• 4 de maio de 2023
  • 16 minutos

Como aumentar o score: confira 6 dicas com o Ailos!

16 minutos
Como aumentar o score: confira 6 dicas com o Ailos!

Aprender como aumentar o score é um grande desejo de muitos brasileiros. Afinal de contas, o país tem batido recordes de endividamento, com pessoas cada vez mais ansiosas e aflitas por soluções.

E uma boa maneira para isso consiste em educação financeira e planejamento para quitar as dívidas e, gradativamente, entender o que fazer para o score subir rápido.

É, justamente, o que vamos explicar ao longo deste post. Siga com esta leitura e aprenda tudo a respeito, conosco!

O que é score?

Score de crédito (ou apenas score) é um indicador de comportamento financeiro. Ele é usado pelos birôs de crédito — como o Serasa — e instituições financeiras para avaliar o perfil de um consumidor. O que é especialmente importante na hora de solicitar produtos e serviços de crédito, como:

  • empréstimos;
  • financiamentos;
  • cartões de crédito.

Não à toa, o brasileiro vira e mexe se preocupa em aprender como aumentar o score: é a oportunidade perfeita para que o mercado aprove solicitações desse tipo sem imprevistos.

Porque a regra é bastante clara, nesse sentido: quanto maior a sua pontuação no score, melhor vai ser sua relação com o mercado financeiro.

Como aumentar o score: como ele é calculado

Uma pontuação baixa liga o sinal de alerta para as instituições financeiras. Pois esse valor está intimamente relacionado com o comportamento do consumidor e um score baixo de crédito vem acompanhado de riscos para as empresas do setor concederem crédito.

Mas como é calculado o score? Tecnologias e métodos de análises são aplicados para isso, mas levam em conta seis critérios, essencialmente, que são:

  • comportamento de consultas de serviços financeiros, como crédito pessoal;
  • crédito contratado;
  • histórico de dívidas;
  • pagamento de crédito;
  • relação entre o número de débitos e o pagamento de dívidas;
  • tempo de uso do crédito.

Até por isso, o score vive em flutuação. Como os métodos de análise são ininterruptos pelo sistema, a pontuação oscila para cima e para baixo. É um modelo bastante dinâmico e que tende a refletir o momento do consumidor quase que em tempo real.

Vale a pena, então, aprender mais sobre o sistema em si antes de falarmos sobre como aumentar o score. E podemos falar, primeiro, da pontuação.

Quais são as principais vantagens em ter um bom score?

0 a 300

Esse é o mínimo que um score de crédito pode chegar e quando está na faixa de zero a 300 pontos, o risco de inadimplência é altíssimo. 

Consequentemente, é quando as instituições menos oferecem crédito.

301 a 500

Esse score é baixo, também, mas é a média em que as instituições creem existir apenas um risco médio de inadimplência.

Ainda não é o ideal, portanto, caso você esteja em busca de boas condições para solicitar crédito ao mercado financeiro.

501 a 700

Aqui, temos o que é considerado um score bom: de 501 a 700 pontos.

Nele, as instituições acreditam que existe um baixo risco de inadimplência. Consequentemente, fica mais fácil ter uma solicitação de crédito aprovada. Inclusive, podem acontecer condições de negociação diferenciadas por conta disso.

701 a 1000

Quer um perfil de crédito invejável e admirado pelo mercado financeiro? Tente manter um score excelente, cuja pontuação deve estar entre 701 e 1000 pontos.

Aqui, existe um risco de inadimplência muito baixo e isso se reflete em facilidades múltiplas para negociar oportunidades de crédito com as instituições financeiras.

Quais são as principais vantagens em ter um bom score?

A gente já deu algumas dicas bem claras sobre as vantagens de ter um bom score, concorda? Pois tudo se resume na recepção (e na percepção) do mercado sobre o seu perfil e eventuais solicitações de crédito.

Só que vamos destacá-las, mesmo assim, porque esse tende a ser um grande incentivo para as pessoas aprenderem como aumentar o score — e serem bem-sucedidas nisso.

Mais facilidade para alcançar crédito

Quem procura crédito no mercado precisa de dinheiro rápido, logicamente. Então, imagine a frustração em ter o pedido negado pelas instituições financeiras?

Com um score positivo, as solicitações ficam mais fáceis de serem aprovadas. Inclusive, podem trazer melhores condições de negociação, como prazos flexíveis para a quitação do valor.

Taxas e condições de pagamentos mais atraentes

Falamos disso logo acima: com um risco de atrasos no pagamento e de inadimplência mais baixo, os juros podem ser menores. O mesmo vale para os prazos e parcelas oferecidos, já que as próprias despesas da instituição são menores em casos assim e elas podem usar esses artifícios benéficos para melhorar a relação com os consumidores que honram seus compromissos.

Histórico positivo

Assim como acontece com o seu passado pessoal e profissional, o histórico financeiro tem um peso grande na confiança depositada em você. E, como destacamos anteriormente, esse registro de comportamentos tem valor na avaliação de composição do seu score.

Portanto, um score alto pode ser mantido com base no seu perfil dos últimos anos, também. E nunca é tarde para começar, então, porque as suas atitudes positivas de hoje vão também se refletir no futuro diante da necessidade de crédito.

Vida financeira organizada

Vida financeira organizada

Esse benefício é bastante percebido pelo mercado, mas convenhamos: você é a principal pessoa a se beneficiar de uma vida financeira organizada.

Portanto, aprender como aumentar o score ajuda você a espantar as dívidas para bem longe da sua carteira. E ajuda a compor um planejamento financeiro para o futuro no qual você cumpre seus compromissos, realiza suas compras e permite-se ter novos objetivos de poupança e aquisições.

Até por isso, sempre recomendamos mais educação financeira para as pessoas. Faça o mesmo, e aprenda mais sobre controle financeiro pessoal!

Como aumentar o score: quais as maiores causas de score baixo?

São muitas as causas para a inadimplência no Brasil, atualmente. E é verdade que existem fatores múltiplos para contribuir com isso, como:

  • aumento do desemprego;
  • redução do valor da renda média familiar;
  • baixa educação financeira;
  • imprevistos, como enfermidades.

Em geral, são fatores externos dos quais não temos total controle de mudança. Entretanto, existem fatores que estão mais associados ao nosso dia a dia, como os que destacaremos a seguir.

Simulações de crédito

Muitas pesquisas e simulações de crédito podem refletir um perfil sempre em busca de crédito, sempre à beira da frustração financeira que vá exigir um empréstimo. E mais: sempre acumulando históricos pautados em momentos de score baixo.

Com isso, os registros em CPFs assim vão retratar alguém com alto risco de atrasar os pagamentos ou, pior, passar a ignorá-los.

Contas atrasadas

A gente sabe: mesmo os fatores externos que listamos anteriormente podem colocar a perder qualquer planejamento financeiro. Mas vale reforçar: para um cálculo de score de crédito, sua fama de bom pagador (ou mau pagador) tem muito brilho para os analistas de crédito.

Então, lembre-se de aprender a priorizar cada centavo do seu orçamento para não deixar nada fundamental de lado — mas tampouco as suas contas.

Solicitações de aumento de limite de crédito

Esse é outro fator que tende a gerar desconfiança das instituições financeiras. Porque isso tende a mostrar — ainda que superficialmente — que você não está dando conta de equilibrar sua renda e despesas.

E, tampouco, as ofertas de crédito já disponíveis. Assim, pode gerar dúvidas quanto a disciplina e educação financeira dessa pessoa, o que reflete diretamente na pontuação do score de crédito.

Como o score é calculado?

Em maio de 2021, o Serasa apresentou o Serasa Score 2.0. Trata-se de uma atualização da tecnologia e do método de cálculo do score de crédito. 

Ainda permanece o sistema de pontuação de 0 a 1.000. A grande diferença, agora, é a forma com a qual o órgão vai chegar ao resultado dinâmico de cada indivíduo. A expectativa, inclusive, é de fazer com que o cálculo seja mais justo e preciso.

Os critérios para isso nós comentamos lá em cima, neste mesmo texto, mas existem fatores que valem mais ou menos nesse cálculo. Confira, então, como era, até maio de 2021, e como ficou com a chegada do Serasa Score 2.0:

Serasa Score 1.0Serasa Score 2.0
30,2% para o histórico de dívidas43,6% para o pagamento de crédito
26,4% para o pagamento de dívidas19,3% para a consulta de serviços e crédito/comportamento de consultas
17,4% para a consulta de serviços e crédito/comportamento de consultas13,7% para o histórico de dívidas
3,9% para o pagamento de crédito10,1% para o tempo de uso do crédito
8,4% para o tempo de uso7,9% para o crédito contratado
3,6% para o crédito contratado5,5% para o pagamento de dívidas

É, então, um esforço combinado de tecnologia de inteligência artificial e de análise de dados para compor um score dinâmico, preciso e alinhado com o momento de cada indivíduo.

Como aumentar o score?

Hora de aprender as estratégias mais eficientes que são capazes de aumentar o score — e melhorar também a sua saúde financeira.

Lembre-se, apenas, que as mudanças do score nem sempre acontecem com a mesma frequência que um nome deixa de ser negativado (que é de até cinco dias úteis após o pagamento).

Isso porque, a atualização da pontuação não ocorre de modo planejado assim. Mas a manutenção de bons hábitos pode agilizar o aumento do score, quando isso ocorrer.

Lidar com hábitos positivos só tem a beneficiar você, portanto, de imediato e em curto, médio e longo prazo. Por isso, vem aprender conosco como aumentar seu score de crédito!

Atualize seus dados cadastrais

Atualize seus dados cadastrais

A primeira dica é também a mais fácil de conquistar, né? Tudo o que você precisa fazer é manter seus dados pessoais atualizados no Serasa. Pois é o que também facilita o trabalho de birôs, seguradoras, instituições financeiras e administradoras de cartão de crédito ao fazerem suas respectivas análises, e isso já é visto como um esforço de buscar um bom relacionamento com essas empresas.

Saiba mais: o que é o crédito rotativo

Pague sempre seus débitos em dia

Seu histórico de pagamentos é um dos principais fatores para alterar a pontuação de crédito. E, por isso, faça o possível para honrar os prazos de pagamento porque o acúmulo dessa boa prática pode te render excelentes scores.

Uma dica: coloque algumas (ou todas, se possível) contas no débito automático. Assim, não ocorrem riscos de perda de prazo no pagamento das suas despesas mensais,

Livre-se de suas dívidas

Essa é fundamental, só que aumenta o nível de desafio. Afinal, sair das dívidas é uma grande missão para dezenas de milhões de brasileiros. Daí, a necessidade de planejamento, disciplina e estratégia.

Confira dicas para livrar-se dos débitos:

  • anote tudo: fontes de renda e gastos — todos. Isso ajuda a pensar em maneiras de cortar despesas supérfluas que só dificultam o pagamento de contas;
  • crie metas. Podem ser pequenas, como reduzir os gastos mensais em 5%, ou a quitação de uma dívida com juros altos. Independentemente, planeje-as para ter um foco em mente e alcançar tal realização;
  • organize seu orçamento. Explore maneiras para ter mais controle e organização sobre o orçamento. Esse é outro meio para avaliar o destino dos recursos e obter mais noção de controle e disciplina dos gastos;
  • envolva sua família nas decisões. Lembre-se que sair das dívidas e aprender como aumentar o score são ações que dependem do envolvimento de todos — seja com ideias ou ações práticas;
  • corte gastos desnecessários. Você sabe que eles existem, e um sistema de análise das despesas permite identificar quais são eles;
  • avalie a possibilidade de gerar renda extra (com trabalhos temporários, vendas de serviços e produtos pela internet etc.);
  • negocie com credores. Isso minimiza os estragos que os juros causam e você adquire mais respiro para lidar com as contas;
  • atenção às dívidas com juros maiores. Elas devem ser a prioridade;
  • faça uma autoavaliação do estilo de vida, hábitos de compras e momento da família. Isso ajuda a economizar, mesmo que um pouquinho, o que vai trazer mais educação financeira e evitar que novas dívidas sejam contraídas;
  • monte um plano de pagamento. Isso faz a diferença para saber quais são suas prioridades e como você vai lidar com os débitos à medida que honra seus compromissos financeiros.

Tenha contas no seu nome

Ter contas em seu nome é algo simples, também, mas que dá mais segurança às instituições na hora de aprovar uma solicitação de crédito.

Pense: imagine o risco de avaliação de um indivíduo que é quase um “fantasma” para os sistemas de análise? É de se esperar que os órgãos de análise calculem um risco elevado, já que sabem tão pouco sobre essa pessoa que solicitou um empréstimo ou financiamento.

Conte com o Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é visto como um “currículo financeiro”, e ele nem é obrigatório, embora sua composição seja feita automaticamente.

Como consultar seu score?

Isso porque, ele funciona como um registro completo das pessoas, com:

  • pagamentos de dívidas;
  • solicitações de empréstimos;
  • cartão de crédito;
  • financiamentos;
  • crediário;
  • contas de consumo.

Tudo isso influencia na hora de calcular e de aumentar o score, já que ela atesta o seu perfil de bom pagador — ou denuncia um risco de mau pagador em potencial.

Tenha paciência

Lembre-se: as mudanças não acontecem da noite para o dia. Por isso, explorar essa mudança de hábitos o quanto antes é importante.

Do contrário, na necessidade de crédito com urgência, você ainda vai ter que realizar muitas ações positivas para controlar o seu score e aumentar a pontuação.

Como consultar seu score?

Você, agora, já sabe como aumentar o score de crédito em seu nome e que ele aponta às instituições financeiras o seu perfil de consumidor (e pagador) para os próximos seis meses.

Além disso, mostramos que uma pontuação entre 501 e 1.000 tende a ter riscos menores, na avaliação dessas empresas, o que só tem a agregar vantagens para você, como consumidor.

Mas é um reflexo valiosíssimo, também, da sua saúde financeira.

Por isso, recomendamos que você mantenha um olhar atento à sua pontuação. E isso de ser feito, primeiramente, aprendendo como consultar o Serasa Score. Siga os 3 passos abaixo:

  1. acesse o app ou site do Serasa.
  2. preencha o cadastro (caso seja seu primeiro acesso, registre-se — leva poucos minutos);
  3. consulte sua pontuação conforme aparecerá na tela.

App Serasa

Se você preferir mais mobilidade e contar com a facilidade promovida pelos dispositivos móveis, use o app Serasa.

Ele está disponível tanto para sistemas Android quanto para o sistema operacional iOS. E você tem os mesmos recursos encontrados no site do órgão, mas com a facilidade de poder consultar seu score de crédito rapidinho, na palma da sua mão.

Quais os principais mitos sobre como aumentar o score?

Além de todas as informações que já vimos aqui, consideramos importante se municiar de informação e conhecimento. Afinal, isso faz toda a diferença para evitar erros e proteger-se contra golpes financeiros aplicados nos brasileiros.

Abaixo, portanto, vamos mostrar alguns dos principais mitos em torno das tentativas de aumentar o score:

  • CPF na nota aumenta score? Não, isso é um mito;
  • Pix aumenta score? Não, esse também é um mito;
  • Existe aplicativo para aumentar score? Não, mas você pode usar aplicativos para consultar sua pontuação e também para aumentar seu controle financeiro (o que, posteriormente, vai aumentar seu score);
  • Existe empresa que aumenta score? Mais um mito, pois isso só pode ser feito com a sua própria mudança de hábitos e transformação gradual para um perfil de bom pagador;
  • Limpar histórico da Serasa aumenta o score? Não. E mais: pode ser visto como uma tentativa de mascarar o passado, o que pode afetar a sua credibilidade no mercado.

Complementarmente, lembre-se das melhores ações que vão ajudar a aumentar o score, como manter o seu Cadastro Positivo Serasa, pagar seus boletos em dia e, especialmente, livrar-se das dívidas.

Inclusive, vale a pena reler a tabela que apresentamos acima, que contém o peso de cada avaliação do Serasa 2.0 na hora de calcular a pontuação do score.

Como evitar golpes sobre aumento de score?

Talvez, o ponto mais relevante sobre o assunto seja: leia e releia os mitos acima e também as verdades sobre aumentar o score. 

Não existe fórmula mágica, empresas milagrosas e formas de driblar a análise de crédito: suas boas práticas refletem muito sobre o que você precisa fazer, essencialmente, para alcançar o objetivo desejado.

Educação financeira com o Ailos: sua vida financeira mais saudável

Nada de acreditar em pagamentos para aumentar o score, por exemplo, ou de ações que prometem algo que depende, exclusivamente, de você. Seu score nada mais é do que um espelho dos seus hábitos de consumo, então, evite qualquer promessa que se estenda a isso.

Educação financeira com o Ailos: sua vida financeira mais saudável

O Ailos pode ser um grande aliado da sua educação financeira — algo que, definitivamente, pode ajudar você que deseja aprender como aumentar seu score.

Afinal, somos uma cooperativa com mais de um milhão de pessoas que também acreditam nesse modelo de disciplina e planejamento financeiro, que é um dos grandes poderes da economia colaborativa. 

Nas Cooperativas Ailos, então, você encontra soluções que podem ajudar você a sair das dívidas e trabalhar gradativamente na construção de um perfil de pagador admirado no mercado — e que vai aumentar seu score, com o tempo, certamente.

Para saber mais a respeito, conte conosco! E, também, há muito mais para aprender sobre como aumentar o score de crédito. Para isso, conheça outros artigos do Ailos sobre educação financeira!

Conclusão

Você viu, nos tópicos acima, como aumentar o score de crédito.Não tem segredo:mudar seu perfil de pagador, no mercado, é o que melhora a pontuação e facilita o seu acesso a melhores condições dos principais serviços e produtos financeiros.

Também apontamos que você pode contar com os diferenciais do Ailos para isso. Esperamos que você avalie as possibilidades e encontre formas qualitativas para sair das dívidas e, gradativamente, aumentar o seu score de crédito!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: