• 11 de maio de 2023
  • 10 minutos

Requisitos para financiar imóvel: conheça os 3 principais!

10 minutos
Requisitos para financiar imóvel: conheça os 3 principais!

O número de uma pesquisa — ainda que não desperte muita surpresa nos brasileiros — recente é expressivo: quase 85% da população considera o Brasil um país muito burocrático. Mas existe um jeito fácil de livrar-se desse excesso que alonga algumas solicitações que têm bastante peso na vida de uma pessoa. Por exemplo: conhecendo quais são os requisitos para financiar um imóvel.

Com esse tipo de conhecimento já passado a limpo, você se antecipa, evita riscos e problemas que costumeiramente tendem a prolongar a conclusão do processo.

E é o que pretendemos fazer para te ajudar com este artigo. Siga com a leitura dos tópicos abaixo e aprenda conosco quais são os principais requisitos para financiar um imóvel!

Está em busca de crédito fácil? Conheça o financiamento Ailos!

O que é e como funciona um financiamento de imóvel?

Para entender quais são os requisitos para financiar imóvel, temos, primeiro, que voltar ao básico da questão: você sabe o que é financiamento?

Talvez, sim. Afinal de contas, cerca de 70% dos brasileiros já vivem em um imóvel financiado. É a forma mais popular, inclusive, de obter crédito com instituições financeiras para realizar aquisições de elevado valor, como um imóvel ou veículo.

Para tanto, essas empresas oferecem parcelas que se estendem por décadas, até. Não à toa, é um compromisso de longo prazo e que facilita a realização de muitos sonhos dos brasileiros.

E como funciona o financiamento de imóvel?

Ao fazer sua pesquisa com as melhores instituições do ramo, você encaminha a documentação exigida e, estando tudo certo, assina um contrato. Nele, vão constar:

  • o valor total a ser pago (contando taxas e juros);
  • obrigações, responsabilidades, direitos e deveres de ambas as partes;
  • as parcelas;
  • eventuais sanções diante de alguma infração do contrato.

Entre todas as outras informações necessárias para garantir transparência e comprometimento da instituição e do requerente.

Não é por menos que existem alguns requisitos para financiar imóvel: trata-se de um grande investimento e envolto em riscos para os dois lados.

Quais os principais tipos de financiamento imobiliário?

Existe muita oferta de financiamento de imóvel no mercado financeiro, atualmente. Mas, essencialmente, os créditos oferecidos vão girar em torno de três possibilidades de contratação. Confira quais são, a seguir!

Financiamento direto com a construtora

Você sabia que dá para financiar um imóvel direto com a construtora do empreendimento que você pretende chamar de lar?

Mas, como é de praxe, lembre-se de analisar as condições previstas em contrato. Por meio dessa avaliação, você sabe exatamente quais são as condições propostas, o custo total e se esses itens estão de acordo com os seus objetivos e necessidades.

A melhor parte é que, geralmente, as construtoras costumam ser bastante flexíveis com essas condições. Afinal de contas, esse é um trunfo e tanto para finalizar uma venda.

SFH (Sistema Financeiro de Habitação)

Já o SFH (Sistema Financeiro de Habitação) é outro tipo de financiamento imobiliário, e que conta com o uso de recursos do FGTS e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE).

Confira, a seguir, quais são as características mais evidentes do SFH:

  • o valor máximo do imóvel a ser financiado deve ser de até R$ 1,5 milhão;
  • o financiamento deve corresponder a, no máximo, 80% do valor do imóvel;
  • as parcelas não podem comprometer mais do que 30% da renda bruta do solicitante; 
  • o documento só pode ser firmado em imóveis residenciais e urbanos, e desde que tenham registro no Cartório de Registro de Imóveis;
  • o FGTS só pode ser usado se o benefício não foi usado para financiamento ou construção nos últimos três anos;
  • o prazo máximo para quitar o financiamento é de 35 anos.

Também é importante destacar que é por meio dessa modalidade que o programa governamental de financiamento de imóvel com renda baixa acontece: o Minha Casa Minha Vida.

SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário)

Se o SFH é o modelo mais popular, atualmente, o SFI acabou por ser elaborado como uma evolução do outro tipo de financiamento. 

Criado em 1997, o Sistema de Financiamento Imobiliário oferece mais opções para o consumidor. Especialmente, para ir além dos limites estipulados pelo SFH.

Assim, o SFI se torna mais comum para o financiamento de imóveis de luxo. Ou, ainda, com o objetivo de ser uma fonte de investimento. Isso porque, esse tipo de financiamento:

  • não tem limite para financiar o móvel;
  • o crédito oferecido pode ser de até 90% do preço do imóvel;
  • não possui limite de renda que pode ser comprometida com as parcelas;
  • pode ser contratado por pessoas físicas e pessoas jurídicas;
  • não pode ser usado em conjunto com o FGTS.

Por sua vez, o prazo máximo de quitação das parcelas é igual ao SFH: até 35 anos.

Requisitos para financiar imóvel: quais as vantagens do financiamento?

Há quem tema um compromisso de décadas de parcelas, mas a verdade é que existem algumas vantagens no financiamento.

Por exemplo: o dinheiro, assim que aprovado, é rapidamente depositado para a compra do imóvel. E assim, tão subitamente, você tem uma propriedade em seu nome.

Mas existem, ainda, outros pontos positivos que podem ser observados, confira quais são!

Quais os principais tipos de financiamento imobiliário?

Segurança

Isso pouca gente sabe: durante o financiamento imobiliário, o contrato prevê algumas garantias e seguros, até, para visar o cuidado pleno da sua propriedade ao longo da vigência do contrato.

Vale sempre a pena avaliar se existe (e o que conta) de proteção e seguro no seu contrato de financiamento.

Possibilidade de liquidar valores antecipadamente

Se você é uma dessas pessoas que treme e tem calafrios só de pensar em parcelas acompanhando você ao longo de algumas décadas, há uma saída.

E ela consiste na possibilidade de liquidar os valores antecipadamente caso você receba um valor que pode ser usado para esse propósito.

Digamos, por exemplo, uma herança. Assim, se você tiver o interesse, pode antecipar algumas parcelas restantes (ou todas elas).

Quer saber mais como funciona essa prática? Aproveite para dar uma conferida, após esta leitura, em nosso texto que ensina como quitar um financiamento!

Condições acessíveis

Mostramos, anteriormente, que existem diferentes tipos de financiamentos. E, com isso, fica mais fácil identificar o modelo mais adequado para o seu perfil.

O que inclui a praticidade de identificar condições acessíveis para que as parcelas não prejudiquem o equilíbrio da sua renda e despesas.

Baixas taxas de juros

Esse é um destaque essencial para famílias enquadradas como baixa renda pelo governo. Isso porque, as condições são ainda mais convenientes quando os solicitantes optam pelos programas governamentais, como é o caso do Minha Casa, Minha Vida (antigo Casa Verde e Amarela).

Fim do aluguel

Vamos falar francamente, aqui? Se você encontrar excelentes condições e parcelas, não é melhor usar o dinheiro mensalmente para quitá-las, em vez de continuar pagando aluguel?

Se a casa própria é um sonho seu, é importante fazer as contas para entender se existem parcelas que se adaptam ao seu bolso. 

Dessa maneira, o valor mensal gasto vai todinho para a quitação do imóvel. Enquanto isso, no aluguel, você só garante a manutenção de mais um mês vivendo naquela propriedade.

Leia também: conheça cursos de educação financeira

Quais são os requisitos para financiar imóvel?

Hora, então, de enfim responder à pergunta que ilustra o título deste artigo: quais são os requisitos para financiar um imóvel? A seguir, listamos para você os principais!

1. Idade

Basicamente, todo brasileiro (ou naturalizado) que seja emancipado ou maior de 18 anos podem solicitar um financiamento de imóvel.

Quais são os requisitos para financiar imóvel?

2. Comprovar renda

A comprovação de renda é uma exigência para a aprovação de um financiamento imobiliário. Além disso, o solicitante deve ter, pelo menos, 3 anos de trabalho com carteira assinada.

3. Não ter débitos no nome

O score de crédito é muito importante em um financiamento de imóvel. Mas é ainda mais relevante que você não tenha débitos no seu nome ao solicitar crédito para instituições financeiras. Pois isso vai servir de parâmetro de análise para entender o risco de conceder esse dinheiro para você.

Caso essa seja a sua situação, neste momento, aproveite para entender mais sobre educação financeira e descubra como se planejar para quitar determinadas dívidas primeiro.

Quais são os documentos para financiamento imobiliário?

Ainda que existam documentos em comum entre as instituições, ao montar o contrato do financiamento imobiliário, a quantidade e variedade deles pode diferir entre empresas.

Mas, como destacamos, existem elementos em comum, geralmente. Descubra quais deles tendem a ser os mais solicitados por instituições financeiras:

  • documento de identidade, como RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou documentos profissionais (como é o caso do CREA, de um CRM ou da OAB);
  • comprovante de estado civil (como certidão de nascimento, para solteiros, ou de casamento).
  • comprovante de endereço — recente, de preferência;
  • certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais;
  • Declaração do Imposto de Renda;
  • extrato do FGTS;
  • Carteira de Trabalho;
  • comprovante de renda.
Requisitos para financiar imóvel: como pedir um financiamento?

Algo que podemos já apontar como diferente, no caso de profissionais autônomos, é que a documentação profissional não é a mesma. Para essa categoria, entre os requisitos para financiar ióvel está a apresentação do Decore, documento que atesta o rendimento do trabalhador e que é emitido por um contador para obter validade oficial

Requisitos para financiar imóvel: como pedir um financiamento?

Digamos, então, que você cumpre todos os requisitos para financiar imóvel e que a documentação exigida não é um problema.

Como proceder, então, para pedir um financiamento?

Primeiro, pesquise as instituições financeiras que oferecem as melhores condições. Lembre-se que isso afeta diretamente o seu bolso em médio ou longo prazo e, por isso, deve ser uma decisão muito bem alinhada com o seu perfil.

Além disso, ao entrar em contato com uma instituição financeira para obter a aprovação para o crédito solicitado, uma análise de crédito deve ser feita.

Lembra-se que citamos a importância do score de crédito? É isso que faz as empresas considerarem os riscos de obterem o valor concedido (e os eventuais juros) de volta.

Uma vez que a análise foi concluída — e com sucesso —, você revê as condições previstas no contrato e assina-o. Estando tudo em ordem, você vai receber o pagamento em pouco tempo.

E vale destacar, ainda, que um pedido negado só significa um atraso na realização do seu sonho de compra da casa própria. E sabe por quê? Porque você sempre pode fazer um novo pedido.

Mas é necessário destacar: cabe entender o motivo para a recusa. Afinal de contas, se o problema não for solucionado, você dificilmente vai cumprir todos os requisitos para financiar imóvel, tendo os futuros pedidos também negados.

Empréstimos e financiamentos Ailos

Já cumpriu os requisitos para financiar um imóvel e, agora, está em busca de boas oportunidades de crédito?

Então, convidamos você a conhecer os produtos de financiamento do Ailos!

Por aqui, você encontra algumas das menores taxas e juros do mercado. E mais: a gente entende suas necessidades e queremos, muito, fazer parte da conquista dos seus objetivos.

Isso faz com que a gente flexibilize bastante a proposta para que você se aproxime, cada vez mais, das suas metas.

Conheça o financiamento Ailos, aqui!

Conclusão

Apontamos três dos principais requisitos para financiar um imóvel. A partir disso, destacamos todo o processo de solicitação para instituições financeiras.

Assim, esperamos que você tenha compreendido o que é necessário para obter a aprovação dessas empresas. O que vai favorecer a conquista do sonho da casa própria, enfim! Conte conosco para isso!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: