• 6 de julho de 2023
  • 9 minutos

Tipos de financiamento: conheça mais sobre os principais!

9 minutos
Financiamento

Existem diferentes tipos de financiamento, sabia? Com isso, você pode ter acesso à oferta de crédito mais alinhada aos seus objetivos e necessidades.

Não à toa, essa modalidade de crédito está entre as mais populares do país. E é fundamental aprender como avaliar as melhores alternativas para os seus interesses, especificamente.

Não sabe por onde começar a pesquisar sobre o assunto? Então, siga com a leitura deste artigo, em que vamos te dizer quais são os tipos de financiamento que existem e quando considerar cada um deles. Boa leitura!

Conheça as condições diferenciadas de contratação de crédito do Ailos!

Tipos de financiamentos: o que é e como funciona um financiamento?

Grandes decisões na vida podem levar à necessidade de contratar um financiamento. Por exemplo: a compra de um automóvel, para realizar o sonho da casa própria ou até mesmo para ingressar no ensino universitário e adquirir o seu diploma.

É aí que essa popular modalidade de crédito se diversifica em diferentes tipos de financiamentos. Pois, basicamente, a ideia é que esse empréstimo ofereça condições de pagamento alinhadas com os riscos e de cada aquisição.

Afinal de contas, o valor médio de um financiamento estudantil, por exemplo, tende a ser inferior ao financiamento imobiliário. O que permite condições mais flexíveis para contratar, negociar as parcelas, o prazo final de pagamento e até mesmo os juros e taxas envolvidos.

Isso também permite que você encontre a melhor alternativa de acordo com o seu perfil (seus objetivos e necessidades) e evite cair em uma armadilha financeira.

Quais são os principais tipos de financiamento?

Tem grandes planos e quer saber qual é a melhor forma de realizá-los?

Abaixo, a gente separou para você os principais tipos de financiamento. Assim, vai ficar muito mais fácil avaliar os produtos disponíveis no mercado e mais alinhados ao que você está à procura. 

Financiamento imobiliário

Pensa em realizar o sonho da casa própria ou, até mesmo, investir em imóveis para alugá-lo ou aguardar pela sua valorização? Conte com o financiamento imobiliário para isso.

Essa pode ser uma alternativa interessante para você obter o crédito necessário para adquirir uma propriedade, dispondo de ferramentas e mecanismos específicos para o habitual investimento elevado que uma compra dessas exige.

Financiamento imobiliário

Financiamento de veículo

Por sua vez, o financiamento de veículo tende a ser uma solução mais atrativa. Ainda que o preço médio desse tipo de bem tenha aumentado, recentemente, esse é um dos tipos de financiamentos que ajuda a facilitar a conquista de tal objetivo.

Especialmente, para quem enxerga muito valor no carro próprio (ou outro tipo de veículo) e precisa dele em curto ou médio prazo, mas não dispõe dos recursos necessários.

Vale adiantar, inclusive: esse tipo de financiamento pode ser usado tanto para a compra de veículos 0 km quanto para seminovos.

Financiamento estudantil

Hoje em dia, existem muitas soluções para que mais pessoas ingressem na educação de nível superior. E uma delas é o financiamento estudantil — aplicável para as oportunidades de universidades particulares, por exemplo.

Assim, os custos em torno de todo o período de graduação (ou de outro tipo de curso) são cobertos pelo crédito do financiamento estudantil. Pode ser uma interessante modalidade para quem não vê a hora de ir atrás do seu diploma.

Autofinanciamento

Autofinanciamento — tendo o consórcio como seu produto mais popular — é uma modalidade de financiamento em que um grupo de pessoas se une para atingir um objetivo em comum.

Pode ser, por exemplo, um veículo ou mesmo uma propriedade. Portanto, não existe a instituição financeira ofertando crédito, aqui, mas o pagamento de mensalidades desse grupo de pessoas, e cujos valores vão servir para que todos tenham a oportunidade de acumular o valor para a aquisição que levou à organização do grupo, em primeiro lugar.

Leasing

Outro dos tipos de financiamentos que mais têm ganhado apelo entre os brasileiros é o leasing. Ele funciona mais como um contrato de aluguel, em que a pessoa vai usufruir do bem (que pode ser um imóvel ou veículo) e usá-lo ao longo do período acordado no documento assinado.

Interessante, aqui, é destacar que ao final do contrato é comum que o consumidor possa decidir por adquirir o bem. Assim, o valor é significativamente menor do que seria com o financiamento tradicional — já que parte das mensalidades vai ser usada para abater o preço final caso o consumidor decida por comprar o bem.

Financiamento coletivo

Já o financiamento coletivo (ou crowdfunding) tem a tecnologia como grande elemento funcional. Isso porque, o seu funcionamento ocorre por meio de plataformas digitais e/ou sites e pessoas interessadas fazem os aportes conforme desejarem.

Veja também: como funciona um financiamento

Sistema Financeiro de Habitação

O SFH (sigla Sistema Financeiro de Habitação) é um programa de crédito oferecido pelo governo federal. Nele, é possível:

Com isso, o SFH permite bastante flexibilidade para o brasileiro que deseja realizar uma das atividades acima. E o melhor: com prazos extensos — até 35 anos — para finalizar o pagamento das parcelas.

Antecipação de recebíveis

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis acontece quando empresas buscam por um capital de giro rápido. E, assim, elas só precisam definir alguns pontos para obter o crédito. O principal deles é a garantia de recebimento de receitas futuras. Pois é a partir daí que o crédito é aprovado e com boas condições de pagamento — considerando que o risco é menor.

Carta de fiança

A carta fiança é uma forma de garantia de que o consumidor pode alugar um imóvel, entre outras contratações. Isso se dá por meio de uma segurança maior, ao prestador de serviço, de que não vai haver inadimplência — é o que acontece no aluguel de imóveis, por exemplo.

Microcrédito

O microcrédito — cujo nome completo é Microcrédito Produtivo Orientado — pode ser solicitado por empresas e tem um caráter mais similar aos empréstimos. E isso acontece porque o crédito é ofertado para abrir ou mesmo para ampliar o pequeno negócio (como MEIs e startups, entre outros).

Financiamento de Máquinas e Equipamentos

O FINAME é uma modalidade de financiamento focada no empresariado que busca investimentos em máquinas, equipamentos e veículos.

Uma boa forma, também, de aproveitar-se dos diferentes tipos de financiamentos para aplicá-los de acordo com as suas principais necessidades e objetivos.

Quais as vantagens de fazer um financiamento?

Muita gente se preocupa, de imediato, com as parcelas de longo prazo que os diferentes tipos de financiamentos podem oferecer. Sem falar nas taxas e nos juros de cada um deles.

Ainda assim, é importante analisar os aspectos positivos desse tipo de contratação. E eles existem — não à toa, existem tantas pessoas realizando financiamentos no país.

Mas quais seriam, então, as vantagens de fazer um financiamento? A seguir, nós vamos listá-las para você, confira:

  • possibilidade de sair do aluguel em curtíssimo prazo, trocando os pagamentos mensais pelas parcelas do financiamento sob o teto de sua casa própria;
  • agilidade. Assim que o financiamento é aprovado, você obtém o crédito para realizar o seu sonho;
  • o FGTS pode ser usado para quitar parte do pagamento do seu financiamento;
  • pode ser, também, visto como uma possibilidade de investimento para o futuro — como a sua aposentadoria;
  • mecanismos de segurança para que você proteja o seu bem assim que começar a pagá-lo;
  • o longo prazo também pode ser visto como algo positivo, já que isso pode flexibilizar o valor de cada parcela do financiamento.

Como fazer um financiamento?

Independentemente dos tipos de financiamentos que você mais se identificou, eles têm algo em comum: o processo de solicitação e de análise das instituições financeiras.

Entenda isso com mais facilidade a partir do passo a passo que reunimos para você conhecer!

Leia também: aprenda como fazer um financiamento para energia solar

Escolha o melhor formato de acordo com os seus objetivos

O primeiro passo é simples, mas desafiador: planeje-se financeiramente. Descubra se as parcelas e o valor final do financiamento estão de acordo com o seu momento e com a sua realidade financeira.

Além disso, analise os modelos de investimento acima listados para identificar os melhores produtos do mercado financeiro e, assim, encontrar algo realmente alinhado aos seus objetivos.

Pesquise as instituições e seus diferenciais

Compare os principais tipos de financiamentos do mercado. Analise as taxas, os preços e a credibilidade das instituições. Isso tudo pode evitar que você caia em armadilhas financeiras. Em seguida, analise as ofertas de crédito das instituições para fazer um novo filtro das melhores alternativas para o seu caso, especificamente.

quais-sao-os-tipos-de-financiamento-que-existem

Avalie todas as taxas e o custo efetivo total do crédito

Leia, sempre, o contrato do financiamento e só assine se você estiver de acordo com todos os pontos propostos. 

Em caso de dúvidas, consulte um advogado para entender melhor todos os aspectos do documento para que você não entre em eventuais atritos jurídicos posteriormente.

Saiba mais: entenda como quitar um financiamento

Tipos de financiamento Ailos

Você sabia que podemos te ajudar a ficar por dentro dos melhores tipos de financiamentos do mercado, atualmente? E tudo o que você precisa fazer é conhecer as  linhas de crédito do Ailos!

Nossa cooperativa disponibiliza modalidades de crédito pessoal em curto, médio e longo prazo para você. E o melhor: a partir de taxas diferenciadas. 

Entenda melhor o que temos para você, logo abaixo:

  • Crédito Pessoal;
  • Microcrédito Empreendedor;
  • Microcrédito Capital de Giro;
  • Renovação de Empréstimos;
  • Aquisição ou Alienação de Imóvel/Automóvel.

Essas opções foram pensadas tanto para a pessoa física quanto para a pessoa jurídica. E estamos sempre por perto para te ajudar a entender qual é a opção que se encaixa melhor às suas necessidades, interesses e objetivos.

Também podemos avaliar o quanto o Ailos descomplica a busca por crédito no mercado. Além das taxas diferenciadas, muitos dos nosso processos de contratação de crédito são feitos de forma 100% digital.

Facilidade, conveniência e muito alinhamento ao seu perfil, pode ter certeza!

Está à procura de bons tipos de financiamento? Conheça as ofertas de crédito do Ailos!

Conclusão

Existem diversos tipos de investimentos, como apresentamos ao longo deste artigo.

O importante, em primeiro lugar, é saber quais são os seus objetivos, as suas necessidades e quais são as melhores condições para obter o crédito desejado.

Com isso, você tem mais facilidade para encontrar as alternativas ideais e alinhadas ao seu perfil. E é isso o que o Ailos tem a oferecer para os seus cooperados.

Além de produtos versáteis, flexíveis e com algumas das melhores taxas do mercado, você pode contar com o auxílio próximo e eficiente da nossa equipe de atendimento.

Assim, podemos te ajudar a identificar os melhores tipos de financiamentos e de linhas de crédito disponíveis para realizar os seus sonhos!

Conte conosco, então, e mude sua vida para melhor sem altos riscos de comprometer a sua renda!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: