• 8 de maio de 2023
  • 10 minutos

Conheça os benefícios da previdência privada!

10 minutos
O que é a previdência privada?

Pode não parecer muito, mas um país que ainda começa a popularizar a disciplina e educação financeira deveria ter motivos para comemorar que 13% dos brasileiros investem em algum produto da previdência privada.

Afinal, existem muitos benefícios na previdência privada. E você também pode fazer parte dessa estatística aprendendo mais sobre o assunto. Especialmente, se esse produto fizer sentido para os seus objetivos financeiros.

Nós, inclusive, vamos te mostrar como funciona a previdência privada e tudo mais em torno do assunto. Assim, você pode decidir se essa modalidade de investimento tem tudo o que você precisa! Boa leitura!

Conheça os benefícios da previdência privada do Ailos!

O que é a previdência privada?

Antes de falarmos sobre os benefícios da previdência privada, precisamos explicar o conceito em si dessa modalidade de investimento.

E ela nada mais é do que um meio de poupança cujos aportes mensais são popularmente conhecidos para a realização de objetivos de longo prazo. Como a aposentadoria.

Ou para a entrada de um imóvel e, assim, arcar com menos parcelas do financiamento.

Só que ela foi originalmente concebida também para complementar o valor da aposentadoria pública — aquela bancada pelo INSS.

Com isso, a versatilidade desse produto financeiro permitiu que duas modalidades fossem desenvolvidas: a previdência privada aberta e a fechada.

Essencialmente, a aberta é livre para qualquer pessoa física ou jurídica investir. Na fechada, empresas criam fundos previdenciários e apenas seus colaboradores têm acesso ao plano. 

Como funciona a previdência privada?

E como funciona isso na prática, então?

Digamos, por exemplo, que uma instituição aponte para você a quantia desejada para receber, após determinado período de aportes mensais, para alcançar o valor desejado para a sua aposentadoria.

Nesses casos, você sabe quanto deve depositar no fundo mensalmente — o que acontece de forma automática. Cada cálculo de contribuição para a previdência privada leva em consideração, portanto, os interesses, as necessidades e o perfil de cada pessoa.

Por exemplo: digamos que você queira se aposentar aos 60 anos de idade e ter cerca de 15 anos de renda de aposentadoria separadinha para esse objetivo. Assim, você deve considerar sua idade atual e considerar o montante mensal a ser investido para que, aos 60 anos, você alcance essa quantia.

Existem, também, as taxas e os próprios juros de rendimento da previdência, mas esse é o funcionamento básico dessa modalidade de investimento.

Quais os principais tipos de previdência privada?

Quais os principais tipos de previdência privada?

Além dos modelos de previdência aberta e fechada, todo investidor deve se atentar aos tipos distintos ao iniciar seu planejamento. E existem dois, que são:

  • plano VGBL — sigla para Vida Gerador de Benefício Livre;
  • plano PGBL — sigla para Plano Gerador de Benefício Livre.

Não existe muita diferença entre eles, na verdade, além da forma com a qual você vai realizar a sua Declaração Anual do Imposto de Renda.

Mas aproveite para entender melhor sobre cada um deles, a seguir.

PGBL

A previdência PGBL é mais indicada para quem já declara o Imposto de Renda em seu modelo completo. Isso acontece porque esse plano pode deduzir suas contribuições a ponto de chegar ao total de 12% ao ano.

Isso significa que o total declarado pode ter uma redução no valor total. Para o contribuinte, é um valor menor de impostos pago anualmente.

Há quem aproveite isso estrategicamente para investir ainda mais — a diferença de valores com a dedução, por exemplo. E, assim, você vai alcançar uma quantia ainda maior do que a projetada inicialmente para a realização dos seus objetivos financeiros.

VGBL

Já os planos VGBL não têm esse benefício fiscal. Assim, são mais indicados para quem ainda faz uma declaração simplificada do Imposto de Renda.

E mesmo quem já faz a declaração completa, não descarte o VGBL tão fácil assim: o produto pode ser de grande valia se você pretende investir acima de 12% da sua renda mensalmente. 

