• 10 de julho de 2023
  • 10 minutos

Como funciona o financiamento: entenda com o guia Ailos!

10 minutos
Como funciona o financiamento: entenda com o guia Ailos!

Você já deve saber que o financiamento é uma das principais ofertas de crédito do mercado, hoje em dia. O que poucas pessoas podem saber, na hora de considerar a sua contratação, é como funciona o financiamento.

E a verdade é que o processo pode ser bastante simplificado. Cada vez mais, instituições financeiras estão oferecendo mais praticidade, conveniência e agilidade na hora de trazer todas as vantagens de fazer um financiamento.

Existe, contudo, um jeito ainda mais rápido de entender o que é o financiamento e como ele funciona: acompanhando todos os tópicos deste artigo!

A seguir, a gente vai explicar tudo o que você precisa saber para analisar as melhores soluções do mercado, comparar os diferentes tipos de financiamentos e encontrar a instituição ideal para realizar o contrato.

Confira!

E aproveite para conhecer todas as soluções de crédito do Ailos!

O que é financiamento?

A concessão de crédito, com pagamentos flexibilizados em parcelas que podem se estender por décadas, é uma das modalidades mais praticadas no país, atualmente.

Só no primeiro semestre de 2022, por exemplo, foram liberados R$ 112,8 bilhões em diversos tipos de financiamentos.

Ou seja: verbas que ajudaram muitos brasileiros a realizarem o sonho de adquirir:

  • a casa própria;
  • um novo veículo — seminovo ou 0 km;
  • um diploma universitário.

Entre outras possibilidades que o financiamento permite ao consumidor que tem a sua análise de crédito aprovada e obtém o crédito da instituição financeira de sua confiança.

Adiante, ainda vamos explorar como funciona o financiamento, mas ainda vale diferenciá-lo de outras modalidades de crédito do mercado.

Qual a diferença entre financiamento, consórcio e empréstimo?

Embora possam parecer a mesma coisa — afinal, tendem a ser usados para a conquista de um importante objetivo financeiro —, financiamento, consórcio e empréstimo são coisas distintas. E vamos explicar os motivos para isso, a seguir.

Consórcio

O consórcio não é uma oferta de crédito igual ao empréstimo, por exemplo. Nele, um grupo de pessoas se une em busca de um objetivo em comum — como a aquisição de um imóvel — e cada uma delas paga um valor mensal correspondente ao valor desejado para a compra desse bem.

Esse valor é gerido em um fundo comum por uma administradora, que também realiza sorteios mensais para distribuir cartas de crédito. As pessoas contempladas podem usar essa carta de crédito para comprar a propriedade, então, enquanto ainda lida com as parcelas subsequentes do consórcio.

Empréstimo

Já o empréstimo tem uma característica distinta. Nele, o solicitante entra em contato com a instituição financeira e pede por um crédito — que pode ser usado para diferentes necessidades.

Para que o pedido seja aprovado, uma análise de crédito é realizada, assim como outros trâmites são conduzidos. Uma vez que tudo esteja de acordo com a política da instituição, o dinheiro é depositado na conta bancária e o dinheiro pode ser usado.

É só aí que entram as condições de pagamento: parcelas, acompanhadas de juros e outras taxas que vão encarecer ainda mais o valor final do crédito solicitado.

Como funciona o financiamento: quais os principais modelos existentes?

E, então, chegamos ao principal tipo de crédito deste artigo. Mas é interessante, ainda, mostrar o quanto o financiamento é versátil.

Basta conferir, abaixo, tudo aquilo que pode ser realizado com a solicitação desse produto financeiro.

Financiamento de imóvel

Financiamento de imóvel

Talvez, um dos tipos de financiamento mais populares — junto com o de veículos. O financiamento de imóvel é bastante usado porque é uma forma segura e eficiente de finalmente realizar o sonho da casa própria.

Mesmo que a pessoa ainda não tenha os recursos necessários para isso. Daí, a importância do financiamento: o valor é aplicado para a compra da propriedade desejada, e o consumidor vai arcar com as parcelas por anos à frente (às vezes, até décadas) até quitar todo o débito.

Financiamento de veículos

O mesmo vale para o financiamento de veículos. Mas, aqui, é interessante analisar que o crédito que pode ser concedido vai ser aplicado especificamente para a compra de um veículo.

O que pode ser extremamente versátil de acordo com os interesses de cada pessoa, já que você pode usar o financiamento para a aquisição de qualquer tipo de veículo — e também os novos e seminovos.

Financiamento estudantil

Por sua vez, o financiamento estudantil tem a sua importância para o setor de ensino, especificamente. Algo que tende a ser de grande valor para os brasileiros que desejam ingressar em algum curso de ensino superior, mas não conseguem arcar com as despesas.

Ao substituir as mensalidades e outras taxas pelas parcelas do financiamento estudantil, é possível diluir o valor final ao longo de anos à frente, reduzindo o impacto mensal no orçamento de cada pessoa.

Financiamento para reformas

Muita gente acha que só se usa uma oferta de crédito, no setor imobiliário, para a compra de imóveis. Mas é interessante analisar como funciona o financiamento de forma igual para todos os setores — e só muda, justamente, o objetivo de uso do crédito.

Com isso, existem facilidades de contratação desse tipo de crédito para quem está à procura de uma reforma, simplesmente, em sua atual propriedade. Algo que pode reduzir o preço das parcelas e também outras condições de contratação, podendo ser vantajoso para muita gente.

Qual é a vantagem de fazer um financiamento?

Existe mais de um ponto positivo na sua contratação. E é normal que as pessoas se sintam desconfiadas ao saberem disso. Afinal de contas, os financiamentos são bastante conhecidos por terem taxas de juros altas. E por ser um compromisso financeiro de longo prazo, comprometem o orçamento mensal por alguns bons anos.

Só que a verdade é que existem, sim, vantagens em fazer um financiamento. E falaremos sobre elas logo a seguir, confira!

Acesso facilitado e imediato a bens de alto valor

Talvez, essa seja a grande vantagem do financiamento: acesso facilitado e imediato a bens de alto valor. Pois é inegável que a compra de um apartamento, por exemplo, demande a concentração de uma quantia elevadíssima de dinheiro.

E é de se imaginar que com quase 80% das famílias brasileiras endividadas, ter esse valor paradinho no banco é difícil de acontecer. Com isso, o financiamento se torna alternativa.

Pois com a aprovação do crédito, o dinheiro pode ser usado imediatamente. No caso de um veículo ou de um imóvel, você já pode usufruir deles e começar a pagar as parcelas.

Taxas de juros mais baixas

Com a alta competitividade de marcas e com algumas facilidades proporcionadas pelas novas tecnologias, as taxas de juros estão mais baixas.

Isso acontece porque as análises e trâmites são feitos com mais rapidez e precisão. E, assim, geram-se menos custos para conceder o crédito.

Além disso, tendo tantos tipos de financiamentos disponíveis, dá para encontrar a modalidade ideal sem correr risco com altos juros e taxas.

Possibilidade de liquidação antecipada

Possibilidade de liquidação antecipada

O longo compromisso assumido com uma oferta de crédito assim pode assustar. Tem financiamentos que podem oferecer parcelas que se estendem por décadas.

Mas é aí, também, que você pode aprender como funciona o financiamento e priorizar as suas contas. E tudo porque é possível realizar a liquidação antecipada do total caso você tenha uma quantia de dinheiro sobrando.

Leia também: aprenda como quitar um financiamento

E por que fazer isso? Assim, você se livra das parcelas vindouras, abre mão também dos juros do período e mantém, definitivamente, a sua aquisição em sua propriedade.

Mas é claro que esse processo deve ser conduzido com planejamento e cuidado. Certifique-se, sempre, de que vale a pena a liquidação antecipada.

Como funciona o financiamento?

Hora de responder à pergunta que dá o título deste artigo: como funciona o financiamento, afinal de contas? Entenda, a seguir!

Análise de crédito

Encontrou a instituição que oferece as melhores condições do mercado? Então, é hora de solicitar o seu financiamento.

Para isso, a empresa responsável por conceder o crédito vai entender se você se enquadra no perfil de um bom pagador do mercado. E o modelo mais aplicado é a análise de crédito.

O seu score de crédito é atualizado constantemente e diz muito sobre o risco que uma instituição financeira corre ao conceder um financiamento e outras modalidades de crédito.

Caso você tenha uma boa pontuação, a solicitação tem mais chances de ser aprovada.

Apresentação de documentação

Aqui, a burocracia se faz necessária. Não por menos: estamos falando de um financiamento, e todo cuidado é pouco (e fundamental) para que todos estejam alinhados e que o processo seja justo e seguro para ambas as partes.

No caso do financiamento, a documentação solicitada tende a se concentrar nos seguintes:

  • documentos de identidade, como RG e o CPF;
  • certidão de nascimento (ou de casamento, se aplicável);
  • comprovante de residência;
  • carteira de trabalho;
  • holerite;
  • declaração do Imposto de Renda;
  • extrato bancário.

Outros documentos podem, ainda, ser solicitados. Isso varia de acordo com o tipo de financiamento, as condições do bem a ser adquirido e outros elementos.

Avaliação técnica e jurídica

Essa é outra etapa determinante para você que deseja entender como funciona o financiamento (e que tem o interesse em contratá-lo).

Mas o que seria essa avaliação técnica e jurídica?

Basicamente, ela acontece logo após a aprovação da análise de crédito e se estende à etapa de entrega da documentação. E o motivo disso é facilmente explicado: trata-se de um processo de avaliação se, além de bom pagador, você está entrando em uma compra da qual a sua quitação é possível.

Algo que ajuda a evitar que as instituições financeiras corram risco, é verdade. Mas também impede que as pessoas cometam “loucuras” de assumir um débito do qual elas não estão preparadas. Não no momento, ao menos.

Opções de crédito Ailos

Por outro lado, existem soluções que têm tudo a ver com o seu momento, o seu perfil e as suas necessidades e objetivos. Como é o caso das opções de crédito Ailos.

Nossa cooperativa tem uma série de soluções de crédito pessoal que podem ser ainda mais impactantes na realização dos seus objetivos — sejam eles de curto, médio ou longo prazo.

Opções de crédito Ailos

E o melhor: com uma das taxas mais diferenciadas do mercado. Caso você ainda não conheça todos os diferenciais do Ailos, veja o que temos para te oferecer:

  • crédito pessoal rápido e 100% digital;
  • empréstimos;
  • financiamentos pessoais;
  • Ailos Pag;
  • crédito para MEI (Microempreendedor Individual);
  • regularização de dívidas.

Ou seja: alternativas que permitem a você ter mais controle, autonomia e segurança em suas decisões. Somos especialistas em participar da jornada financeira dos brasileiros — seja com educação financeira, disciplina ou mesmo para oferecer crédito nos momentos certos para a realização de um sonho. E também podemos fazer parte do seu momento. 

Clique aqui para conhecer as opções de crédito Ailos!

Conclusão

Deve ter dado para perceber como funciona o financiamento após a leitura deste artigo, certo? Mas vale reforçar os principais pontos disso, que são:

  • solicitação de acordo com a instituição de sua preferência;
  • análise de crédito;
  • coleta e envio de documentos;
  • análise técnica e jurídica.

De forma individual, também, nós recomendamos que você sempre avalie as melhores opções. Como mostramos, inclusive, as ofertas de crédito do Ailos se adaptam a diferentes perfis, e você ainda se beneficia de contar com especialistas que oferecem algumas das melhores taxas do mercado.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, fale conosco para saber quais produtos Ailos podem servir especificamente para os seus objetivos!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: