• 18 de outubro de 2022
  • 10 minutos

O que é carteira digital e por que ter uma? Entenda como funciona!

10 minutos

Não é de hoje que fazer pagamentos com cédulas e moedas vem se tornando obsoleto para dar lugar ao cartão de crédito e débito

Mas, recentemente, até mesmo essa ferramenta tem ficado para trás. Você sabe o que é carteira digital? É isso que vamos te mostrar agora. 

As carteiras digitais estão caindo no gosto da população, que utilizam a novidade para fazer pagamentos presenciais ou virtuais. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Toluna, 89% dos brasileiros já usam o celular ou computador para fazer compras. 

Esses dados indicam que muita gente se habituou aos pagamentos digitais, e que a tendência é só aumentar. 

Continue acompanhando a seguir para entender melhor sobre o assunto. Boa leitura!

Conheça as soluções em pagamentos da Ailos e ganhe praticidade em seu dia a dia!

O que é uma carteira digital?

De forma simples, uma carteira digital é um aplicativo ou serviço que reúne as informações de cartão de crédito e débito — dinheiro também, em alguns casos — para realizar compras em lojas físicas e virtuais com o celular, smartwatch ou outro dispositivo. 

Na prática, é a versão virtual da carteira tradicional. Em vez de guardar seus cartões e dinheiro em uma carteira física, todos esses itens são armazenados virtualmente. Assim, você pode fazer suas compras utilizando meios digitais. 

Veja também: as principais vantagens do cartão virtual

Como funciona a carteira digital?

Agora que você já sabe o que é carteira digital, vamos te explicar como ela funciona. A ferramenta conecta os lojistas aos compradores no momento da compra. 

Em vez de pagar utilizando dinheiro ou cartão, o cliente escolhe a carteira digital, via aproximação ou QR Code. 

Contudo, para que isso aconteça, o lojista precisa aceitar pagamentos do tipo e o usuário deve ter um cartão cadastrado na carteira digital, ou dinheiro depositado nela. 

Existem carteiras digitais que servem também para compras online. Basta que o usuário escolha a opção na hora de pagar e aprovar a transação por meio de uma senha. 

Como usar uma carteira digital?

Primeiramente, é preciso se cadastrar em um aplicativo que ofereça esse serviço, bem como ter conta em um banco que possua suporte para esse tipo de pagamento. Feito isso, basta transferir uma quantia ou registrar os cartões que utiliza no dia a dia. 

Assim que fizer uma compra, o pagamento será feito pelo aplicativo da carteira. Nas lojas físicas, é necessário utilizar o celular. 

Grande parte dos pontos de venda credenciados às carteiras digitais, oferecem possibilidades de pagamentos via QR Code, NFC, PIX ou biometria. Então, todo o processo é autenticado pelo smartphone. 

Onde paga com carteira digital

Depois de aprender o que é carteira digital, é interessante saber onde utilizar a ferramenta. Conforme dissemos mais acima, as carteiras digitais podem ser usadas tanto para compras online, quanto presenciais. 

Compras físicas

É possível pagar compras presenciais com a carteira digital, por meio de QR Code ou aproximação — mais especificamente o NFC (Near Field Communication), ou Comunicação de Campo Próximo em tradução livre.

Para fazer compras via QR Code, tanto o estabelecimento quanto a carteira digital devem aceitar essa modalidade. Isso porque, não são todas as carteiras que fornecem esse tipo de pagamento. 

No caso do NFC, basta que a carteira tenha essa modalidade e a loja possua uma maquininha que aceite pagamentos por aproximação. 

Com a adesão do público cada vez mais alta a esse tipo de pagamento, hoje é fácil encontrar lojas que viabilizem o pagamento contactless

Então, o usuário só precisa ter um smartphone ou smartwatch com a função NFC. Para pagar, basta aproximar o dispositivo da maquininha e autorizar a compra. 

Compras digitais

Para compras online, as próprias lojas virtuais precisam oferecer esse modelo de pagamento em seu fluxo de compra. 

Nesse contexto, a opção de pagar com a carteira digital aparecerá na hora do pagamento, além das opções tradicionais, como boleto, crédito, débito e PIX. 

Ao selecionar a carteira digital, o usuário deve escolher o cartão cadastrado, informar a senha e aprovar a transação. 

Carteira digital x banco digital: qual a diferença?

Até esse momento, você já entendeu o que é carteira digital, não é? Porém, muitas pessoas ainda confundem essa solução com os bancos digitais, apesar de não serem a mesma coisa. 

Uma carteira digital é uma ferramenta de pagamentos, não vinculada a qualquer instituição financeira. Trata-se de um aplicativo que reúne os principais meios de pagamento do usuário, com toda a segurança. 

Já os bancos digitais, oferecem os mesmos serviços que os tradicionais. Contudo, suas operações costumam ser mais tecnológicas e ágeis. 

Quais as vantagens da carteira digital?

As carteiras digitais oferecem benefícios práticos e maior segurança ao pagar com grandes quantias em dinheiro. Por isso, são uma ferramenta útil para fazer grandes compras, independentemente do valor.

Também oferecem benefícios adicionais aos seus usuários que se recusam a abrir mão dos avanços tecnológicos e das opções práticas de pagamento. Abaixo, confira uma lista dos muitos benefícios de usar uma carteira digital.

Facilidade de uso

Ao ter uma carteira digital, você perceberá que ela é bem simples de usar, além de trazer mais praticidade para sua rotina. 

As funcionalidades variam de uma empresa para outra, mas, em geral, basta fazer o download do app, se cadastrar e explorar os recursos. 

Toda a plataforma é bem intuitiva. Assim que cadastrar seus meios de pagamento, poderá fazer compras em lojas físicas e virtuais, por meio do QR Code ou NFC. 

Dessa forma, poderá realizar pagamentos em diversos estabelecimentos, sem precisar cadastrar seus cartões em lojas diferentes. 

Rapidez de pagamento

Depois de entender o que é carteira digital, ficou claro que a palavra “agilidade” é a ideal para definir essa ferramenta. Sair de casa com uma carteira física cheia de cartões e dinheiro não é mais necessário. 

Isso porque, a partir do momento que você compreende o funcionamento da carteira digital, sabe que pode utilizar seu smartphone ou smartwatch com todas as informações de pagamento, para qualquer lugar. Basta ter acesso à Internet em seu aparelho.

E o melhor de tudo é que, ao utilizar o celular nas compras, por exemplo, evitará filas e outras  “burocracias” relacionadas aos pagamentos convencionais. 

Mais segurança

Fazer pagamentos com dinheiro envolve o risco de receber o troco errado ou perder alguma nota. 

Com os cartões de crédito ou débito, algum problema pode ocorrer com os caixas eletrônicos, além da possibilidade de maquininhas fraudadas

Ao optar pela carteira digital, você estará livre de todos esses problemas. Afinal, é necessário, ao menos, um smartphone para utilizar a ferramenta, que costumam ser bloqueados por biometria. 

Máximo controle

Quem usa os cartões de crédito e débito no dia a dia sabe o quão difícil pode ser manter o controle das finanças, com tantos meios de pagamento. 

No final do mês, por exemplo, é complicado identificar o quanto foi gasto em cada um. 

Então, se você deseja ter mais controle sobre seu orçamento, vale a pena experimentar uma carteira digital. 

O app registra todas as transações em só ambiente, facilitando a visualização das saídas e faturas. 

Informações centralizadas

Algumas carteiras digitais são mais do que simples ferramentas de centralização dos meios de pagamento. 

Existem apps que permitem o parcelamento de contas e boletos em até 12 vezes no crédito, realizam recarga de celular, transferências e outros serviços. 

Tarifas reduzidas

Atualmente, é bem fácil encontrar modelos de carteiras no mercado, que disponibilizam taxas zero para seus serviços. Ou então, cobram taxas extremamente baixas, caso o limite gratuito de uso seja ultrapassado no mês.

Como ter mais segurança na carteira digital?

Mesmo sendo mais seguras do que os cartões físicos e o dinheiro, isso não significa que você pode negligenciar as medidas de segurança ao utilizar a carteira digital. Confira nossas principais dicas abaixo. 

Use uma senha forte

Existem pessoas que gostam de utilizar uma única senha para todos os serviços e contas cadastradas, pela facilidade em lembrar de todas. 

Contudo, essa é uma abordagem pouco segura; caso a senha seja exposta, algum invasor poderá acessar diversas contas com uma só senha. Dessa forma, evite usar senhas iguais. 

Saiba bloquear seu cartão e dados

Agora que você já sabe bem o que é carteira digital, precisa entender o que fazer em situações de risco.

Caso seu smartphone seja roubado, por exemplo, não demore em bloquear seus cartões cadastrados. 

Assim, mesmo que o criminoso consiga acessar sua carteira digital, não poderá fazer compras com ela.

Use biometria e autorização no telefone

Uma outra forma de aumentar a segurança da sua carteira digital é habilitando o desbloqueio do celular somente com a biometria. 

A partir disso, as compras na ferramenta só serão autorizadas quando o aparelho estiver desbloqueado. Isso torna o procedimento bem mais seguro. 

Como escolher as melhores carteiras digitais?

Viu como ter uma carteira digital pode facilitar seu dia a dia? Mas, como escolher a ideal entre tantas disponíveis no mercado? Confira os principais tipos de carteiras abaixo.

Carteira digital online

Trata-se do tipo de carteira digital mais comum, que pode ser acessada via smartphone, smartwatch e outros dispositivos móveis. 

Como a mobilidade é alta, esse é o modelo mais utilizado pela população em geral. 

Para autorizar as transações, o método usa chaves privadas para garantir a segurança das operações. As compras são realizadas via QR Code e NFC. 

Carteira digital desktop

Nesse modelo de carteira digital, as informações ficam armazenadas em um computador de mesa ou notebook. 

Então, para fazer qualquer pagamento, é necessário ter acesso ao dispositivo no qual os dados foram registrados. 

Como essa opção não oferece mobilidade em comparação à carteira online, o número de usuários é consideravelmente menor. 

Por outro lado, essa característica aumenta a segurança das transações, pois esse modelo de carteira gera duas chaves privadas, salvas no HD. 

Normalmente, é bastante utilizado para compras feitas pelo computador. 

Carteira digital de hardware

No caso das carteiras digitais de hardware, elas funcionam de forma offline e armazenam informações em um dispositivo físico, como um pen drive. 

Devido à essas características, esse tipo de carteira é considerada uma das mais seguras. Entretanto, existem alguns fatores que dificultam sua utilização entre a população.

Um deles é a falta de mobilidade. Outro fator é o custo da tecnologia, que tende a ser bem mais elevado que as carteiras online. 

Conheça as soluções em pagamentos da Ailos e ganhe praticidade em seu dia a dia!

Conclusão

Depois de conhecer o que é carteira digital, certamente deve considerar utilizar a ferramenta. Afinal, andar na rua com uma carteira física cheia de cartões, dinheiro e documentos não é nada prático ou confortável. 

Em um mundo hiper conectado, é interessante apostar em serviços eletrônicos para dar mais agilidade ao dia a dia. No caso das carteiras digitais, você viu que basta ter um dispositivo móvel com acesso à Internet para realizar pagamentos. 

Para escolher o melhor aplicativo, é importante analisar as facilidades e recursos que ele oferece. Se você deseja uma solução que coopere com suas necessidades e objetivos financeiros, conheça a Ailos!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (1)

Ocultar comentários