Afinal de contas, esse é o limite estabelecido para a previdência PGBL, não podendo deduzir acima dessa porcentagem. 

Além disso, o resgate do VGBL conta com a incidência do Imposto de Renda incide sobre os rendimentos, apenas, e não as contribuições ou o valor principal em conta. Que é o que acontece no modelo PGBL.

Leia também: como investir com pouco dinheiro: um guia completo para começar!

Quais são os principais benefícios da previdência privada?

Explicado o básico sobre como funciona a previdência privada, vamos entender mais dos seus pontos positivos?

A seguir, detalhamos tudo aquilo que faz dessa modalidade de investimento uma excelente alternativa para diversos brasileiros!

Portabilidade

Você deve saber, já, como funciona a portabilidade, certo? Usamos, por exemplo, quando vamos mudar de operadora de telefonia móvel e queremos manter o número atual.

E esse é um dos benefícios da previdência privada. Com a portabilidade, você consegue obter condições vantajosas em outras instituições financeiras. E sem pagar nada por isso.

Caso esteja se perguntando qual é a vantagem disso, a gente explica. Normalmente, ao transferir-se de instituições, é necessário liquidar os investimentos.

E isso tem incidência de impostos.

Portanto, isso não se aplica aos planos de previdência privada ao fazer a portabilidade. Você não precisa pagar imposto por isso e tampouco resgatar o valor.

Leia mais: Portabilidade bancária: o que é, características e mais

Sem come-cotas

Os planos PGBL e VGBL não têm aquilo que é conhecido como “come-cotas”: uma cobrança semestral do imposto de renda a cada ganho em fundos de investimentos.

Mais um grande benefício da previdência privada, então, pois isso não se aplicada a essa modalidade de investimento.

Coberturas de risco

Mas é necessário lembrar: a cobrança de imposto ocorre no momento do resgate da sua aplicação. A diferença é que, no PGBL, a quantia incide sobre o valor total; no VGBL, sobre os rendimentos.

Coberturas de risco

Quer investir, mas não pretende arcar com os riscos dos produtos do mercado financeiro?

A previdência privada pode te ajudar com isso.

Afinal, a modalidade é considerada de baixo risco. E pode ser uma boa pedida para considerar seus planos de longo prazo enquanto investe em outros produtos de renda fixa, como:

Entre outros. Então, sem dúvidas, esse é um dos grandes benefícios da previdência privada — especialmente, para quem não deseja correr riscos com o seu patrimônio.

Leia também: Tesouro Direto juros semestrais: o que são e como funciona?

Benefícios na tributação

Como já destacamos, você pode encontrar algum tipo de benefício fiscal com a previdência privada. Isso porque, no Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), você tem a possibilidade de deduzir até 12% da sua renda bruta tributável ao fazer sua Declaração do Imposto de Renda.

Atenção: no VGBL, isso não se aplica. Esse é um benefício do PGBL, apenas.

Sucessão patrimonial

Você sabe o que é sucessão patrimonial? Vale a pena entender, já que esse é outro dos benefícios da previdência privada e consiste, basicamente, na possibilidade de herdeiros terem acesso ao capital investido. E sem a necessidade de inventário.

Com isso, o processo se torna mais ágil e menos custos, além de menos burocrático.

Versatilidade e flexibilidade

Uma vantagem da previdência privada que também vale a pena mencionar: sua versatilidade. Isso porque, você é quem decide o momento de fazer o resgate, independentemente do seu plano original ter dez, 20 ou 30 anos.

Só é necessário respeitar um período de carência natural do produto, que é de 60 dias após a contratação do plano de previdência.

Todo contratante do produto também tem acesso a quatro formas de aproveitar esse resgate:

  • resgate total;
  • resgate parcial;
  • possibilidade de transformar seu investimento em uma renda mensal e temporária;
  • renda mensal vitalícia — um pagamento realizado até que o titular venha a falecer.

Facilidade de contratação

Nada de corretoras financeiras, processos complicados e nem nada disso: a previdência privada é um produto financeiro de fácil contratação. 

Tudo o que você precisa se atentar é a instituição financeira que vai ajudar você a identificar o melhor plano para o seu perfil, especificamente.

Como investir e curtir os benefícios da previdência privada?

Com apontamos, qualquer pessoa pode fazer um plano de previdência. E essa modalidade pode ser usada para criar um fundo futuro para os filhos, para alguma conquista financeira ou para ter uma reserva polpuda para a aposentadoria.

Então, como dar os primeiros passos nessa direção e curtir os benefícios da previdência privada? Vale lembrar que, além de procurar por uma instituição que entenda o seu perfil, você não tem uma frequência obrigatória de aportes. Idealmente, é legal a periodicidade para chegar um passinho mais próximo do objetivo final, mas não é regra.

Para ajudar, então, a gente selecionou algumas dicas para que você tenha total precisão na sua escolha!

Escolha o melhor formato para o seu perfil

Escolha o melhor formato para o seu perfil

Seu perfil de investidor deve ser conhecido. Pois é por meio disso que você entende:

  • quanto pode investir;
  • quais são os riscos que você pode assumir
  • quais produtos financeiros estão mais alinhados com o seu perfil.

Além disso, com relação à previdência privada, esse é o meio mais prático para entender se você vai seguir pelo VGBL ou o PGBL.

Vale destacar que o PGBL é atraente para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda, já que você pode deduzir até 12% da sua renda bruta no cálculo da declaração.

O VGBL, por sua vez, pode ser melhor aproveitado por quem faz a declaração simplificada.

E como chegar à conclusão do melhor plano para você? Entenda qual é o seu perfil.

Pesquise uma instituição de confiança

Instituições de confiança, que compreendem as suas necessidades e objetivos e, ainda, têm os produtos alinhados com o seu perfil fazem toda a diferença.

Nesse sentido, recomendamos que você faça uma pesquisa de mercado e identifique as condições oferecidas por cada uma dessas empresas.

E não vamos nos surpreender se, ao longo dessa pesquisa, você se deparar com o Ailos e os seus produtos diferenciados de investimento.

Avalie rentabilidade e possíveis taxas

Todo produto tem rentabilidade e taxas que devem ser previamente conhecidas. Pois isso facilita a compreensão adequada do quanto você vai ter de rendimento, periodicamente. E também do que vai ser cobrado no momento do resgate do valor desejado.

Lembrando que, como mencionamos, cada tipo de plano da previdência tem a sua incidência. E é fundamental contar com um auxílio especializado para que as suas decisões não venham acompanhadas de surpresas.

Benefícios da previdência privada: conheça os planos Ailos!

Benefícios da previdência privada: conheça os planos Ailos!

Você tem que conhecer o plano de previdência Prevcoop! Esse produto foi idealizado para  você que tem um pensamento focado no futuro e pretende investir em modalidades de baixo risco.

Ou seja: a gente pode te ajudar na realização dos seus projetos de vida — sejam eles de curto, médio e longo prazo. E podemos te orientar em sua decisão para que os seus objetivos permaneçam blindados contra imprevistos e você não prejudique a sua renda atual, aprendendo mais sobre educação e disciplina financeira ao investir.

Além disso, você tem acesso a:

  • proteção imediata em casos de invalidez (total e permanente) ou de morte;
  • rentabilidade diferenciada com relação à média praticada no mercado financeiro.
  • um planejamento sucessório para eventuais emergências;
  • facilidades para que você faça aportes a qualquer momento.

Quer começar a investir hoje mesmo? Conheça a previdência privada do Ailos!

Conclusão

Existem diversos benefícios na previdência privada. Como vimos, trata-se de uma modalidade de baixo risco e cuja incidência de imposto de renda só acontece no momento do resgate do valor depositado.

Esperamos que você tenha considerado os pontos positivos aqui citados. E lembre-se; conte conosco para reforçar as vantagens dos planos de previdência privada do Ailos e para contratar o plano mais alinhado às suas necessidades e objetivos!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: