• 7 de março de 2022
  • 3 minutos

Valores a receber do Banco Central: tudo o que você precisa saber

Tire todas as suas dúvidas sobre a liberação de Valores a Receber do Banco Central 
Valores a receber - Banco Central

Tire todas as suas dúvidas sobre a liberação de Valores a Receber do Banco Central 

Se você chegou aqui, provavelmente está interessado em mais informações sobre os Valores a Receber do Banco Central que foram anunciados recentemente e devem começar a ser debitados nas contas correntes de milhares de pessoas a partir do mês de março. 

Reunimos as principais informações sobre o assunto para te ajudar a entender todas as etapas do processo, desde a consulta até o recebimento do dinheiro em conta (caso haja valor para receber) e para que você tire todas as suas dúvidas também. Acompanhe!  

O Sistema de Valores a Receber (SVR) 

O Sistema de Valores a Receber é uma plataforma liberada pelo Banco Central para que pessoas físicas e jurídicas consultem se existem valores a receber de instituições financeiras ou dinheiro esquecido em algumas contas.  

Esse valor pode ser o saldo de uma poupança que você encerrou faz tempo, ou uma tarifa que foi cobrada errado. Essa liberação deve movimentar cerca de mais de R$8 bilhões.  

Como consultar se tenho valores para receber? 

Para verificar se existe uma quantia para ser recebida é simples: basta acessar o Sistema de Valores a Receber neste link e informar o CPF e data de nascimento, para pessoa física, e o CNPJ e data de abertura da empresa para pessoa jurídica.  

É importante ressaltar que caso haja um valor disponível para resgate, no momento da consulta o sistema informará uma data e período para consultar o valor e solicitar o resgate do saldo existente.  

Quando posso consultar e resgatar o valor?  

As datas estão separadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa: 

E se eu perder a data? 

Não se preocupe. Quando receber o agendamento, fique atento se foi para o período de 4h às 14h ou de 14h às 24h. Caso você esqueça ou perca a data e o período, pode consultar novamente e verificar a informação. Haverá um período de repescagem após as datas iniciais.  

Como solicitar o resgate do valor para receber? 

Montamos um passo a passo para te ajudar nessa etapa. Agora que você já sabe que tem uma quantia para receber, é hora de se preparar para resgatar o valor na data de liberação.  

1. Cadastro na plataforma do GOV.BR 

Caso você tenha valores para receber, um dos requisitos para solicitar o resgate é ter uma conta no sistema Gov.br. plataforma do Governo Federal que também é usada para consulta de FGTS e outros demais serviços na internet. O cadastro poderá ser feito através do site ou aplicativo. Além disso, a conta no Gov.br precisará ser de nível prata ou ouro. Esses níveis podem ser aumentados através da confirmação dos seus dados dentro da própria plataforma. 

2. Upgrade para nível prata ou ouro 

Para aumentar o nível da sua conta gov.br de bronze para prata, você pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações por lá, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em "Selos de Confiabilidade".  

Pronto, quando sua conta estiver na modalidade prata ou ouro, tudo estará preparado para o recebimento do resgate na sua conta. Só anotar a data na agenda e não perder o prazo!  

Cuidado com os golpes 

Por fim, e não menos importante, lembramos que é indispensável ter muita atenção e cuidar com os golpes! O único site disponível para consulta e solicitação de valores é o oficial informado aqui no post (valoresareceber.bcb.gov.br).  

Além disso, o Banco Central não envia links e nem entra em contato com qualquer pessoa para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais. Não forneça seus dados para ninguém. Portanto, não clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, Telegram ou WhatsApp.  

O tempo é seu melhor amigo: faça-o trabalhar a seu favor  

Caso tenha um valor para receber, que tal aproveitá-lo para investir e tirar alguns sonhos do papel? Aqui o seu dinheiro rende muito mais do que você imagina. Visite a página oficial de Investimentos Financeiros do Ailos para saber mais detalhes! A Cooperativa tem à sua disposição linhas de investimentos com valores de verdade, que proporcionam segurança financeira e rentabilidade acima da média de mercado. 

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (1)

Ocultar comentários