• 16 de agosto de 2023
  • 10 minutos

O que é negativado: saiba o que é e como evitar com o Ailos

10 minutos
O que é negativado: saiba o que é e como evitar com o Ailos

Saber o que é negativado deveria ser uma necessidade para todos os brasileiros. Especialmente, em um momento no qual 78,5% das famílias no país estão endividadas.

Sinal mais do que evidente de que uma conversa abrangente e profunda sobre o nome negativado deve acontecer.

E estamos aqui para auxiliar você nessa questão!

Preparamos um post que vai te ajudar a entender o que significa ter o nome negativado. E, claro, também vamos mostrar o que fazer para limpar um CPF negativado.

Boa leitura!

Aproveite e aprenda, também, tudo sobre educação financeira com o Ailos!

O que é negativado?

Pessoas físicas ou jurídicas com uma dívida pendente podem ficar negativadas. Isso acontece quando o débito em questão gera restrições ao CPF ou CNPJ.

Por isso, vale entender o que é negativado a partir dessa questão: nem toda conta atrasada negativa um indivíduo. Esse processo só tem início quando o credor inscreve o documento do responsável pela dívida nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC, entre outros. Algo que só pode ser feito a partir de 30 dias após identificado o débito.

Além disso, sempre ocorre uma notificação quando o consumidor é inserido nos órgãos de proteção ao crédito. Portanto, você saberá se o seu nome ficou sujo ou não.

Quais são as consequências da negativação?

Entender o que é negativado é um passo fundamental para cuidar ativamente da sua saúde financeira. Isso porque, o ato de cobrança de uma dívida pendente pode causar uma série de problemas ao indivíduo com o nome sujo.

Abaixo, destacamos os principais deles. Assim, você pode se planejar para não cair nesse tipo de armadilha financeira e, caso já se encontre nessa situação, pode aprender as melhores práticas para tirar esse obstáculo da sua vida.

Restrição de crédito

Esse se torna um verdadeiro problema difícil de solucionar. Afinal de contas, é natural que as pessoas recorram às ofertas de crédito para amenizar um apuro financeiro.

Só que, ao estar negativado, é muito mais desafiador fazer com que uma instituição financeira aprove a solicitação de crédito, como um empréstimo ou financiamento.

Sem falar que as próprias lojas com crediário, como é o caso de supermercados ou mesmo de lojas de departamento, podem se recusar a aprovar as solicitações de crédito.

Queda de score

Com isso, as poucas opções que se abrem para o consumidor negativado tendem a ser mais caras e com juros maiores. Afinal, o risco de conceder crédito para quem já é negativado é ainda maior.

Queda de score

O score de crédito é uma espécie de termômetro da sua reputação no mercado. A partir de consultas nos birôs de crédito, pessoas físicas e empresas conseguem visualizar as suas respectivas pontuações, que vai de 0 a 1.000. Esses números se traduzem da seguinte maneira:

  • score baixo é considerado para uma pontuação de 0 a 550;
  • score médio é considerado para uma pontuação de 551 a 700;
  • score alto é considerado para uma pontuação de de 700 a 1000.

E o que isso significa? Que quanto maior fora sua pontuação, mais fácil será a obtenção de crédito. Às vezes, com condições diferenciadas de pagamento, inclusive.

Por sua vez, uma queda no score de crédito dificulta a sua relação com instituições financeiras, pois o risco de inadimplência é proporcional ao score baixo.

Possibilidade de ser barrado em cargos públicos

Você sabia que os profissionais que pleiteiam um cargo público podem ter a aprovação barrada se estiverem negativados? Esse é, inclusive, um mecanismo de defesa presente na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Nesses casos, profissionais do setor financeiro podem até mesmo ser demitidos caso estejam com o nome sujo.

Como saber se um CPF está negativado?

A pesquisa para saber se um CPF está negativado pode ser feita gratuitamente. É apenas necessário que os interessados criem uma conta no site da Serasa.

Confira, abaixo, o passo a passo para fazer a sua consulta, agora que já aprendemos o que é negativado e quais são as consequências negativas disso:

  • acesse o site da Serasa;
  • crie uma conta ou acesse-a com os seus dados de acesso;
  • entre no sistema e pesquise pelo seu score de crédito.

Você também pode identificar quais são as dívidas pendentes no seu CPF. Mas vale lembrar, também, que a Serasa é apenas um de tantos outros birôs de crédito no país.

E o processo de pesquisa é rigorosamente similar em todos eles. Assim como a pontuação do score, então basta usar um deles não havendo necessidade de checar em todos os birôs.

O que é negativado: 7 dicas para evitar a negativação

Fez a sua pesquisa e suspirou de alívio em saber que não existem pendências financeiras no seu CPF ou CNPJ?

Ótimo! Mas não é motivo para negligenciar o cuidado com a sua saúde financeira. Afinal de contas, quanto mais cuidado você tiver com o cumprimento de prazos e seus respectivos pagamentos, melhor será o seu score de crédito.

O que deve conferir algumas vantagens diante da necessidade de solicitar crédito.

Por isso, reunimos algumas dicas que podem ser de grande ajuda para você evitar a negativação. Confira!

1. Consulte seu CPF e seu CNPJ regularmente

Lembra-se do passo a passo que ensinamos no tópico anterior? Torne isso um hábito, em sua rotina, para sempre estar por dentro da sua situação conforme a avaliação dos órgãos de crédito do mercado.

2. Faça e siga um planejamento financeiro

Organize sua vida financeira. Para isso, identifique suas fontes de renda, e respectivos valores, e compare-as com as suas despesas.

Além disso, anote as datas de vencimento das faturas para nunca perder um prazo.

Isso vai permitir que você analise onde ocorrem desperdícios e prejuízos e onde você pode poupar para alcançar seus objetivos.

3. Renegocie suas dívidas já existentes

3. Renegocie suas dívidas já existentes

Quem tem uma dívida aberta e já está (ou não) com o nome negativado pode recorrer a soluções práticas de solução. Uma delas é a renegociação da dívida.

E o processo pode ser mais simples do que você imagina. Basta entrar em contato com o credor e demonstrar interesse em liquidar o débito.

Leia também: quais dívidas pagar primeiro?

Para isso, você deve apresentar as suas condições para que a dívida seja facilmente encaixada em seu orçamento mensal.O que vai evitar que novas dívidas sejam criadas e que você se livre desse débito dentro do prazo estipulado.

4. Evite utilizar funções de crédito constantemente

O cartão de crédito deve ser usado com sabedoria. Afinal, a ideia de jogar uma compra para o mês seguinte é muito atrativa — mas o descuido em planejar as despesas do mês seguinte pode criar um grande problema financeiro.

Especialmente, porque o rotativo do cartão de crédito ou mesmo o cheque especial estão aí para ajudar o consumidor que não se preparou para o aumento das contas por conta do uso excessivo do cartão de crédito.

Só que tem uma questão-chave aqui: essas modalidades de crédito têm uma das taxas de juros mais altas de todo o mundo. O que pode inviabilizar a solução prática e rápida para livrar-se das dívidas.

5. Evite compras impulsivas

Se o cartão de crédito é perdição para uns, as compras impulsivas podem agravar ainda mais a situação. Afinal de contas, esse é um tipo de descontrole que costuma prejudicar o equilíbrio de renda e despesas e, consequentemente, abre margem de risco para a geração de dívidas.

Portanto, antes de adquirir algum serviço ou produto, pergunte-se: “eu preciso disso?”.

Se sim, avalie se a compra pode ser absorvida no orçamento do mês. Caso contrário, identifique maneiras de poupar, ao longo desse mês ou dos próximos (se pagar a prazo) para que o valor dessa compra possa ser inserido nas contas sem prejudicar a sua saúde financeira.

6. Invista em educação financeira

Educação financeira é um assunto ainda pouco falado no Brasil, infelizmente.

Mas você pode mudar essa estatística baixo começando a demonstrar interesse nisso. Pois é um caminho natural de aprendizagem e aperfeiçoamento. E, assim, você aprende a lidar melhor com o seu dinheiro, com as contas mensais e com o planejamento financeiro para objetivos de curto, médio e longo prazo.

Não sabe por onde começar? No blog do Ailos, você encontra as melhores dicas de educação financeira!

7. Registre suas contas no débito automático ou pague antecipadamente

É normal se confundir com datas e prazos, tendo tantas contas no dia a dia.

Mas nem tudo está perdido porque, hoje em dia, você pode cadastrar muitas contas no débito automático. Com um bom planejamento financeiro familiar, você só precisa se preocupar em ter crédito suficiente na conta bancária para que o débito ocorra sem imprevistos — como o uso do cheque especial.

Você também pode optar por pagar algumas prestações antecipadamente. Isso pode favorecer o seu score de crédito e certamente traz alívio ao planejamento das despesas do mês.

Perguntas frequentes sobre negativação

Você já sabe quase tudo sobre o que é negativado. Falta, ainda, conhecer as dúvidas mais frequentes sobre o assunto. Assim, vai ficar mais fácil lidar com a sua vida financeira sem que as armadilhas entrem no seu caminho.

Quanto tempo após o pagamento o nome é retirado da negativação?

Após a negativação e a resolução do problema, os credores têm um prazo específico para remover o nome dos birôs de crédito: até 5 dias úteis após realizado o acordo ou para iniciar o processo de liquidação do débito.

Como aumentar o score?

Como aumentar o score?

Existem maneiras variadas para aumentar o score de crédito. E, a seguir, vamos listar as principais para você se inspirar e aplicá-las no seu dia a dia, confira:

  • equilibre as contas. Nunca gaste mais do que o teto de sua renda mensal;
  • planeje-se para pagar as suas contas sempre em dia;
  • mantenha seu cadastro atualizado nas instituições financeiras;
  • renegocie as dívidas;
  • não fuja dos credores. Demonstre interesse em resolver eventuais pendências financeiras.

Saiba mais: aprenda como aumentar o seu score de crédito

Como funciona a negativação para CNPJ?

Quem pesquisa o que é negativado logo se depara com o processo de negativação de um CNPJ ou mesmo do CPF, que é o seguinte:

  • após 30 dias de pendência com um débito, as empresas incluem o CNPJ nos birôs de crédito;
  • uma notificação é enviada ao responsável pelo documento;
  • com o nome nos birôs de crédito, as restrições ao CNPJ já podem ser aplicadas.

Ou seja: esse pode ser um desafio e tanto para quem busca a manutenção de uma vida financeira balanceada e blindada contra riscos e imprevistos.

E podemos te ajudar em todas as etapas dessa jornada, sabia?

Aprenda mais sobre os benefícios da educação financeira com o Ailos!

Conclusão

“O que é negativado”: essa é uma dúvida comum e que afeta grande parte da população brasileira. Afinal de contas, esse é um termo aplicado a quem está com dívidas em aberto há mais de 30 dias, permitindo aos credores que o CPF ou CNPJ do inadimplente seja incluído nos birôs de crédito.

Isso, consequentemente, cria restrições de crédito no mercado, para esse indivíduo, o que pode ser um problema e tanto para melhorar a sua vida financeira.

Por isso, com educação financeira, você consegue evitar ou minimizar os riscos de se deparar com uma situação dessas. E conte com o Ailos para que você aprenda, continuamente, a lidar melhor com o seu patrimônio!

Veja no Youtube Ailos como funciona o empréstimo para negativados

neil-amanda.alves@ailos.coop.br

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: