• 3 de fevereiro de 2023
  • 11 minutos

Risco de investimento: o que é e como gerenciar?

11 minutos

Se você é um investidor, ou deseja investir, certamente já deve ter escutado sobre o risco de investimento. Esse é um dos maiores desafios dos investidores brasileiros. 

O risco de investimento é a possibilidade de perda financeira associada a um investimento. Isso acontece pelo simples fato de que um ativo ou uma estratégia de investimento é incerta e pode ser diretamente afetado por fatores econômicos, políticos e outros. 

Ou seja, quanto maior o potencial de retorno de um investimento, maior o risco associado a ele. Portanto, é importante os investidores entenderem os riscos associados aos investimentos. 

Todos os investimentos possuem um certo grau de risco, ou seja, não existe risco zero no mercado financeiro. No entanto, o risco está diretamente relacionado à possibilidade de retorno. 

Para você se atentar melhor em seus investimentos, o Ailos, neste artigo, te explicará detalhadamente sobre os riscos de investimento e como gerenciá-los. 

Se você deseja ter um melhor gerenciamento dos seus investimentos, conte com o Ailos! Oferecemos o melhor suporte para o alavancamento do seu patrimônio!

O que podemos entender por risco financeiro?

O risco financeiro é nada mais do que a probabilidade da perda financeira decorrente de flutuações negativas de preços de ativos, mudanças nas taxas de juros, instabilidade econômica e outros imprevistos. 

As improbabilidades podem afetar diretamente o valor dos investimentos, como ações, títulos, imóveis e outros ativos financeiros. 

O risco financeiro faz com que o investidor sofra prejuízos com seu dinheiro, especialmente em operações ou transações financeiras (investimento). 

Ou seja, quanto maior a chance de risco financeiro nos investimentos, maiores são as chances de ter possíveis perdas. 

Pelo fato de existir diversas oportunidades disponíveis no mercado financeiro, o risco financeiro nunca será igual. Isso porque existem diferentes classificações. 

Existem investimentos sem risco?

Em suma, não existem investimentos sem riscos financeiros. Como dito anteriormente, todos os investimentos possuem algum grau de risco. 

Até mesmo os investimentos que são considerados tradicionalmente seguros, como títulos de Tesouro, podem ter algum risco de perda financeira se as taxas de juros aumentarem. 

Porém, existem alguns investimentos que podem ser menos arriscados do que outros, essenciais para investidores com perfil conservador. 

No entanto, é necessário compreender os riscos associados para cada tipo de investimento e avaliar se eles realmente são adequados ao seu perfil de investidor. 

Quais são os perfis de risco do investidor?

Conhecendo o seu perfil de investidor, é possível saber exatamente o nível de risco que está disposto a correr. Além de saber os investimentos certos para sua carteira. 

Atualmente, existem três tipos de perfis de investidor, sendo eles: o conservador, o moderado e o agressivo. Cada um possui um grau de risco financeiro. 

Para você entender melhor sobre o risco financeiro de cada um, o Ailos separou uma pequena explicação sobre eles. Veja abaixo! 

Conservador

Como já diz o nome, o perfil conservador é aquele investidor que está evitando qualquer tipo de risco, ou seja, conservando o seu patrimônio. 

Geralmente, esse perfil não prioriza uma alta rentabilidade de suas aplicações em curto prazo. O retorno financeiro está atrelado, geralmente, ao longo e médio prazo. 

Em geral, investimentos como Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letras Financeiras, Tesouro Direto, fundos de renda fixa e ações de empresas consolidadas são muito procurados por investidores conservadores. 

Moderado

O investidor moderado é aquele que não vê muitos problemas em arriscar nas aplicações, mas, ao mesmo tempo, faz o possível para conservá-las. 

Ou seja, esse perfil opta por escolher investimentos que possuem alta rentabilidade, mas não têm tantos riscos financeiros. 

Portanto, investimentos como o Tesouro Selic, o IPCA, Pré-fixado, as Debêntures, o CDB, as Letras de crédito (LCI/LCA) e as Letras de Câmbio são altamente procurados por investidores moderados. 

Arrojado

Por fim, temos o investidor arrojado, ou agressivo. Esse perfil é nada mais do que o investidor que não tem medo de arriscar em suas aplicações financeiras. 

Ou seja, ele está disposto a enfrentar qualquer tipo de risco financeiro. Esse perfil se aplica em investimentos que possuem alta rentabilidade em curto e médio prazo. 

Por isso, seus interesses são ações, fundos de ações e derivativos, além de multimercados com investimentos de renda variável e mecanismos de alavancagem. Geralmente, esses investidores já possuem um grande conhecimento no mercado financeiro. 

Quais são os principais riscos enfrentados por um investidor?

Agora que você já sabe os tipos de perfis de investimentos, também existem os tipos de risco que cada investidor pode passar. 

Em geral, existem cinco tipos de riscos financeiros, atrelados ao mercado, crédito, liquidez, operacionalidade e legalidade das movimentações. 

É muito importante você conhecer todos os tipos de riscos para saber em qual momento você está em suas aplicações. Veja abaixo uma explicação sobre cada tipo de risco! 

Risco de mercado 

Quando falamos sobre risco de investimentos, é inevitável não pensarmos nas chances de falha no rendimento das aplicações. Esse é o famoso risco de mercado. 

Ele está principalmente atrelado à volatilidade da cotação do mercado, preço ou rendimento de um ativo ao longo do tempo. 

Por exemplo, imagine que um investidor compre os títulos do Tesouro Selic crendo que as taxas de juros subam nos próximos anos. 

Caso a Selic, na verdade, cair, ele não conseguirá alcançar a rentabilidade esperada. Ou seja, ele foi prejudicado com o risco de mercado. 

Risco de liquidez

O risco de liquidez é a improbabilidade do investidor não conseguir capitalizar o seu dinheiro quando necessário. 

Ou seja, é o perigo de não conseguir resgatar o seu próprio dinheiro. Um exemplo disso está relacionado à propriedade de um imóvel, onde a venda pode levar anos para ser concretizada. 

Para diminuir o risco de liquidez é necessário adquirir investimentos com um percentual maior de alta liquidez em sua carteira. 

Risco de crédito 

O risco de crédito acontece quando uma instituição não devolve o capital aplicado pelos seus acionistas. Ou seja, podemos chamá-lo de “calote”. 

Por exemplo, quando uma empresa não honra com seus pagamentos de debêntures, ou quando um banco entra em falência e não permite o resgate dos saldos em caderneta de poupança

Vale ressaltar que nem mesmo a aplicação em poupança é um investimento livre de riscos. Quando a poupança rende abaixo da inflação, por exemplo, ele pode ter um risco de mercado. 

Risco legal 

O risco legal é nada mais do que quando um investidor realiza suas aplicações por meio de agentes não autorizados, realizando operações sem o conhecimento da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

No entanto, esse risco é mais comum fora dos grandes centros, quando os investidores, especialmente iniciantes, são atraídos por pessoas que se passam por assessores de investimentos, prometendo retornos fora de contexto do mercado. 

Risco operacional

O risco operacional é quando acontece alguma falha técnica em uma operação ou até mesmo uma eventual fraude. Porém, esse perigo é considerado pequeno. 

Isso porque, atualmente, existe uma grande fiscalização do mercado e tecnologia de ponta nas operações na Bolsa de Valores e outros investimentos. 

O risco operacional acontece quando o investidor precisa solicitar o resgate, mas o Home Broker da corretora não está funcionando. 

Ou até mesmo quando o investidor enviar uma ordem de compra de um CDB, mas sua requisição não é processada. 

Como reduzir e gerenciar um risco de investimento?

Apesar de todos os investimentos terem um pequeno risco financeiro, existem maneiras e estratégias para gerenciar os possíveis riscos dos investimentos. 

Você pode minimizá-los sozinho, ou, se for novo no mercado financeiro, é recomendável que procure a ajuda de um especialista ou corretora. 

No entanto, existem maneiras simples de reduzir e gerenciar um risco de investimento. Separamos as melhores dicas para você evitar possíveis prejuízos em seu patrimônio. Veja a seguir! 

Estude o mercado financeiro 

O primeiro passo a se tomar para evitar os riscos em seus investimentos é estudar profundamente o mercado financeiro. 

Isso porque, investir, envolve diversos conceitos e estratégias para evitar o prejuízo financeiro e alavancar o patrimônio. 

Ao estudar o mercado financeiro, você consegue tomar decisões informadas sobre seus investimentos e minimizar os riscos de perdas financeiras. 

Com isso, você pode compreender os conceitos básicos de investimentos, como diversificação, gestão de risco e análise de dados financeiros. 

Além disso, é muito importante acompanhar as tendências econômicas, políticas e regulamentares. 

Crie uma carteira diversificada 

Uma estratégia perfeita para evitar os riscos de investimentos é criar uma carteira diversificada. 

De início pode ser complexo, mas com a ajuda profissional adequada, você consegue distribuir suas aplicações em vários investimentos. 

Você pode aplicar seus recursos em diferentes tipos de ativos, como ações, títulos, imóveis e outros, com a finalidade de reduzir a exposição a qualquer risco individual. 

Além disso, é muito importante você considerar a diversificação geográfica e setorial para evitar ser afetado por problemas econômicos ou industriais locais. 

Procure apoio especializado 

Realizar investimentos no mercado financeiro pode ser uma ótima alternativa para alavancar o seu patrimônio a longo prazo. 

No entanto, é importante ressaltar que todo o investimento está vulnerável a possíveis riscos financeiros, tanto pequenos quanto significativos. 

Por esse motivo, é muito importante buscar apoio especializado antes de tomar qualquer decisão de investimento. 

Isso porque um profissional de investimentos poderá ajudá-lo a identificar os possíveis riscos da sua aplicação e avaliar as opções de investimento disponíveis, considerando suas metas financeiras e o seu perfil de risco. 

Além disso, eles também podem fornecer um aconselhamento sobre a diversificação de carteiras, que é uma ótima estratégia para mitigar os riscos de investimentos. 

Por outro lado, o especialista também poderá ajudá-lo a monitorar as posições de investimento e a reagir rapidamente às mudanças no mercado financeiro, buscando garantir que suas metas financeiras sejam alcançadas. 

Em suma, buscar uma ajuda profissional, como um especialista ou corretora, é uma maneira eficaz de diminuir os riscos de investimento e ajudar a alcançar suas metas. 

Quais são as principais métricas para avaliar um risco de investimento?

Sabia que existem maneiras de avaliar um risco de investimento antes mesmo dele acontecer? Isso mesmo! Com as ferramentas certas, você consegue proteger suas aplicações. 

No entanto, é válido ressaltar que, provavelmente, você pode precisar da ajuda de um profissional para realizar as métricas de risco de um investimento. 

Isso porque os conceitos podem ser um pouco complexo de entender e uma “mãozinha amiga” sempre será bem-vinda. Veja abaixo as principais métricas para avaliar um risco de investimento:

  • Volatilidade: Você deve medir a variação dos preços de um ativo ao longo do tempo; 
  • Beta: Ferramenta que mede a volatilidade de um ativo em comparação ao mercado; 
  • Value-at-Risk (VaR): Quantifica o risco de perda financeira de um investimento em um determinado nível de confiança; 
  • Drawdown: Mede a perda máxima sofrida por um investimento em relação ao seu valor máximo;
  • Sharpe Ratio: Avalia o desempenho de um investimento em comparação com o risco tomado; 
  • índice de Treynor: Mede o desempenho de um investimento em relação ao risco considerando apenas o risco sistêmico (beta). 

Essas métricas são de extrema importância para dar suporte na avaliação do risco de um investimento e, principalmente, na tomada de decisão. 

Porém, é importante ressaltar que não existe somente uma métrica que seja aprorieada para todos os investimentos. 

Por isso, a avaliação do risco de um investimento deve ser ampla, incluindo a avaliação dos fundamentos do ativos e de suas condições. 

Ailos e educação financeira para os seus investimentos

A educação financeira é muito importante para você entender os conceitos financeiros básicos dos investimentos, como juros compostos, risco e retorno e como eles se relacionam com suas finanças pessoais

Isso ajuda com que as pessoas tomem decisões com base no conhecimento e, assim, alcançar seus objetivos financeiros de longo prazo, como a poupança para aposentadoria e investimentos em ativos financeiros. 

Além disso, a educação financeira também ajuda a desenvolver habilidades para gerenciar as finanças de maneira responsável e evitar dívidas desnecessárias e outros problemas financeiros. 

Ou seja, a educação financeira é crucial para o sucesso dos investimentos, pois permite que as pessoas entendam os conceitos básicos dos investimentos, as diferentes opções de investimentos disponíveis e suas as consequências de suas escolhas. 

Se você deseja ter um apoio confiável e seguro na gestão financeira dos seus investimentos, conte com o Ailos. Oferecemos todo o auxílio necessário com nossas soluções para você alavancar seu patrimônio! 

Conclusão 

Agora já é possível compreender que todos os investimentos envolvem riscos, mesmo que mínimos. O grau de vulnerabilidade depende de fatores de cada tipo de investimento. 

Além disso, também envolve fatores do tempo de investimento e até mesmo o perfil de risco do investidor. Por isso, é importante que você compreenda os tipos de riscos para cada investimento antes de tomar qualquer decisão. 

Ou seja, equilibre o potencial de retorno com o nível de risco aceitável ao escolher seus investimentos. Além disso, não se esqueça de diversificar sua carteira de investimentos para minimizar os riscos. 

Leia também - Inclusão financeira: saiba o que é e como fazer corretamente

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: