• 19 de agosto de 2022
  • 11 minutos

Tesouro Selic: o que é, características e vantagens

11 minutos

Mas não precisa ser assim. Para milhares de investidores, a Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, é sinônimo de rentabilidade, e é nesse contexto que o Tesouro Selic se torna uma opção atrativa de investimento.

O mundo dos investimentos geralmente envolve riscos, ainda mais quando falamos do mercado de ações na bolsa, no entanto, opções mais seguras como o tesouro Selic podem ser bastante rentáveis, ainda mais na situação atual.

Esse investimento de renda fixa é um dos ativos favoritos de quem quer levantar patrimônio num curto período de forma segura, com os rendimentos indexados à taxa Selic, que é a taxa básica de juros.

Conheça tudo sobre esse tipo de investimento e também como aplicar seu capital aproveitando a alta dos juros básicos.

Boa leitura.

Quer fazer bons investimentos? No Ailos nós fazemos acontecer, confira. 

O que é o Tesouro Selic?

Tesouro Selic é uma das opções para que pessoas físicas possam investir no Tesouro Nacional com os rendimentos fixados na taxa de juros básica, a famigerada taxa Selic.

Investir no Tesouro Nacional, nada mais é do que emprestar seu dinheiro para o Estado, que vai utilizá-lo para fazer os mais variados investimentos em infraestruturas e outros assuntos, com a promessa de devolver a você o valor investido com juros fixados na Selic após um determinado período.

Essa é a explicação básica, pois dentro das opções de investimentos no próprio Tesouro Selic tem algumas características variadas que você precisa considerar.

Quais características do Tesouro Selic?

O nome técnico desse investimento é LFT (Letra Financeira do Tesouro) sendo o Tesouro Selic uma modalidade do Tesouro Direto com rentabilidade pós fixada na taxa de juros, portanto é possível ter uma noção do que você receberá de lucros.

Há modalidades que são pré fixadas, e assim, seu investimento não é afetado pela oscilação da Selic, só que isso funciona para quedas e altas, então tem que ser um movimento bem estudado.

E para te ajudar a visualizar melhor suas opções, vamos falar um pouco das características do Tesouro Selic.

Leia também: Tesouro Direto juros semestrais: o que são e como funciona?

Rentabilidade

A rentabilidade do Tesouro Selic depende exclusivamente da taxa básica de juros, por isso pode variar ao longo do período em que seu dinheiro fica retido.

Em média, o cálculo é feito em cima da seguinte regra: se a Selic estiver igual ou menor a 8,5% ao ano, a poupança vai render 70% da Selic somado da taxa referencial, porém, se o valor ficar acima dos 8,5% como é a situação atual, a caderneta de poupança passa a ter um retorno muito menor.

Para exemplificar, se investir 20 mil em tesouro Selic hoje (junho de 2022), teria em média uma rentabilidade de 90,48%, que resultaria em algo em torno de 38 mil reais ao final de um ano, isso claro, se baseando nas variações da taxa Selic mensuradas entre 2014 e 2021.

Liquidez

Essa é uma das maiores vantagens dos investimentos no Tesouro Selic, pois tem liquidez de um dia, sendo assim, caso haja algum imprevisto você pode tirar o dinheiro no dia subsequente.

Riscos

Os investimentos no Tesouro Direto geralmente representam uma das opções mais conservadoras e de baixo risco, mas ainda há alguns revés que você precisa considerar antes de investir.

O título do Tesouro Selic tem a ver com risco de crédito ou inadimplência do emissor e também não está coberto pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) então não tem as mesmas garantias que o CDB, CDI, LCI ou Poupança.

Contudo, por ser um título da dívida pública, as chances de o Governo não honrar o pagamento são quase inexistentes, por isso é um investimento tão seguro.

Taxas 

Para investir no Tesouro Selic é necessário que você arque com duas taxas: a taxa de administração e a taxa de custódia, lembrando que é preciso ter uma conta em uma corretora para executar esse tipo de investimento.

Entretanto vale mencionar que os investimentos no Tesouro Selic começam a partir de 30 reais, ou seja, é um dos tipos de investimentos mais acessíveis que temos e também bastante seguro, sendo uma ótima opção para o investidor iniciante dar seus primeiros passos nesse mundo.

Sem mais delongas, vamos conhecer as taxas envolvidas no Tesouro Selic:

Taxa da Administração

Essa é a taxa que a instituição financeira ou a corretora vai cobrar para manter as suas atividades financeiras ativas e esse valor vai variar de instituição para instituição, então vale a pena consultar a melhor opção disponível no mercado.

Porém, vale ressaltar que para títulos públicos, várias corretoras oferecem taxa zero para quem quer aplicar em ativos de títulos públicos, como Tesouro Direto e afins, por isso o Tesouro Selic é a opção mais atrativa para iniciantes nos investimentos.

Outro ponto importante que devemos mencionar é que no caso das taxas das corretoras é preciso que tenha o valor disponível na sua conta para que seja debitado, senão você ficará devendo para instituição.

Taxa de custódia da B3

A taxa de custódia da B3 é cobrada semestralmente pela Bolsa de Valores, normalmente em janeiro e julho, porém pode ser debitada antecipadamente em caso de encerramento de uma posição envolvendo um ativo.

O valor dessa taxa de custódia é de 0,20% do saldo total das suas aplicações, no entanto, estão isentas as aplicações com valor menor que 10 mil reais no Tesouro Selic, ou seja, é só vantagem investir nesse tipo de ativo de renda fixa.

Taxa de custódia da instituição financeira

Caso você invista via instituição financeira, pode ser cobrado uma taxa de custódia também, e nesse caso o valor varia de cada banco e da relação que você tem com a instituição, por isso, a opção de uma corretora que ofereça taxa zero para investir em títulos públicos pode ser bem mais interessante.

Tributação

Os principais tributos que incidem sobre os rendimentos do Tesouro Selic são o IR (Imposto de Renda) e o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras), porém tem algumas particularidades.

Imposto de Renda

No caso do IR, o valor é decrescente, então, quanto mais tempo o dinheiro ficar investido menor será a alíquota a ser descontada, então vale mais a pena deixar o investimento rendendo pelo prazo máximo.

IOF

O IOF é semelhante, pois é cobrado caso os investimentos sejam resgatados antes de 30 dias, então, deixar o dinheiro investido por mais tempo faz com que o IR fique mais baixo e o IOF seja totalmente zerado.

Quais as vantagens de investir em Tesouro Selic?

Até agora só falamos sobre as vantagens de investir no Tesouro Selic, principalmente se o seu perfil é de investidor conservador ou mesmo não tenha tanta grana para começar, pois como falamos, o aporte inicial é de 30 reais.

E não apenas isso, investir no tesouro Selic apresenta muito mais vantagens além dessas para você aproveitar, portanto, confira os benefícios de aplicar nesse ativo de renda fixa.

Alta liquidez

Assim como a poupança, o Tesouro Selic tem liquidez alta, então você pode tirar o dinheiro na hora em caso de alguma emergência, porém a rentabilidade é muito maior investindo em título público.

Além disso, ambas as opções são calculadas em cima da taxa básica (Selic) porém em caso de alta, o tesouro vai render mais, já a poupança é altamente prejudicada, inclusive, o rendimento da poupança já perdeu para inflação em dado momento, então o Tesouro Selic é mais seguro.

Segurança

Ainda no quesito da segurança, o investimento no Tesouro Selic é conhecido no mercado financeiro como o investimento mais conservador que se tem, pois o rendimento é relativamente previsível e totalmente seguro, sem falar que você pode retirar o dinheiro a qualquer momento.

Como se trata de um título da dívida pública, o pagamento fica por conta do Governo, então as chances de você não receber os seus rendimentos são quase nulas, por isso tem total segurança.

Facilidade

Para investir no Tesouro Selic você precisa no mínimo de 30 reais, conforme falamos, um CPF, uma conta bancária e uma conta em uma corretora, e aí basta selecionar o investimento dentro da plataforma da instituição.

Hoje em dia, as corretoras oferecem os serviços via aplicativo, então você pode fazer tudo pelo celular em pouquíssimos minutos.

A corretora em si pode ter uma taxa de administração, mas sem se tratando de investimento em títulos públicos, várias instituições oferecem taxa zero para esse tipo de investimento.

Portanto, para recapitular, basta um CPF e 30 reais disponíveis para dar início aos seus investimentos no tesouro Selic.

O que é mais vantajoso Tesouro Selic ou poupança?

Em geral, o que vai ditar o quão vantajoso cada um desses investimentos pode ser é o valor da taxa Selic, pois é onde ambos os rendimentos se baseiam.

Caso a taxa básica de juros esteja abaixo ou igual aos 8,5% ao ano, a poupança rende um bom valor, porém, acima desse percentual os rendimentos da caderneta ficam bem menos atrativos.

Já no Tesouro Selic, os investimentos vão trazer ainda mais retorno caso a taxa básica esteja mais alta, em contrapartida, o valor fica menor quando a taxa cai, contudo, independente do momento, o Tesouro Selic sempre vai render mais que a poupança.

Talvez a principal diferença é que a poupança já é um serviço oferecido por seu banco, então não tem a necessidade de abrir uma conta na corretora, mas na ponta do lápis, e com as taxas zeros que falamos, vale a pena deixar seu dinheiro rendendo no Tesouro Selic, que é muito mais vantagem no curto, e principalmente no longo prazo.

Quanto rende o Tesouro Selic?

Vai depender do valor da taxa básica de juros, mas pegando os índices dos últimos anos é possível ter uma boa ideia dos rendimentos que você pode conseguir no Tesouro Selic.

Atualmente (junho de 2022) a taxa está fixada em 12,75% ao ano, que é o maior percentual da taxa básica nos últimos 5 anos, sendo um bom momento para investir no tesouro direto.

Dito isto, o rendimento mensal do seu investimento no Tesouro Selic equivale a divisão pelos meses do ano, então, se a taxa está em 12,75% ao ano, divida esse valor pelos 12 meses e terá um retorno de cerca de 1,06% ao mês, o que é um ótimo rendimento.

Agora que você viu o quanto rende investir no Tesouro Selic, vamos fazer acontecer? 

Perguntas Frequentes sobre Tesouro Selic:

Investimentos de maneira geral sempre geram muitas dúvidas, e o Tesouro Direto em geral é dos que mais chama atenção, principalmente dos novos investidores que ficam perdidos em meio às nomenclaturas como Selic, IOF, taxa básica e etc.

Então, para sanar as principais questões de uma vez por todas, resolvemos trazer as principais respostas para que você possa investir no Tesouro Selic sem medo de ser feliz, confira:

Quem pode investir no Tesouro Selic?

Qualquer brasileiro, acima dos 18 anos pode investir no Tesouro Selic, desde de que cumpra os pré-requisitos que é possuir conta em um corretora e ter o valor mínimo de aporte de 30 reais.

Quanto aos perfis de investidor, o Tesouro Selic é ideal para qualquer um, do conservador ao arrojado, pois como sabemos, o ideal é ter uma carteira diversificada.

Qual o valor do Tesouro Selic hoje?

No último levantamento divulgado pelo Banco Central, no dia 4 de maio de 2022, a taxa básica de juros, a Selic, atingiu 12,75%, seu maior pico em 5 anos.

Isso quer dizer que os investimentos no Tesouro Selic vão pagar 100% do valor anualmente, então, um investimento de 1000 reais hoje vai render 1127 ao fim de um ano, com valor fixado na taxa atual.

Por isso vale lembrar que a taxa básica vai variar, e para isso há a modalidade de investimentos dentro do Tesouro Direto que você deve considerar na hora de fazer sua escolha.

Vale a pena investir no Tesouro Selic?

Considerando que se trata de um investimento super seguro e bem rentável, vale muito a pena investir em Tesouro Selic, ainda mais por ser um investimento com uma barreira de entrada bem baixa.

Importante dizer que todo investimento tem que ser dosado para não comprometer o seu orçamento.

Conclusão

Sem dúvidas o Tesouro Selic é uma das opções de investimentos mais conservadores, seguras e rentáveis para você começar a compor sua carteira de investimentos.

Praticamente não tem barreiras nem restrições para quem quer investir, porém, nossa recomendação é que você conheça as soluções da Ailos para que você consiga a melhor assessoria na hora de compor sua carteira de investimentos, com Tesouro Selic e muitos outros, confira.

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (1)

Ocultar comentários