• 23 de fevereiro de 2023
  • 5 minutos

Novos golpes financeiros: fique por dentro e previna-se

5 minutos

As instituições financeiras estão em constante transformação. Hoje, quem não inova fica para trás. Por isso, proporcionar experiências cada vez melhores às pessoas passou a ser uma prioridade – especialmente no ambiente digital. Mas se por um lado temos praticidade e rapidez para fazer transações, por outro precisamos ter cuidado. Enquanto as instituições estão engajadas em melhorar a vida das pessoas por meio de suas soluções, criminosos aproveitam qualquer tipo de brecha para aplicar um novo golpe.

Os crimes digitais aqui no Brasil estão cada vez mais elaborados e realistas. A quantidade de tipos de golpes diferentes acontecendo ao mesmo tempo envolvendo dados financeiros pode ser assustadora. E é por isso que se informar é tão importante: como muitos golpes se repetem, sabendo como eles acontecem, você pode evitá-los.

Golpe da maquininha do cartão

Os cartões de crédito têm sido um prato cheio para os golpistas explorarem novas tentativas de golpes. Essa situação acontece da seguinte forma:

  1. Os bandidos entram em contato com lojistas fingindo ser funcionários de empresas responsáveis por pagamentos eletrônicos, por exemplo. Dizem que se trata de uma manutenção e pedem que os lojistas façam o download de um arquivo no computador para acessar um sistema de cobrança.
  2. Ao clicar no link, um vírus que dá acesso remoto ao sistema é instalado no computador e fica conectado à máquina de cartão;
  3. Uma vez que o vírus é instalado, os criminosos conseguem detectar e impedir os pagamentos por aproximação, exibindo uma mensagem falsa de erro na tela na máquina de cartão. Quando isso acontece, a tendência é que o consumidor insira um cartão físico para fazer o pagamento. Nem o lojista e nem o cliente percebem que se trata de um golpe;
  1. Ao utilizar o cartão físico, a vítima acaba ficando vulnerável a fraudes feitas pelos bandidos, como compras indevidas e dados vazados.

Aqui, o ideal é insistir no pagamento por aproximação em outra máquina, ou até mesmo buscar alternativas de pagamento com segurança, como o PIX ou dinheiro. Na dúvida, não insira o seu cartão físico na máquina.

Outro ponto bem importante é sempre conferir os valores emitidos nas faturas do cartão. Caso localize alguma compra desconhecida ou estranha, entre em contato com a sua instituição financeira rapidamente para reportar uma possível clonagem, solicitar o estorno da compra e o bloqueio do seu cartão.

Para os lojistas, a dica é redobrar a atenção com qualquer solicitação que peça para verificar suas maquininhas. Antes de fazer o download de algum software solicitado, devem entrar em contato com a empresa do cartão para saber se aquilo é de praxe ou se algo está errado.

Golpe da falsa central de atendimento

Imagine receber uma ligação ou mensagem de alguém que diz que é da sua instituição financeira, fazer algum tipo de transação e depois descobrir que o contato era falso? Desesperador, concorda? É o que acontece no golpe da falsa central de atendimento. Nele, os criminosos atuam da seguinte forma:

  1.  Ligam ou mandam uma mensagem (geralmente por WhatsApp), dizendo que falam da central de atendimento da instituição financeira da vítima; depois, pedem que a pessoa faça uma transação “teste” (uma TED ou um Pix, por exemplo) e envie o valor para um “cofre de segurança”;
     
  2. Também pode acontecer de o golpista indicar que fará uma varredura com um antivírus no computador ou celular da vítima, e para isso pedir para que seja instalado um aplicativo no celular. Na verdade, este aplicativo é uma ferramenta para coletar credenciais como a senha da conta, por exemplo, e realizar transações financeiras à distância.

A melhor forma de se proteger desse tipo de golpe é jamais fazer transações “teste” ou instalar qualquer aplicativo que não seja o oficial da sua instituição financeira. Também é muito recomendado ter a autenticação de dois fatores sempre ativada nos aplicativos do seu celular. E, claro, criar o hábito de mudar as senhas de acesso do seu aparelho regularmente.

Golpe do vírus do Pix

Um novo malware (um tipo de vírus), que se instala em celulares Android, intercepta transferências via Pix feitas pelos aplicativos das instituições financeiras e altera quem vai receber o dinheiro e até o valor enviado. O malware não explora nenhuma falha do Pix ou dos aplicativos das empresas em si, mas sim erros do próprio usuário — que autoriza a instalação do vírus voluntariamente e dá total acesso ao aparelho —, além de brechas de segurança do sistema operacional Android. Já pensou?

Para evitar cair neste golpe, lembre-se de nunca baixar aplicativos que não estão nas lojas oficiais, como Apple Store e Play Store; e nunca instalar aplicativos para acesso remoto no seu celular ou computador. Além disso, desconfie de mensagens que falem sobre benefícios exagerados ou com senso de urgência e não cadastre a mesma senha usada na sua instituição financeira em outros serviços.

Golpe do dinheiro esquecido

Descobrir uma quantia esquecida em uma instituição financeira é aquele tipo de notícia que todo mundo quer receber. Mas apesar de parecer algo positivo de início, é sempre bom desconfiar. O golpe do dinheiro esquecido envolve uma suposta quantia “esquecida” no Banco Central que pode ser resgatada pelas vítimas. Os golpistas entram em contato via WhatsApp ou e-mail informando a quantia e solicitando dados para que o depósito seja feito.

Esse golpe aproveitou o Sistemas de Valores a Receber (SVR), que aconteceu no ano passado. Na época, era possível saber se havia algum valor esquecido para sacar em algumas instituições financeiras. O acesso foi bloqueado em abril de 2022 e a pesquisa não tem data para ser retomada. Como muitos não sabem disso, desde então os criminosos têm aproveitado a oportunidade.

O Banco Central não envia nenhum tipo de comunicação por SMS ou WhatsApp sobre essas contas esquecidas. Bloqueie o contato imediatamente!

Seja um mestre em autodefesa digital

Agora que você já está por dentro dos mais recentes tipos de golpes, é hora de exercitar o seu conhecimento em autodefesa digital. Ler e aprender sobre esse assunto é a única maneira de combater esse tipo de ação. Aprenda as melhores práticas para proteger as suas informações e o seu dinheiro com Ailos aqui. Faça do conhecimento seu maior aliado e esteja um passo à frente dos golpistas.

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (2)

Ocultar comentários