Distribuição de sobras na Cooperativa de crédito

Receba conteúdos exclusivos
Compartilhar post:

As instituições cooperativas funcionam semelhantemente aos bancos, a única diferença é que os cooperados não são tratados como clientes, mas sim, como donos. 

Por isso, em uma cooperativa, seja ela de crédito, agropecuária, educacional e outros, os cooperados participam de todas as decisões que são tomadas na instituição. 

As escolhas dos cooperados acontecem em uma Assembleia Geral Cooperativa, onde os sócios debatem a decisão em jogo e dão suas opiniões. 

No entanto, os cooperados não só participam de Assembleias para tomar decisões, eles também são beneficiados com os resultados da instituição, como a distribuição de sobras. 

Você já ouviu falar sobre a distribuição de sobras? Neste artigo, o Ailos explicará detalhadamente o que é essa compensação e como ela funciona. 

Distribuição de sobras: o que é? 

A distribuição de sobras nada mais é do que a distribuição dos resultados a mais de uma cooperativa para os seus cooperados. 

Por exemplo, quando uma cooperativa tem resultados extremamente positivos e alguns recursos acabam sobrando, eles são distribuídos entre os cooperados. 

Já pensou em desfrutar dos recursos de uma cooperativa e ainda ganhar por isso? Essa é a realidade das instituições cooperativistas, elas são justas e igualitárias com seus sócios. 

Porém, a distribuição de sobras é realizada em um momento específico das operações da cooperativa. 

Essa compensação é uma etapa exclusiva das cooperativas, justamente porque elas são instituições financeiras sem fins lucrativos.

Em bancos tradicionais, as sobras dos resultados não são distribuídas entre seus clientes. Quem recebe o lucro são os acionistas. 

Já nas cooperativas de crédito não acontece assim. As sobras dos lucros finais são distribuídas entre todos os cooperados. 

Distribuição de sobras ou juros ao capital: qual a diferença? 

Na distribuição de sobras, o cooperado recebe parte dos juros que foi pago sobre os empréstimos tomados ao longo do ano. 

Esses juros são transferidos para a conta corrente do cooperado e são distribuídos conforme decisão soberana em Assembleia Geral. 

Já os juros ao capital são distribuídos após o encerramento do balanço no dia 31 de dezembro de cada ano. 

A remuneração é feita sobre o capital acumulado, conforme legislação vigente. A distribuição pode ser integrada ao capital ou, casualmente, ser paga de maneira total ou parcial na conta corrente dos sócios. 

Distribuição de sobras: como funciona? 

Para os cooperados iniciantes, pode ser um pouco difícil entender como funciona a distribuição de sobras. 

Por isso, o Ailos trouxe o passo-a-passo de como a distribuição funciona para os cooperados. 

Entender como ela se consolida é extremamente importante para você entender como será feita a divisão para cada sócio. Veja como a distribuição de sobras funciona abaixo. 

Prestação de contas através de demonstrações contábeis 

Tudo se inicia com a prestação de contas relativas ao período das operações. Geralmente, ela acontece no começo de cada ano e diz sobre os resultados do ano anterior. 

O objetivo da prestação de contas no início do ano é mostrar para os cooperadores quais foram os valores arrecadados e movimentos, as taxas, os custos gerais e o que sobrou. 

A prestação de contas é feita através de demonstrações contábeis, onde é mostrado todos os dados das operações do ano anterior e cada valor que foi utilizado durante o ano. 

Como todo cooperado é considerado dono, a transparência e a participação na prestação de contas é indispensável. 

Aprovação das contas

Após as demonstrações contábeis, os cooperados conseguem saber o quanto sobrou dos recursos da cooperativa. 

Nesse momento, todos os sócios devem votar para decidir se aprovam ou não os resultados finais do ano anterior. 

Se estiver tudo nos conformes, também é nesse momento que os cooperados decidem como será realizada a distribuição de valores. 

Apesar de serem direcionadas às contas dos cooperados, também é comum que parte das sobras sejam voltadas para o fundo de reserva, fundo que permite que a cooperativa de crédito continue realizando suas operações. 

Portanto, é de responsabilidade dos cooperados decidirem para onde as sobras serão direcionadas. Para ser mais justo, a decisão é feita através de uma votação igualitária.

Aprovação da distribuição 

Após a decisão dos lugares que as sobras serão destinadas, para garantir que a distribuição dos valores seja justa, a participação dos resultados é feita com base nos serviços e valores contratados e usados por cada cooperado. 

Ou seja, por exemplo, quem realizou um financiamento ou solicitou um empréstimo, provavelmente, receberá mais do que alguém que só utilizou a conta-corrente. 

De maneira mais clara, quem utilizou mais dos serviços da cooperadora, contribuiu mais nos valores apurados. Então, é mais justo que esse colaborador receba mais do que aqueles que só utilizaram o básico. 

Como escolher a cooperativa certa para se associar? 

Para fazer a escolha da cooperativa de crédito ideal para você, é necessário considerar diversos fatores — já que além de cliente, você também será um sócio. 

No entanto, primeiramente, você deve saber qual é o tipo de serviço que a cooperativa presta, se é crédito, consumo, agropecuária, serviços e outros. 

Uma maneira de saber se uma cooperativa de crédito possui vantagens competitivas, é compará-las com as instituições financeiras tradicionais. 

No entanto, para facilitar a sua decisão, trouxemos algumas dicas do que considerar na escolha final de uma cooperativa. Confira abaixo! 

Avalie os resultados da cooperativa no mercado

O cálculo é simples: quanto melhores forem os resultados da cooperativa, melhor será para o cooperado. Essa também é uma forma de receber mais sobras nos resultados anuais das prestações de contas. 

Além disso, como você será considerado dono da cooperativa, é o seu negócio que precisa estar alavancado. Ou seja, se a instituição estiver indo bem com os resultados, melhor para você. 

Para analisar os resultados das cooperativas, você pode entrar nas demonstrações financeiras das instituições que lhe interessam. 

Conheça os serviços oferecidos 

Quanto mais serviços a cooperativa oferece ao seu cooperado, melhor. Isso porque quando se tem um portfólio de produtos completo, não é necessária uma segunda opção. 

Portanto, escolha uma cooperativa que seja completa e que ofereça serviços de qualidade, tanto para a vida individual como para a empresarial. 

Por exemplo, se a sua cooperativa oferece seguro automobilístico, vida ou imobiliário, não será necessário procurar por outras instituições financeiras tradicionais. 

Saiba mais: Seguro Empresarial: como funciona a cobertura e principais tipos

Saiba em detalhes as taxas existentes 

Essa é uma dica que também é muito utilizada para instituições financeiras tradicionais, já que costumam ter diversas taxas para seus serviços. 

Como as cooperativas de crédito são semelhantes às instituições financeiras, também podem existir diversas taxas para os serviços — porém, bem menores do que o normal. 

Por isso, para que você possa se sentir mais à vontade na cooperativa, estude a fundo as taxas existentes para os serviços que serão utilizados. 

Por exemplo, se você for somente utilizar a conta-corrente, veja quanto será cobrado mensalmente ou anualmente dos serviços. 

Ou então, se você quiser utilizar o consórcio da cooperativa, veja quais são as taxas administrativas existentes no serviço e as compare com outras instituições. 

Desta maneira, ficará muito mais fácil de você escolher a cooperativa ideal que se integre com a sua vida financeira. 

Veja também: como funciona o consórcio imobiliário

Verifique a qualidade do atendimento prestado

Essa é uma das dicas mais importantes para a escolha de uma cooperativa, já que está diretamente ligada com o seu bem-estar. 

Como as instituições financeiras tradicionais, as cooperativas também possuem uma equipe de atendimento para atender seus cooperados. 

Simpatia, cordialidade e presteza são as chaves principais para que uma cooperativa tenha um bom atendimento aos cooperados. 

Portanto, escolha a instituição que preza mais pela qualidade de atendimento. Além de que leve em conta os seguintes aspectos: 

  • Equipe de atendimento tem uma rápida resolução para o seu problema; 
  • Solução oferecida é, de fato, condizente com o seu perfil; 
  • Atendimento é realizado de maneira ágil, sem prejudicar sua rotina; 
  • Se o atendimento promove a sensação de conforto e segurança. 

 Ninguém quer ser sócio de uma instituição que possui um péssimo atendimento, não é mesmo? Então, considere os pontos citados acima para escolher a melhor cooperativa para você. 

Lembre-se, você não é um cliente, mas sim, um cooperado. Portanto, o seu atendimento deve ser de extrema excelência, já que você faz parte dos resultados da instituição. 

Veja também: como funciona uma cooperativa de trabalho

Conte com o Ailos para ser a sua cooperativa! 

Se você quer participar de uma cooperativa de crédito que tenha todos os serviços necessários para você alavancar a sua vida financeira, a Cooperativa Ailos é ideal para você! 

Temos as melhores soluções financeiras para qualquer parte da sua vida, tanto individual quanto profissional. 

Acreditamos que somos além de uma cooperativa, somos uma instituição com o objetivo de auxiliar no crescimento dos nossos cooperados. 

Somos 13 cooperativas de crédito que reúnem mais de 1.4 bilhões de pessoas que acreditam no movimento da economia colaborativa. Com o Ailos, você tem soluções financeiras como: 

O Ailos possui vantagens e oportunidades exclusivas para diferentes perfis e segmentos. Então, não importa a sua área, nós queremos ajudar você a crescer. 

Nossos números comprovam a nossa solidez no mercado e a confiança nas Cooperativas Ailos. Atualmente, temos um patrimônio líquido de + R$ 3.1 bilhões, operações de crédito em + R$ 11.7 bilhões e ativos totais em + R$ 16.8 bilhões. 

Queremos que você faça parte da nossa história. Então, venha ser um cooperado do Ailos e tenha todos os serviços necessários para seu crescimento na palma da sua mão! 

Conclusão 

A distribuição de sobras é uma compensação exclusiva das cooperativas. No entanto, para receber um valor significativo, você deve escolher a instituição certa para participar. 

Portanto, se você deseja ser um cooperado e ter direito à distribuição de sobras, opte por uma cooperativa que oferecerá todo o apoio necessário para o seu crescimento. 

Para isso, conheça os resultados e a relevância da cooperativa que te interessa e veja o que ela agregará na sua vida individual e financeira. 

Se quiser uma instituição cooperativista completa, conte com a Cooperativa Ailos. Aqui, compartilhamos conhecimentos, emoções, sonhos e soluções.

2 comentários em “Distribuição de sobras na Cooperativa de crédito”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo