• 9 de janeiro de 2024
  • 14 minutos

Como diversificar investimentos: dicas para a sua carteira

14 minutos
Como diversificar investimentos: dicas para a sua carteira

Você já deve saber a importância em não concentrar seus ativos financeiros em um só lugar, mas já aprendeu como diversificar investimentos?

Independentemente da sua resposta, nós recomendamos fortemente que você leia este artigo até o fim. Afinal, nos tópicos abaixo, reunimos dicas para quem já sabe por que diversificar investimentos e ainda acrescentamos um bê-á-bá com as principais orientações para quem ainda não sabe o que é a diversificação de investimentos.

Boa leitura!

Quer valorizar o seu patrimônio? Clique aqui para conhecer os investimentos Ailos!

O que é diversificação de investimentos?

Antes de pensar sobre por que diversificar investimentos, vamos explorar o seu conceito: nada mais é do que a distribuição do seu patrimônio em mais de um ativo financeiro. 

Esse é um equilíbrio importante para equilibrar o seu patrimônio com produtos de baixo risco e de riscos elevados. Algo que promove a segurança do seu dinheiro investido e também as possibilidade de ganhos ao longo do tempo e conforme os seus objetivos.

A importância em aprender como diversificar investimentos

Você, provavelmente, já ouviu alguém dizer que “não se coloca todos os ovos em uma só cesta”, certo? E essa máxima é bastante aplicada no mundo dos investimentos.

Pois pense assim: digamos que você tenha todo o seu patrimônio investido nas ações de um só lugar e que algo trágico aconteceu. Aí, essas ações foram significativamente desvalorizadas.

O que acontece com o seu dinheiro, então? Prejuízo, na certa, e que pode se consolidar se essa empresa não se recuperar em médio ou longo prazo ou se você tiver objetivos em curto prazo.

Por sua vez, a diversificação de investimentos permite que esse eventual prejuízo do exemplo acima seja menor. E mais: normalmente, existe uma certa forma de equilíbrio no mercado financeiro e quando um setor entra em crise, por exemplo, outro setor pode se beneficiar. E o seu equilíbrio no investimento de ativos pode permitir que a perda de um ativo seja compensada pelos ganhos em outros ativos que você tenha.

Ou seja: é importante ter um pouquinho investido em produtos e setores diferentes. Como resultado, você compensa perdas em ativos de diferentes riscos. Ou, em um cenário mais positivo, sua lucratividade pode ser potencializada se todos os ativos estiverem em alta.

Entenda melhor os pontos importantes da diversificação explorados a seguir.

1. Segurança

Como apontamos, não importa o seu perfil de investidor: a segurança do seu patrimônio é essencial para alcançar os seus objetivos.

E aprender como diversificar investimentos tem um papel elementar nesse processo. Afinal, qualquer perda de valor dos ativos pode ser compensada pela valorização de outros. Além disso, você pode explorar mais produtos que tenham riscos baixos, moderados e elevados com a consciência do quanto você pode ganhar e perder ao longo de determinado período.

2. Redução de riscos

Esse, talvez, seja um dos pontos mais alardeados sobre a importância em aprender como diversificar investimentos: o controle (e a redução) de riscos. Assim, você consegue explorar os diferenciais de ativos de renda fixa e de renda variável sem expor-se exageradamente aos riscos  de cada um deles.

A importância em aprender como diversificar investimentos

É um trabalho que envolve planejamento e estratégia porque suas escolhas devem ser refletidas, exclusivamente, no seu perfil de investidor e na busca dos seus objetivos.

3. Equilíbrio de investimentos

Pode ser tentador, ao analisar os ativos disponíveis do mercado, investir tudo nas opções com mais retorno. Só que, como você deve imaginar, o grau de lucratividade está intimamente ligado ao risco desse ativo.

Por isso, você deve primeiro considerar se as suas escolhas estão bem conectadas aos seus objetivos. Só que não é só isso: com equilíbrio, você pode blindar seu patrimônio contra riscos, perdas e imprevistos. E, gradativamente, seus objetivos financeiros são alcançados a partir de uma boa diversificação de investimentos.

4. Aumento da possibilidade de ganhos

Com equilíbrio, estratégia e planejamento, você pode identificar  oportunidades seguras que permitam o aumento da possibilidade de ganhos, sabia? E saber como diversificar investimentos é parte importante para isso.

Digamos, por exemplo, que o CDB (um ativo de renda fixa) esteja com o seu índice elevado e, assim, a oferta de ganhos é maior. Por sua vez, existem ativos de renda variável, acessíveis e com risco moderado, que estão oferecendo rendimentos mensais atrativos.

Nesse cenário, você não precisa (e nem deve) concentrar o seu patrimônio em uma só opção, mas em duas — ou mesmo mais.

Só é importante que você consiga, sempre, equilibrar o risco de cada ativo investido para que um eventual prejuízo seja devidamente compensado pelos outros ativos em sua carteira de investimentos.

5. Diferentes alternativas de liquidez

Você pode solicitar o resgate de um ativo a qualquer momento e pelos mais variados motivos. Uma emergência de saúde, por exemplo, pode fazer com que você necessite usar uma reserva de emergência para que o seu orçamento mensal não seja prejudicado.

E, aí, você deve contar com produtos financeiros que ofereçam baixa liquidez. E o que isso significa? Que, ao solicitar o resgate, você terá o dinheiro em sua conta rapidamente.

Atenção, apenas, para os ativos que você investe. Isso porque, alguns deles contam com riscos atrelados às solicitações antecipadas de resgate (antes do vencimento do ativo). E, aí, você pode se deparar com descontos e prejuízos, até, que vão impactar não apenas nos rendimentos, mas no seu patrimônio.

Como diversificar investimentos: 5 dicas Ailos

Deu para entender alguns dos bons motivos para diversificar investimentos? Como destacamos acima, isso tem tudo a ver com um alinhamento preciso entre suas necessidades e objetivos sem expor o seu patrimônio a riscos desnecessários.

Então, como isso pode ser realizado? Ao longo deste tópico, vamos explorar 5 dicas que consideramos essenciais para executar a diversificação de investimentos de maneira equilibrada e segura. Confira, e aprenda com as dicas do Ailos!

1. Compreenda qual é o seu perfil de investidor

O primeiro passo é, justamente, entender quem é você, no mercado financeiro, e quais são os seus objetivos. A partir disso, você consegue estabelecer um limite preciso sobre os riscos que deseja assumir, os diferentes tipos de investimentos que combinam com o seu momento e também o prazo máximo que você pode alcançar as suas metas.

Quais são os diferentes perfis de investidor?

E o que significa um perfil de investidor? Que, basicamente, você consegue entender a melhor maneira de abordar os produtos financeiros e investir com sabedoria para que os seus resultados sejam continuamente alcançados.

Além disso, é o diferencial para avaliar, com precisão, os riscos e se eles estão de acordo com os seus objetivos, necessidades e as características dos seus objetivos.

Quer saber mais a respeito disso? Temos um post completo que explica o que é um perfil de investidor e como descobrir o seu. Confira aqui!

A importância em aprender como diversificar investimentos

2. Defina seus objetivos

Objetivos: falamos muito disso, até aqui, e ainda vamos abordar a sua ideia ao longo do artigo. Especialmente, porque as suas metas estão totalmente conectadas com os produtos que você vai aportar seu patrimônio e entender como diversificar investimentos corretamente.

Um exemplo: deseja investir para ter uma aposentadoria tranquila? O sonho da casa própria pode ser alcançado com os rendimentos dos seus investimentos? Está em busca de independência financeira?

Cada um desses objetivos — e tantos outros — pode ser buscado com segurança, proteção e consistência se você aprende como diversificar investimentos. É o que auxilia na sua conquista com robustez e blindagem contra os imprevistos que podem surgir pelo caminho.

3. Escolha as classes dos seus ativos

Classes de ativos são aquelas em que definem os tipos e setores de cada produto financeiro. Além dos produtos de renda fixa e de renda variável, você ainda pode encontrar a segmentação desses mesmos produtos. Alguns exemplos:

Investimentos de renda fixa

  • CDB;
  • Tesouro Direto;
  • Letras de Câmbio do Agronegócio (LCA);
  • Letras de Câmbio Imobiliárias (LCI).

Investimentos de renda variável

  • FIIs (fundos de investimentos imobiliários);
  • ações;
  • Fundos de Investimentos.

Entre tantos outro ativos e produtos cujas classes devem estar em acordo com os seus objetivos e, logicamente, com o seu perfil de investidor.

4. Elabore a distribuição de sua carteira

Hora de selecionar os ativos e entender como cada um deles vai auxiliar na busca dos seus objetivos. Tenha em mente, então, quais ativos podem ser aplicados com o seu capital inicial e vá entendendo como usar o seu dinheiro poupado mensalmente para expandir e começar a diversificar investimentos nos meses seguintes até alcançar a quantidade desejada para a sua carteira.

5. Reavalie seus investimentos

Nada é fixo ou permanente no mundo dos investimentos. E isso vale, inclusive, para você que está entendendo como diversificar investimentos. Pois é natural que as suas decisões que tanto fizeram sentido hoje, podem perder a sua importância ao longo do tempo.

Como diversificar investimentos: 7 estratégias Ailos

E é por isso que você deve considerar, periodicamente, uma avaliação da posição de cada um dos seus ativos. Isso pode ser feito mensal, trimestral ou semestralmente. Mas, pelo menos, uma vez ao ano é essencial.

Como diversificar investimentos: 7 estratégias Ailos

Com os primeiros passos dados, vamos nos aprofundar no tema para entender como diversificar investimentos da maneira mais segura possível. Confira as estratégias que o Ailos selecionou para compartilhar com você.

1. Aposte na diversificação internacional

Isso pode servir especialmente para quem já começou a investir e conhece bem os ativos do mercado financeiro. 

A diversificação internacional é, também, uma forma mais arriscada de investimento Afinal, você está expondo o seu capital a mais riscos e às variações do mercado externo. E isso demanda mais estudo, análises e cuidados na hora de escolher os seus ativos.

Ainda assim, vale a pena se inteirar e aprender mais sobre os ativos internacionais, como:

  • Fundos de Índice globais (ETFs internacionais);
  • BDRs de multinacionais;
  • títulos de dívida estrangeira;
  • investimentos imobiliários do mercado no exterior.

2. Hedging

Hedging é uma estratégia aplicada para a redução de perdas em uma eventual queda de ativos do mercado. E como funciona: você opta pelo tipo de ação de hedging, como contratos futuros, swaps e tantos outros instrumentos financeiros.

Caso tenha pouco conhecimento sobre os termos e conceitos, uma dica nossa: conte com o auxílio de profissionais especializados. Consultores do mercado financeiro podem ajudar na estruturação para você diversificar investimentos e ter uma carteira sólida e muito bem alinhada com os seus objetivos.

3. Considere o investimento em imóveis

Existem diversas maneiras de investir no mercado imobiliário. Hoje, portanto, essas alternativas não se limitam à compra de um imóvel ou mesmo de um terreno com potencial de valorização.

Pelo contrário: você pode investir em imóveis com menos de R$ 10, atualmente, por meio dos fundos imobiliários, por exemplo. Essa opção, inclusive, gera rendimentos mensais aos seus investidores, o que é uma excelente maneira de construir a sua liberdade financeira.

Abaixo, resgatamos algumas alternativas para investir no mercado imobiliário:

  • LCI — sigla para Letras de Câmbio Imobiliário;
  • Fundos Imobiliários (FIIs);
  • CRIs — Certificados de Recebíveis Imobiliários.
Use os fundos de investimento

Fundos de investimento também são boas opções. O que apenas reforça a amplitude e variedade de alternativas para você entender como diversificar investimentos dentro de um setor tradicionalmente aquecido no cenário nacional.

4. Use os fundos de investimento

Os fundos de investimento acima citados tendem a ser opções vantajosas para quem conhece pouco do setor, em geral, mas gostaria de ter acesso a uma variedade maior de ativos simultaneamente.

Pois é exatamente isso oque propõe um fundo: trata-se de uma carteira pronta e diversificada, composta por diferentes classes de ativos, e você só precisa cumprir o valor mínimo para ingressar no fundo.

Esse fundo, inclusive, é gerido por uma administradora. Então, vale a pena conhecer todas as condições para participar de um desses fundos disponíveis no mercado. Confira, a seguir, alguns deles que podem ser encontrados com frequência:

  • Fundos de Renda Fixa;
  • Fundos Cambiais;
  • Fundos de Ações;
  • Fundos Multimercados.

5. Evite o risco de inflação

Existem ativos do mercado financeiro que se beneficiam dos momentos em que a inflação está elevada. É o caso dos imóveis e de commodities, entre outros.

Também existem os ativos que oferecem atrativos contra a inflação. Nesses casos, a recomendação para você diversificar investimentos ocorre por meio da escolha de produtos indexados ao IPCA. Assim, um eventual prejuízo em outros ativos é compensado com esses títulos indexados a outros índices do mercado financeiro.

6. Prepare-se para diferentes cenários econômicos

Quando ocorrem crises no mercado e a recessão econômica surge no horizonte, é bom ter um plano de contingência pensando na proteção contra a inflação. Ativos com risco maior, por sua vez, tendem a ser mais bem-vindos quando o crescimento da economia é perceptível. 

Ou seja: a diversificação de investimentos é uma poderosa arma para que a sua carteira continue gerando bons resultados independentemente do cenário econômico em que estivermos. Pois, afinal de contas, vale lembrar: nada vai durar para sempre. Então, um momento de crise é justamente isso, algo passageiro.

7. Conte com suporte especializado

Como já destacamos, você não precisa seguir por essa jornada de investimentos por conta própria, exclusivamente. Consultores, agências ou mesmo cooperativas como o Ailos podem orientar na escolha dos melhores ativos.

Inclusive, nossas soluções de ativos financeiros foram pensadas para se adaptar a diferentes perfis de investidor. Mas não se preocupe, porque falaremos sobre elas mais adiante neste artigo.

Como diversificar investimentos: exemplos de carteiras

Quer explorar algumas ideias de carteiras de investimentos de acordo com diferentes perfis? A gente vai te ajudar com isso. Basta acompanhar, abaixo, alguns exemplos que selecionamos para você entender como diversificar investimentos de acordo com os seus objetivos e necessidades, confira!

Exemplo de carteira diversificada para investidores iniciantes

Carteiras de iniciantes tendem a ter a menor exposição possível a riscos. Nesses casos, títulos públicos e ativos de renda fixa (como o Tesouro Direto e o CDB, entre outros) são boas alternativas.

Assim, você pode adquirir os títulos com prazos de acordo com os seus objetivos e, também, levando em consideração as peculiaridades em torno do resgate antecipado e até mesmo do pagamento de taxas e Imposto de Renda.

Exemplo de carteira diversificada para investidores conservadores

Investidores conservadores já deram os primeiros passos no mercado financeiro, mas ainda não querem uma exposição evidente a riscos do setor.

Por isso, vale a pena expandir a sua atuação dentro dos ativos de renda fixa, como é o caso das Letras de Câmbio (LCs) e também alguns fundos multimercado. No segundo caso, a apresentação aos riscos já é maior, pois ocorrem oscilações naturais dentro dos ativos presentes em cada fundo, mas são produtos geridos por especialistas. Então, você pode considerar que existe uma proteção maior contra diferentes cenários econômicos.

Exemplo de carteira diversificada para investidores moderados

Investidores moderados já estão em busca de uma rentabilidade para os seus investimentos. Ou seja: ativos que gerem rendimentos, mas sem o risco elevado de perdas nos títulos.

Nessas situações, você pode optar pela avaliação de ações consolidadas no mercado ou, até mesmo, nos já citados fundos imobiliários.

Exemplo de carteira diversificada para investidores arrojados

A proporção de ativos de renda fixa e de renda variável (que têm mais riscos) é significativa, no perfil de investidores arrojados. Isso porque, os riscos e ameaças são mais conhecidos e os investidores estão preparados para essas oscilações e, até mesmo, perdas no processo.

Contudo, os ganhos tendem a ser maiores e mais rápidos do que acontece em uma carteira segura em ativos de renda fixa, por exemplo.

É, como já mencionamos, uma questão de planejamento, disciplina e estratégia. Por isso, sempre tenha o auxílio especializado (e necessário) caso você esteja pensando em expandir a sua atuação no mercado, mas ainda não tem total segurança para lidar com esses ativos por conta própria.

Entenda como diversificar investimentos com as opções Ailos!

Viu como dá para diversificar investimentos e, ainda assim, encontrar segurança e alinhamento com os seus objetivos.

Pois saiba que dá para ficar ainda melhor. Com os produtos financeiros Ailos, você encontra auxílio especializado e a melhor composição de ativos para você identificar as melhores alternativas de acordo com o seu perfil de investidor.

Veja as opções de investimento para você:

  • aplicações financeiras pós-fixadas e pré-fixadas (CDI e IPCA);
  • poupança e aplicação programada;
  • cotas capital — você é quem determina o valor que será investido mensalmente no seu Capital Social.

Dê o primeiro passo! Conheça, aqui, as soluções de investimentos do Ailos!

Conclusão

Explicamos, neste post, como diversificar investimentos. Começamos por explicar que a estratégia é fundamental para agregar mais segurança e proteção ao seu patrimônio. E mais: é uma ação planejada que vai contribuir, gradativamente, para a conquista dos seus principais objetivos financeiros.

E falamos, por fim, em como o Ailos pode te ajudar nessa missão. Tire suas dúvidas com a nossa equipe, conheça os produtos financeiros Ailos e comece, hoje mesmo, a sua trajetória de sucesso no mundo dos investimentos!

Dê o primeiro passo no mundo dos investimentos. Veja dicas no Youtube Ailos

neil-amanda.alves@ailos.coop.br

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: