros deverão ser pagos.

Como solicitar o seu saque-aniversário?

Como mencionado anteriormente, para sacar o benefício, o trabalhador deve realizar uma solicitação por meio do aplicativo do FGTS, o qual pode ser baixado nos dispositivos móveis que possuem o sistema Android ou iOS.

Também é possível realizar a solicitação do saque-aniversário diretamente na página do FGTS, no site da Caixa Econômica Federal.

Dentro do sistema, o cidadão deverá encontrar a aba “Meu FGTS” e acessar a parte de “Saque-aniversário”. 

Após isso, será necessário ler todas as condições e termos de adesão e, caso esteja de acordo, clicar  na parte “Aderir ao saque-aniversário”.

Vale ressaltar que é possível transferir a quantia para outro banco - e não há custos adicionais para o trabalhador.

Uma opção para aqueles que têm o Cartão Cidadão (com senha) é a possibilidade de realizar o saque do benefício por meio dos terminais de autoatendimento da Caixa ou até mesmo nas lotéricas, basta estar com o documento de identificação em mãos.

Como saber o valor disponível para o saque-aniversário?

Como mencionado anteriormente, é importante saber como funciona o saque-aniversário bem como seus detalhes mais específicos. O valor disponível é um deles.

Isso porque, o saque-aniversário tem um valor pré-estabelecido, o qual irá depender diretamente do valor total da conta de cada trabalhador apto.

Importante mencionar que o valor segue uma tabela de percentual em que quanto maior o saldo, menor será o valor permitido para a realização do saque anual. Veja!

ValorSaque autorizadoParcela extra
Até R$ 500,0050% do saldo total-
Entre R$ 500,01 e R$ 1.000,0040% do saldo totalR$ 50,00
Entre R$ 1.000,01 e R$ 5.000,0030% do saldo totalR$ 150,00
Entre R$ 5.000,01 e R$ 10.000,0020% do saldo totalR$ 650,00
Entre R$ 10.000,01 e R$ 15.000,0015% do saldo totalR$ 1.150,00
Entre R$ 15.000,01 e R$ 20.000,0010% do saldo totalR$ 1.900,00
Valores acima de R$ 20.000,015% do saldo totalR$ 2.900,00

Veja um exemplo prático: digamos que um trabalhador opte por fazer a retirada anual do saque-aniversário e possua R$ 6.000,00 em sua conta.

Dessa forma, ele poderá sacar 20% do saldo, ou seja, poderá sacar R$ 1.200,00 e mais uma parcela de R$ 650,00.

Assim, o saque-aniversário do trabalhador descrito acima é de R$ 1.850,00. Simples de entender, não é mesmo?

Qual é o calendário de saque?

Agora que você já sabe como funciona o saque-aniversário, confira o calendário de saques!

  • Aniversariantes de janeiro: de 02/01/2023 a 31/03/2023;
  • Aniversariantes de fevereiro: de 1º/02/2023 a 28/04/2023;
  • Aniversariantes de março: de 1º/03/2023 a 31/05/2023;
  • Aniversariantes de abril: de 03/04/2023 a 30/06/2023;
  • Aniversariantes de maio: 02/05/2023 a 31/07/2023;
  • Aniversariantes de junho: de 1º/06/2023 a 31/08/2023;
  • Aniversariantes de julho: de 03/07/2023 a 29/09/2023;
  • Aniversariantes de agosto: de 1º/08/2023 a 31/10/2023;
  • Aniversariantes de setembro: de 1º/09/2023 a 30/11/2023;
  • Aniversariantes de outubro: de 02/10/2023 a 29/12/2023;
  • Aniversariantes de novembro: de 1º/11/2023 a 31/01/2024;
  • Aniversariantes de dezembro: de 1º/12/2023 a 29/02/2024.

Conclusão

No conteúdo de hoje você aprendeu como funciona o saque-aniversário bem como aprofundou os seus conhecimentos sobre este benefício.

Afinal, ele é um direito do trabalhador e, por conta disso, merece uma atenção especial. Isso porque, são muitos detalhes que não podem ser deixados de lado.

Além disso, foi possível conhecer as regras atuais e como fazer para solicitar a adesão do benefício. Inclusive, você pode conhecer algumas vantagens e desvantagens do saque-aniversário.

E aí, gostou de aprender mais sobre como funciona o saque-aniversário? Se sim, continue seu aprendizado por meio dos artigos do nosso blog. Afinal, conhecimento nunca é demais!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: