• 11 de outubro de 2022
  • 7 minutos

Livros sobre cooperativismo: conheça os melhores títulos agora!

7 minutos

Apesar da crescente popularidade e do aumento da representação em diferentes setores do mercado, o cooperativismo ainda não é conhecido por grande parte da sociedade. 

Felizmente, existem inúmeros livros sobre cooperativismo que detalham o assunto. Seja para quem está começando a se interessar pelo tema ou quem deseja aprofundar seus conhecimentos. 

Quer saber quais são os melhores livros publicados sobre o conceito de cooperativismo? Acompanhe o conteúdo a seguir!

Conheça a Ailos e entenda tudo sobre o cooperativismo e as vantagens de ser um cooperado!

Quais são os 7 princípios de cooperativismo?

Da mesma forma que outros sistemas, o cooperativismo atua com base em 7 princípios. Confira cada um deles a seguir.

1. Adesão livre e voluntária

Cooperativas são organizações voluntárias, que devem aceitar qualquer pessoa apta a utilizar seus serviços, assumir suas responsabilidades, sem discriminações de gênero, classe social, racial, política ou religiosa. 

2. Gestão democrática

Cooperativas são organizações geridas por seus membros, que participam ativamente das tomadas de decisões e formulações políticas. Ou seja, é um sistema democrático. Todos os cooperados têm o poder de um voto — 1 membro = 1 voto.

3. Participação econômica de todos os membros

Os cooperados contribuem de forma equitativa para o capital da cooperativa. Parte desse capital é propriedade comum da cooperativa. Como condição da adesão, os cooperados recebem uma remuneração, se houver. 

4. Autonomia e independência

Cooperativas são organizações independentes, de ajuda mútua, organizadas por seus membros. Caso firmam acordos com organizações externas, devem assegurar o controle democratico de seus membros. 

5. Educação, formação e informação

Cooperativas devem promover a educação de seus membros, representantes eleitos e trabalhadoras, para que eles contribuam para o desenvolvimento da cooperativa. 

6. Intercooperação

Trata-se da cooperação entre cooperativas, a fim de fortalecer o movimento. Essa intercooperação pode ocorrer sob diversos níveis: estruturas locais, regionais, internacionais, entre sistemas do mesmo nicho ou não. 

7. Interesse pela comunidade

As cooperativas devem trabalhar em prol do crescimento das comunidades nas quais estão inseridas. Precisam zelar por investimentos de projetos viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos.

Livros sobre cooperativismo: confira

Depois de conhecer os princípios do cooperativismo, é hora de melhorar seus conhecimentos sobre o assunto. Veja abaixo algumas dicas de livros que explicam o conceito, formação, legislação e benefícios. 

“Cooperativismo”, de Luciana Demarchi e Érico da Silva Costa

Esse livro explica de forma objetiva, técnicas e conhecimentos gerais sobre o cooperativismo. 

Nessa obra, você conhecerá a história do cooperativismo, sociedades cooperativas, como funciona a contabilidade, o fluxo de caixa, relacionamento interpessoal, ética, sustentabilidade e economia solidária. 

Também são abordados elementos básicos para o funcionamento bem sucedido de uma cooperativa. 

“Cooperando em Lombo de Mula”, de Adari Francisco Ecker

Ecker conta nesse livro a história de Theodor Amstad, o padre suíço responsável por fundar a primeira cooperativa de crédito no Brasil

Primeiramente, o clérigo se estabeleceu em Nova Petrópolis e viajou por todo o Rio Grande do Sul, montado em uma mula, compartilhando seus conhecimentos sobre o cooperativismo. 

Excelente leitura para quem deseja aprender mais sobre as origens do movimento no país. 

“A Psicologia da Cooperação e Consciência Grupal, de Torkom Saraydarian

Outro exemplar entre os livros sobre cooperativismo, está a obra de Saraydarian. O autor armênio-americano possui tendências religiosas e, em sua concepção, o cooperativismo é a "cooperação é uma lei cósmica operando no universo”.

De acordo com seus escritos, é por meio da cooperação que percebemos a existência do outro e, assim, conseguimos atingir o propósito supremo.  Por outro lado, o sentimento de fracasso — intelectual, moral e espiritual — se dá pela falta da cooperação. 

A partir desses ensinamentos, o livro propõe uma visão humana sobre o ato de cooperar e refletir sobre comportamentos e propósitos. Uma ótima leitura para quem deseja estudar sobre o tema sob um viés psicológico e comportamental. 

“Cooperativismo: Primeiras Lições”, de Albino Gawlak

Nesse livro, o leitor encontrará informações introdutórias sobre o cooperativismo, seus impactos na sociedade, sua importância política, econômica e social. 

“Esporte Cooperativo”, de Reinaldo Soler

Nesse livro escrito por Solder, o leitor aprenderá sobre jogos cooperativos. Ou seja, jogos que incentivam o companheirismo, além de ensinar sobre a importância do outro para atingir objetivos. 

Apesar do livro não ser sobre o cooperativismo em si, ele alia a cooperação com esportes para explorar suas potencialidades, em vez dos jogos competitivos. 

Para o autor, os jogos cooperativos possuem um viés educacional, pois a cooperação se relaciona diretamente com a comunicação, confiança e coesão. Isso permite o aprendizado de grandes valores sociais. 

“O que Podemos Aprender com os Gansos”, de Alexandre Rangel

Mais um exemplar em nossa lista de livros sobre cooperativismo, está o best seller do mundo dos negócios. 

Essa obra traz "lições de cooperação, liderança e motivação para melhorar a qualidade de vida, o ambiente de trabalho e a produtividade da empresa”, conforme evidencia seu subtítulo. 

Os relatos presentes no livro levam o leitor a refletir sobre valores que servem tanto para a vida pessoal, quanto para a profissional — justiça, respeito, generosidade, humildade, prudência etc.

Então, mesmo que não seja um livro focado no cooperativismo, ele trata de conceitos ligados ao tema. 

“Finanças e Solidariedade”, de Fábio Luiz Búrigo

De acordo com Búrigo, é possível construir uma sociedade menos excludente e dependente de economias externas. 

Para isso, é necessário trilhar o caminho do cooperativismo e do crédito solidário; um modelo que incentiva a participação de minorias em decisões que impactam a vida de milhares de pessoas. 

Nessa obra, o leitor verá como o cooperativismo atua no combate à pobreza, desigualdade social, viabilizando o acesso ao crédito facilitado, estimulando uma distribuição de renda mais eficiente. 

Uma boa leitura para aqueles que se interessam por conceitos de economia, sustentabilidade e sociedade. 

“Os 28 Tecelões De Rochdale”, de G. J. Holyoake

Nesse livro, acompanhamos o desenvolvimento de um importante marco na história do cooperativismo mundial: o nascimento da primeira cooperativa já registrada. 

Essa obra narra a trajetória de 28 operários ingleses, tecelões em sua maioria, que fundaram a “Sociedade Limitada dos Equitativos Pioneiros de Rochdale”, em 1844. 

"Manual de gestão das cooperativas: uma abordagem prática", de Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

Para quem já tem uma noção do que é o cooperativismo, mas deseja aprofundar seus conhecimentos, a indicação da vez é a obra de Djalma de Pinho. Nesse livro, o autor faz uma contribuição para a gestão do sistema cooperativista

Entre os assuntos abordados, destacamos o planejamento estratégico, estrutura organizacional, organização e métodos, processo diretivo e avaliação de empresas. Djalma também disserta sobre a Teoria Geral da Administração. 

“Cooperativas à luz do Código Civil”, de Marcus Elidius Michelli de Almeida e Ricardo Peake Braga

Com esse livro, o leitor consegue entender quais são as questões jurídicas que orbitam as sociedades cooperativas. 

A primeira lei do cooperativismo é de 1971, mas, em 1988, houve a criação de uma nova Constituição. Já em 2002, veio um novo Código Civil, que apresenta algumas especificidades sobre esse modelo societário. 

Dessa forma, a obra ajuda a compreender a posição das cooperativas, diante de tantas mudanças legislativas. 

“Sociedades Cooperativas”, de Alfredo de Assis Gonçalves Neto

Nesse livro, você aprenderá sobre o conceito de sociedade cooperativa, bem como os diferentes tipos de cooperativas e suas divisões: conceitos, classificações, constituição e diferentes modelos de cooperativas. 

Gonçalves Neto ainda explica sobre o ato cooperativo e sua natureza, estrutura de funcionamento, razões para a dissolução e questões relacionadas à liquidação judicial e extrajudicial. 

“Rumos do Cooperativismo Financeiro no Brasil”, de Abelardo Duarte de Melo Sobrinho e Marden Marques Soares

Nessa obra, o leitor passará a entender como o setor financeiro de uma cooperativa funciona. 

As informações são válidas não somente para cooperados, mas também para profissionais que enxergam no cooperativismo uma saída para seus empreendimentos prosperarem. 

Conheça o Ailos e entenda tudo sobre o cooperativismo e as vantagens de ser um cooperado!

Conclusão

Neste conteúdo, você conheceu alguns livros sobre cooperativismo para aprender mais sobre o assunto. Nessa lista, te apresentamos desde obras introdutórias, até exemplares que aprofundam o tema e abordam o cooperativismo sob diferentes perspectivas. Então, se após a sua leitura, ainda tiver interesse em aprender mais sobre as cooperativas, conheça a Ailos e suas soluções!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (1)

Ocultar comentários