• 4 de setembro de 2023
  • 10 minutos

Seguro de morte: tire todas as dúvidas sobre as coberturas

10 minutos
Seguro de morte: tire todas as dúvidas sobre as coberturas

Seguro de morte é uma parte elementar do seguro de vida. Afinal de contas, é esse tipo de cobertura que vai conferir uma quantia em dinheiro para os beneficiários do falecido. O que, consequentemente, permite um equilíbrio ou mesmo conforto financeiro mesmo em uma situação trágica e de profundo pesar.

Mas o assunto ainda gera muitas dúvidas nas pessoas. E, em parte, porque muita gente não gosta de tratar desses assuntos. Afinal, estão vivos, por que pensar em morte?

Foi por isso que pensamos neste post. Nos tópicos abaixo, vamos explicar o que é e como funciona o seguro de morte — que nada mais é do que uma partezinha do seguro de vida. Confira!

Contrate um seguro de vida Ailos e cuide de toda a sua família

O que é e como funciona um seguro de morte?

Como destacamos acima, não existe um seguro de morte”, propriamente dito, mas trata-se de uma das coberturas que o seguro de vida pode proporcionar ao beneficiário e aos seus entes queridos.

Com isso, cria-se um mecanismo de proteção e conforto financeiro uma vez que o titular não esteja mais presente para prover aos seus familiares. Algo que acontece diante do seu falecimento, por exemplo. Daí, o nome popular “seguro de morte” que muitos se referem.

Mas como funciona um seguro de morte? A modalidade de seguro firma um contrato entre o segurado e a seguradora para que os beneficiários do titular recebam uma quantia em dinheiro no caso de morte desse titular.

O mesmo vale, inclusive, em situações de risco em que um acidente impossibilitou o titular de seguir atuando em suas atividades profissionais.

Até por isso, é difícil limitar o seguro de vida a essa ideia de ser um “seguro de morte”. Afinal de contas, as coberturas tendem a ir além dessa possibilidade. A remuneração em caso de falecimento é, sim, a principal cobertura do produto, mas não podemos restringir as vantagens de contar com um seguro de vida a esse diferencial, exclusivamente.

Quais são os principais tipos de seguro de morte?

Se existe muito mais a ser discutido em torno da relevância em contratar um seguro de morte, podemos começar já explorando exatamente essas qualidades complementares do produto. Confira, a seguir, as principais delas.

Seguro com cobertura para morte acidental

Nesse caso, o seguro oferece uma cobertura em situações fatais, mas de modo acidental. O grande problema talvez seja entender o que está previsto em uma modalidade assim e as exceções que não cobrem a fatalidade — o que veremos adiante.

Seguro com cobertura para morte acidental

O que não está incluso no seguro com cobertura para morte acidental?

As exceções que tendem a criar atrito com as seguradoras estão presentes no contrato. O que reforça, inclusive, a importância de lê-lo cuidadosamente antes de assinar qualquer tipo de documento — e não apenas de seguro de vida.

A seguir, selecionamos o que não está incluso no seguro com cobertura para morte acidental normalmente:

  • uso de materiais de origem e/ou natureza nuclear;
  • operações de guerra;
  • ações terroristas;
  • casos de perturbação da ordem pública;
  • doenças preexistentes (desde que de conhecimento do segurado anteriormente à contratação do seguro de vida, mas cuja informação foi omitida);
  • suicídio (ou tentativa de suicídio), com exceção a casos ocorridos a partir de dois anos após a assinatura do contrato do seguro de morte;
  • atos ilícitos e dolosos causados pelo segurado, beneficiários ou representante legal;
  • acidentes causados por fenômenos naturais, como terremotos e furacões, entre outros;
  • intoxicações alimentares.

Podem existir outras exceções e isso deve variar de acordo com cada contrato. Por isso, lembre-se de ler atentamente cada ponto abordado no documento antes de assiná-lo.

Seguro com cobertura para morte com causas naturais

A morte natural também é outra modalidade popular em um seguro de morte. E assim como fizemos com a cobertura acima, essa merece atenção detalhada para que o conceito e as exceções fiquem claros para os segurados e beneficiários.

E o que seria uma morte com causas naturais? Basicamente, um evento trágico decorrente de uma doença adquirida, como câncer, ou mesmo em decorrência de idade avançada.

O que não é incluso no seguro com cobertura para morte natural?

Por sua vez, um bom exemplo que muita gente associa às causas naturais, e não é: o ataque cardíaco. Isso porque, as seguradoras entendem que, embora súbito, o fenômeno pode ser devidamente monitorado e/ou prevenido por meio de visitas regulares ao médico e de check-ups periodicamente.

O que é considerado para definir o valor de um seguro de morte?

O valor pago por um seguro de morte, diante do falecimento do segurado, é chamado de prêmio. É o número (ou a quantia) previsto em contrato e que os beneficiários do titular do seguro vão receber após conferidos os procedimentos.

E vale já destacar que o valor para isso é calculado a partir da composição de diversos fatores. Entre eles, destacamos alguns dos principais logo abaixo, confira!

Profissão

Esse é um elemento que faz toda a diferença na hora de contratar um seguro de vida. Afinal de contas, existem muitas profissões com grau de periculosidade elevado. E isso certamente pode gerar diferenciais na confecção do contrato. E definitivamente afeta também o valor do prêmio em caso de necessidade de acionar o seguro de morte.

Idade

A idade é um fator comum à maioria dos tipos de seguros. E no caso do seguro de vida, isso não é uma exceção. É comum que, à medida que envelhecemos, os seguros tenham apólices mais caras. Mas, paralelamente, com a expectativa de vida cada vez maior no país e no mundo, as chances de uma morte por causas naturais quando ainda jovens, é menor.

Com isso, temos mais chances de viver mais e isso também cria uma série de faixas etárias com preços proporcionais a cada uma delas.

Estado de saúde

Estado de saúde

Um questionário sobre o estado geral de saúde é aplicado aos segurados. Ele tem como objetivo a verificação da situação atual do segurado e também os seus hobbies (cmo atividades radicais) e hábitos (como o tabagismo). Isso tudo faz com que as seguradoras avaliem um perfil adequado para a composição do prêmio e também de detalhes do contrato do seguro de vida.

Quais são as vantagens em ter esse seguro?

Ter um seguro de morte não deve ser pensado apenas em casos de fatalidades. E nós entendemos, afinal, ninguém quer ficar pensando na própria morte.

Mesmo assim, esse tipo de produto traz uma série de benefícios aos entes queridos e ao próprio titular (como no caso de acidentes por invalidez). Abaixo, vamos mostrar que existem bons motivos, sim, para considerar a contratação de um seguro de vida.

Proteção financeira

O prêmio do seguro de vida pode não apaziguar a dor da perda de um ente querido. Mas essa é uma forma significativa de garantir que os familiares encontrem um pouco de conforto financeiro nesse momento de luto e pesar.

E mais: pode fazer com que essas mesmas pessoas mudem de vida e garantam um futuro financeiro mais cômodo e conveniente.

Segurança

Escolhendo as devidas proteções na apólice do seguro de vida, o titular e seus beneficiários podem ter mais segurança para uma série de problemas que podem acontecer pela frente.

É o caso de doenças, acidentes e outras situações que podem criar um grave abalo na estrutura familiar e, por meio de um seguro de vida, todos podem estar mais seguros.

Proteção para o cônjuge

Talvez, um dos maiores temores que as pessoas sentem, com a proximidade da morte, é o legado que será deixado para os familiares. Especialmente, se a situação financeira ainda não está plenamente consolidada.

Com o seguro de vida, a ideia é garantir que esse impacto tão profundo na vida das pessoas não prejudique, também, outras esferas de suas respectivas vidas. E essa é uma forma válida e segura de proporcionar a tão desejada proteção aos familiares.

Custo-benefício

No geral, um seguro é visto como um investimento. Afinal de contas, acioná-lo significa que um evento desaradável ocorreu. Mas também é importante destacar que existem diferentes modelos de seguros de vida que são, igualmente, acessíveis e conferem os outros benefícios acima citados.

Vale a pena pesquisar o mercado a fim de encontrar um seguro de morte que tenha tudo a ver com as suas necessidades e objetivos.

Como escolher a sua cobertura para seguro?

Já que mencionamos um seguro de morte alinhado ao perfil de cada pessoa, vamos entender o que pode ser feito para escolher a sua cobertura para seguro? Confira!

Entenda as suas necessidades

Avalie os produtos do mercado e entenda qual é o prêmio disponível da apólice, a carência (caso exista), as questões em torno do sinistro e todas as condições em contrato. Isso tudo tem que estar alinhado com o que você busca em um seguro de vida para evitar qualquer tipo de atrito com a seguradora.

Planeje o capital segurado

Planeje o capital segurado

O capital segurado é o valor de indenização de cada seguro. Neste caso, lembre-se de avaliar o prêmio conforme o seu perfil, seus interesses e também suas necessidades.

E parte disso acontece por meio de uma análise da seguradora. Ela consiste em uma avaliação que pode ir dos últimos dois a cinco anos (24 a 60 meses) para precisar a média de renda de cada segurado. 

Ou seja: mais um ponto a se atentar para desfrutar ao máximo dos benefícios em contar com a proteção de um seguro de vida. 

Escolha uma corretora ou instituição de qualidade

Por fim, mas não menos importante: certifique-se de negociar o seguro de morte com uma instituição de qualidade, que seja referência no seu ramo de atuação e tenha boa reputação com os clientes.

Isso evita transtornos na hora de lidar e relacionar-se com a seguradora. Especialmente, diante da triste necessidade em acionar a empresa com base no seguro de vida. Esse é um momento delicado, e é fundamental que você esteja em contato com uma seguradora que trate os seus entes queridos tão bem quanto você gostaria que eles fossem.

Opções de seguro Ailos

Você pode garantir o bem-estar da sua família com o auxílio do Ailos. Temos uma série de ofertas de seguros para que você proteja o seu bem mais precioso: seus entes queridos.

Para isso, nosso seguro de vida conta com facilidades exclusivas, como:

  • planos específicos para cooperados Ailos;
  • assistência funeral e/ou auxílio funeral (conforme as especificidades de acordo cada plano contratado);
  • pagamento mensal (pode ser feito com débito em conta).

Tem mais: você encontra, aqui, as modalidades sob medida para o seu perfil. Assim, um “seguro de morte” pode adquirir ainda mais vantagens conforme o perfil de toda a sua família, protegendo-a da melhor forma possível nesses momentos de profunda tristeza.

Cuide de si e de toda a sua família com o seguro de vida Ailos

Conclusão

Vimos, ao longo deste artigo, que o seguro de morte nada mais é do que um nome popular para o seguro de vida. Por meio dele, os segurados podem assegurar mais conforto e segurança financeira aos beneficiários do plano — normalmente, seus entes queridos.

E apontamos, ainda, o Ailos como uma empresa diferenciada para esse tipo de contratação. Fale conosco, entenda como os seguros do Ailos podem transformar a sua vida (e a de sua família) e garanta um futuro de qualidade para seus entes queridos como nosso auxílio!

neil-amanda.alves@ailos.coop.br

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: