Dicas práticas para incentivar a educação financeira na infância

Saiba como incentivar a educação financeira das crianças com dicas práticas (e divertidas) para que elas aprendam brincando.
Conteúdo
    Add a header to begin generating the table of contents
    Receba conteúdos exclusivos
    Compartilhar post:

    As crianças de hoje são os adultos de amanhã. Ensinar desde pequeno a importância do dinheiro, da poupança e dos investimentos auxilia na criação de adultos mais conscientes. Neste post, vamos te dar dicas práticas para incentivar a educação financeira na infância de forma divertida e lúdica!

    A educação financeira é um dos principais aprendizados que as crianças vão precisar na sua vida adulta. E quando falamos em educação financeira, não se trata de apenas conseguir gastar menos do que se ganha. A educação financeira envolve também a capacidade de se planejar e de executar planos, saber investir, poupar dinheiro e principalmente, usá-lo com responsabilidade. Por isso é tão importante incentivar que as crianças cuidem e façam a gestão do próprio dinheiro desde pequenas.

    Educação financeira desde a infância é importante e é importante para que desde cedo as crianças:

    • Desenvolvam uma relação saudável com o dinheiro;
    • Entendam que existe uma relação de troca do nosso tempo (trabalho) pelo dinheiro;
    • Tornem-se adultos mais seguros diante de suas escolhas financeiras;
    • Incorporem isso no seu dia a dia de forma natural, como outro assunto qualquer;
    • Tenham um canal aberto de comunicação sobre o tema;

    05 maneiras de incentivar a educação financeira na infância

    1.  Dê um cofrinho

    Dê um cofrinho para que a criança tenha onde guardar dinheiro. Essa é uma dica que vale também para crianças bem pequenas, quando elas gostam de juntar moedas sem se dar conta do valor de cada uma.

    Explique que é importante poupar dinheiro e, juntos, decidam uma data para abrir o cofrinho e dar um bom uso para o dinheiro acumulado.

    2.  Faça pagamentos e ensine gestão do dinheiro

    Mesada, semanada ou quinzenada. O nome e a frequência variam de acordo com a idade da criança. O recomendado é que crianças mais novas não recebam todo o dinheiro de uma vez, pois são mais impulsivas e não têm noção de tempo.

    O importante é a criança entender que o dinheiro deve durar, pelo menos, até determinada data, que é quando ela receberá outra quantia novamente.

    Uma coisa que também é muito legal é incentivar que a criança consiga comprar aquele brinquedo ou presente que tanto deseja com o próprio dinheiro e ajudá-la a poupar até atingir a própria meta.

    3.  Estabeleça metas de curto e médio prazo

    O dinheiro já está na mão e tem lugar para ficar guardado, agora é preciso decidir o que será feito com ele. Ensine a criança a necessidade de poupar uma quantia de todo pagamento que ela receber para atingir algum objetivo importante.

    Primeiro, pergunte o que ela gostaria de fazer com o dinheiro. Depois, ensine que é preciso anotar o montante que será necessário e a calcular em quanto tempo ele será juntado. Por exemplo, se a criança ganha R $10 por semana e quer um brinquedo que custa R $50, ela precisará poupar todo o dinheiro durante 5 semanas ou uma quantidade menor durante mais tempo.

    4.  Incentive o empreendedorismo

    Algumas crianças adoram vender objetos, brinquedos, revistinhas e tudo o que puderem para os amigos e colegas de classe! Se o seu filho tiver este espírito empreendedor, estimule-o! Mais importante do que a quantia de dinheiro adquirida, é o aprendizado e a postura de fazer algo para mudar determinada situação.

    5.  Ensine a doar

    Essa dica tem tudo a ver com os nossos princípios cooperativistas também. A doação, além de fazer o bem, neste caso, funciona como um aprendizado para não acumular objetos, roupas e brinquedos, que podem ter um uso melhor do que ficar no fundo do armário. Esse hábito evita que a criança se torne um adulto egoísta e consumista, que junta sem necessidade e não sabe dividir. Mostre à criança quem irá se beneficiar da doação feita por ela e diga que essa ação terá valor e impacto positivo na vida de outra pessoa.

    Conheça os Ailogs: a turminha do Ailos!

    Os Ailogs chegaram ao Sistema Ailos com a missão de ensinarem sobre cooperativismo e educação financeira de uma forma divertida e pedagógica para as nossas crianças. Visite a página oficial e confira os conteúdos especiais e interativos preparados para os pequenos.

    1 comentário em “Dicas práticas para incentivar a educação financeira na infância”

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Rolar para cima
    Pular para o conteúdo