• 16 de janeiro de 2024
  • 16 minutos

Títulos de crédito: entenda esses ativos com o guia Ailos

16 minutos
Títulos de crédito: entenda esses ativos com o guia Ailos

Títulos de crédito existem há centenas e muitas outras centenas de anos. São eles que se responsabilizaram por atestar a existência de uma dívida a ser paga.

Acontece que, com o tempo, o mesmo conceito passou a ser aplicado de forma ativa no mercado de investimentos. Afinal de contas, assim como um título de crédito afirma a dívida (e a obrigação) do emissor do documento, ele também representa um direito a quem tem o documento em sua posse.

Então, vale a pena saber um pouco mais sobre o assunto e avaliar se os títulos de crédito têm a ver com o seu momento nos investimentos. Siga com esta leitura e descubra, conosco, o que é um título de crédito e quais são os seus tipos!

Aprenda com o Ailos os principais investimentos do mercado e alcance seus objetivos!

O que são os títulos de crédito?

Títulos de crédito são emitidos em duas frentes. A primeira, como uma obrigação de pagamento. A segunda, como uma comprovação de direito de recebimento.

Quem não se lembra, por exemplo, dos cheques? Ainda que permaneçam ativos, eles não têm mais a mesma participação no mercado financeiro que tiveram até pouco tempo atrás.

Ainda assim, é um exemplo clássico de título de crédito.

Mas todo tipo de título em investimento atua da mesma maneira. É o que acontece quando investimos em CRI e CRA, entre outros.

Como funcionam os títulos de crédito?

Apenas reforçando o que são os títulos de crédito: documentos oficiais que podem ser usados como uma ordem de pagamento e, também, como uma promessa de pagamento.

Essa ordem de pagamento pode ser usada como mencionamos acima com o exemplo dos cheques. existe o sacador, que é aquele quem assina o cheque. Do outro lado, o beneficiário — a pessoa que recebe o cheque como forma de pagamento. Neste caso, inclusive, há uma terceira parte, que é a instituição financeira responsável por descontar o cheque e direcionar o pagamento para o beneficiário.

No caso da promessa de pagamento, existem apenas duas partes: quem emite o título (o emissor) e o beneficiário.

Leia também: saiba  o que são e como funcionam os títulos de capitalização

Quais são as categorias dos títulos de crédito?

Agora que já conseguimos explorar bastante a ideia geral de títulos de crédito, podemos nos aprofundar no tema.

A seguir, vamos discutir a amplitude desses títulos explorando as categorias nas quais eles podem ser inseridos e aplicados no mercado financeiro.

Títulos abstratos

Títulos abstratos são aqueles que não têm a necessidade de implicar a relação que deu origem a eles. Isso permite que eles sejam criados por qualquer motivo, que é o que acontece com os cheques, por exemplo, e também com algum tipo de letra de câmbio.

quais-sao-os-titulos-de-credito

Títulos próprios

Os títulos de crédito próprio são aqueles que configuram uma operação de crédito e que tem, de forma definida:

  • uma ordem de pagamento;
  • a quantia certa a ser paga;
  • a pessoa específica a receber a quantia determinada.

A nota promissória é um excelente exemplo para essa categoria de título de crédito.

Títulos causais

Também podemos destacar os títulos casuais. Eles são específicos e tendem a ser aplicados em um determinado negócio.

Por exemplo: as duplicatas. Nelas, existe a obrigatoriedade de uma transação envolvendo a troca de mercadorias ou de serviços. Com isso, cria-se também a necessidade de apontar:

  • o produto ou serviço comercializado;
  • o prazo;
  • o local da transação.

Títulos impróprios

Os títulos impróprios podem ser percebidos mais como um título cambiário em si — e não propriamente uma operação de crédito. Isso porque eles têm duas características essenciais:

  • eles são formais;
  • eles possuem um conteúdo pecuniário.

Isso faz com que os títulos impróprios possam ser usados na forma de cheques, por exemplo, e também aplicados como duplicatas.

Títulos representativos

Os títulos representativos são aqueles que têm o envolvimento de mercadorias em uma transação. E, com isso, cria-se uma obrigação ao devedor e, consequentemente, adquirem um caráter e rigidez formais. Conheça, abaixo, alguns exemplos de títulos representativos:

  • conhecimento de transporte;
  • conhecimento de depósito;
  • warrant.

Títulos de financiamento

Também podemos destacar, por fim, os títulos de financiamento. Eles são usados no mercado de capital e são aqueles relacionados ao mercado de investimento.

Isso faz com que esse tipo de título de crédito possa ser também conhecido como:

  • cédula de crédito;
  • debêntures;
  • letras imobiliárias.

Saiba mais: aprenda com o Ailos como quitar um financiamento

Quais são os principais títulos de crédito?

No tópico anterior, nós apresentamos as diferentes categorias de títulos de crédito. E, com isso, já adiantamos uma série de exemplos de cada um desses títulos.

Mas é interessante observar o conceito de cada um porque, assim, fica mais fácil de avaliar a aplicação e a usabilidade de cada um deles. Conheça-os, a seguir!

Quais são os principais títulos de crédito?

Duplicata 

A duplicata — que também pode responder pelo nome de duplicata mercantil — é um material que tem características específicas, como uma data de vencimento e o valor discriminado no documento. O que cria-se, com isso, uma necessidade de pagamento no prazo acordado.

Cheques 

Os cheques foram, por muito tempo, parte dos métodos de pagamento mais usados no mercado. Nesse tipo de documento, uma ordem de pagamento é emitida para que a instituição financeira faça a intermediação da transação, transferindo o valor para o beneficiário em questão (que pode ser para a mesma pessoa ou para um terceiro).

Nota promissória

Já a nota promissória tem um caráter distinto. Por meio desse tipo de título de crédito, passa a existir determinada obrigação de pagamento. E isso está devidamente discriminado ao longo do documento.

Letra de câmbio

A letra de câmbio é uma popular forma de comprovante de empréstimo. É isso que confere a titularidade de determinados títulos de investimento de renda fixa, por exemplo.

Isso porque, as letras de câmbio são emitidas como garantia desse investimento realizado. Até por conta disso, os investimentos tendem a ser transacionados por meio de títulos, facilitando todo o trâmite e seus correspondentes valores.

Contratos de aluguel

Também existem os contratos de aluguel. Neles, há uma formalidade expressa na relação entre as partes envolvidas — normalmente, ilustradas pela presença de um locatário) e o compromisso de um pagamento periodicamente que é de responsabilidade do locador.

Contudo, esse tipo de título de crédito costuma ser mais aplicado na forma de um título lastreável. Isso porque é o que confere mais facilidade de garantia e comprovação a partir da intermediação dos FIDC (sigla para os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios).

Quais são os princípios dos títulos de crédito?

É sempre importante destacar que, independentemente dos títulos de crédito que você tenha em mãos, todos eles seguem alguns princípios. Abaixo, vamos falar sobre eles, mas vale a pena já ficar por dentro de quais são esse princípios:

  • cartularidade;
  • independência;
  • literalidade;
  • autonomia;
  • abstração.

Cartularidade

Esse princípio é o que direciona uma posse ao título de crédito. Com isso, cria-se garantias, direitos e responsabilidades.

Por meio do princípio da cartularidade, então, não há como alguém dizer-se proprietário do título após tê-lo negociado e cedido o seu direito a um terceiro.

É interessante analisar, ainda, que a cartularidade se tornou menos material após o advento das tecnologias digitais. O que não minimiza a sua importância — apenas ressalta a desburocratização do processo e a atual facilidade de comprovação e transferência de cartularidade, quando necessárias.

Independência

Independência

No que diz respeito à independência dos títulos de crédito, vale analisar que esse princípio confere o principal direito a eles: ele dispensa, portanto, qualquer outro documento externo.

Isso significa, então, que os títulos de crédito dependem apenas de si mesmos para obterem a validade e o caráter necessários de sua existência.

Literalidade

Por literalidade, podemos entender que um título de crédito tem o seu valor conforme o que está descrito no próprio documento. 

Assim como a sua independência, a literalidade confere o direito e as obrigações que constarem no título em si.

Autonomia

No princípio de autonomia dos títulos de crédito, a autonomia tem o seu valor de impacto. Isso porque, ela é o que tange todo tipo de segurança em uma troca comercial. 

Por exemplo: é inquestionável a sua relação assim que originada a emissão do documento. É, portanto, uma garantia de segurança e de confiabilidade ao título de crédito.

Abstração

Dá para usar o princípio de abstração justamente como um complemento e/ou extensão ao princípio de autonomia dos títulos de crédito. Afinal, ele é aplicado quando a obrigação do cumprimento do título não depende de qualquer outro fator (o que acontece, por exemplo, ao considerar outros aspectos do negócio).

É possível investir em títulos de crédito?

Títulos de crédito são muito comuns no universo dos investidores. Especialmente, quando falamos nas modalidades de renda fixa — embora eles estejam presentes, também, nas aplicações de renda variável.

Bons exemplos disso podem ser enxergados quando o mercado financeiro disponibiliza:

  • CRIs;
  • CRAs;
  • debêntures.

Entre outros títulos. Mas dá para entender a aplicação deles quando analisamos especificamente o objetivo de cada um deles. Por exemplo: os CRIs e os CRAs são certificados de recebíveis imobiliários e certificados de recebíveis do agronegócio, respectivamente.

Saiba mais: conheças as opções de investimentos que são isentos de IR

Isso significa que os títulos são lançados quando determinadas empresas desses segmentos têm a necessidade de angariar fundos. Com isso, esses papéis são emitidos para que investidores os adquiram pensando no retorno que os juros aplicados vão gerar. 

O que garante a eles bons rendimentos à aplicação a partir dos prazos e índices determinados para cada título.

No caso dos debêntures, a aplicação é similar, mas esses títulos são emitidos por empresas (sejam elas de capital aberto ou de capital fechado) com o objetivo principal de financiar algum tipo de projeto.

E por que isso é interessante para as organizações? Elas conseguem driblar os potenciais juros altos de um empréstimo realizado em instituições financeiras tradicionais.

Agora, para o investidor, o benefício se revela justamente nos juros que se convertem em um rendimento atrativo a ser recebido assim que o prazo de vencimento do título é alcançado.

Até por isso, é importante analisar títulos de crédito disponíveis no mercado de investimento a partir de suas taxas aplicadas, que podem ser:

  • taxa pós-fixada, em que o rendimento tem como base algum indicador financeiro, como o CDI;
  • prefixada, que tem a sua taxa de juros já estabelecida e, também, o retorno do investimento, não causando surpresas ao investidor;
  • híbrida, que tem como característica a combinação de uma taxa prefixada e outra pós-fixada no título.

O assunto se estende mais, mas é importante analisar que os títulos de crédito são parte fundamental das transações no setor de investimentos. Afinal, as modalidades são basicamente estruturadas a partir da emissão de títulos e da compra desses papéis.

É o que dá posse, traz disponibilidade de ativos e confere responsabilidades, direitos e obrigações a ambas as partes dessas transações.

Como investir em títulos de crédito?

Já se decidiu que é hora de focar em investimentos — seja para objetivos de curto, médio ou mesmo de longo prazo, como uma aposentadoria mais tranquila?

Então, aproveite para compreender os principais conceitos e, assim, investir em títulos de crédito com segurança, conveniência e com o máximo de alinhamento aos seus objetivos.

Para isso, nós recomendamos que você analise o mercado de investimentos de maneira geral e, em seguida, isoladamente por meio das aplicações que você mais se identificar.

Também vale a pena considerar mais de uma alternativa em títulos de crédito, considerando que é uma excelente oportunidade para diversificar sua carteira. Desde que isso tudo permaneça em concordância com as suas necessidades, os seus interesses e, acima de tudo, com o seu perfil de investidor.

Dê uma conferida, então, nas principais dicas que separamos para você que deseja aprender, realmente, como investir em títulos de crédito!

Estude opções

Comece avaliando o que mais te atrai no mercado de investimentos. Lembre-se que as suas escolhas devem refletir, diretamente, os seus objetivos e também o seu perfil.

Nada de analisar somente os rendimentos, por exemplo, se você não avaliou os riscos, os prazos e tudo o mais além do valor final que você pode receber ao final do vencimento de cada título de crédito.

Estude opções

Até por isso, é seguro dizer que um bom investidor está em constante aperfeiçoamento. Pois ele estuda o mercado em geral e também consegue identificar, após profunda análise, se cada tipo de investimento tem, de fato, boas oportunidades ou se não é uma boa oportunidade para o  seu momento.

Conheça seu perfil de investidor

Costumamos falar bastante a respeito do perfil de investidor, mas tem um motivo bem importante: é o que vai definir a maior parte das suas escolhas.

Isso porque, os produtos de investimentos são planejados para atender a diferentes perfis. E isso inclui:

  • os riscos que você pode e/ou pretende assumir (já que existem opções mais seguras e, outras, que carregam mais riscos, consequentemente, a possibilidade de prejuízos);
  • o segmento que você gostaria de investir e dos quais não apresenta interesse;
  • os vencimentos de cada título. Afinal, de nada adianta investir em produtos de longo prazo se você vai necessitar do dinheiro em curto ou médio prazo, concorda?

Ao alinhar-se ao seu perfil, suas escolhas vão refletir a sua busca por resultados com mais segurança, menos riscos e com gradual melhoria e aumento do seu patrimônio.

Abra sua conta com uma instituição de credibilidade

Investir é um processo que se desenvolve lenta e gradativamente. E isso inclui a relação que você vai estabelecer e construir com as instituições financeiras.

Avalie, então, a credibilidade dessas empresas. Acesse o site, visite suas redes sociais e, se possível, converse com quem já investe por meio dessas empresas.

Sabe qual é a importância disso? Você evita riscos maiores de falência da instituição, analisa oportunidades com empresas que se preocupam em manter um bom relacionamento com os seus clientes e, por fim, que valorizam também o seu perfil e conseguem orientar da melhor forma possível para você alcançar os objetivos desejados e, ainda, qualificar continuamente seus conhecimentos em educação financeira.

Como é o caso do Ailos, inclusive.

Analise a rentabilidade, a liquidez, prazos etc.

Rentabilidade é, de forma inegável, um ponto-chave na escolha de investimentos.

Mas já valorizamos aqui os outros aspectos de suas escolhas. Afinal, uma lógica comum nos investimentos é que, quanto maior o rendimento, maior também é o risco da aplicação.

É por isso que muitos produtos de renda fixa não têm o mesmo atrativo em rendimentos do que alguns investimentos de renda variável — como as ações.

Só que você tem que analisar as outras informações de cada produto. A liquidez, por exemplo, se traduz no tempo de espera entre a solicitação de resgate da aplicação e o dinheiro de volta à sua conta.

Além disso, alguns investimentos se tornam menos atrativos (e podem prejudicar os rendimentos) se você resgatar o dinheiro — integral ou parcialmente — antes do prazo de vencimento.

E, aí, como ficam os seus ganhos se você precisa do dinheiro com urgência e a aplicação não possui uma liquidez interessante?

Portanto, sempre analise outros fatores além da rentabilidade. E lembre-se: invista naquilo que você conhece e que tenha estudado a respeito, e cujos produtos financeiros possam estar em alinhamento com o seu perfil de investidor.

Investimentos financeiros Ailos

Por falar em boas opções de títulos de crédito e de empresas alinhadas às suas necessidades e aos seus objetivos, o Ailos tem tudo aquilo que você está à procura.

Primeiramente, porque nós idealizamos produtos que tenham tudo a ver com o seu momento e com o seu planejamento para o futuro. Além disso, temos produtos muito atrativos, cujas rentabilidades permanecem acima da média de mercado.

E tudo isso, é claro, com o máximo de segurança. Dê uma conferida em alguns dos investimentos financeiros disponíveis no Ailos, atualmente:

  • aplicação financeira, com opções pós-fixada e pré-fixada (CDI e IPCA);
  • poupança;
  • aplicação programada.
  • cotas capital — nela, você determina o valor que será investido mensalmente no seu Capital Social.

Você pode, inclusive, acumular praticidade e conveniência por meio do uso do app Ailos para a realização dessas operações financeiras.

Portanto, investir não precisa ser difícil e nem arriscado. Mas deve ser algo muito bem relacionado com o seu perfil. E, disso, nós entendemos.

Conheça as melhores opções de investimentos com o Ailos!

Conclusão

Viu como os títulos de crédito estão presentes em diversas áreas do mercado financeiro.

Além de serem documentos importantes para a formalização de um compromisso, esses documentos são versáteis a ponto de serem figuras-chave em investimentos.

Com isso, mostramos que você tem a oportunidade de investir com facilidade e conveniência adquirindo títulos. Eles, inclusive, fazem parte de uma série de produtos tanto em renda fixa quanto em renda variável.

Além disso, neste texto nós discorremos sobre o que você deve analisar na hora de começar a investir e de planejar-se para o alcance dos seus objetivos.

Assim, nós esperamos que você tenha uma base estrutural sólida para estudar e aprender sobre o mercado financeiro. Conte conosco, então, caso os títulos de crédito estejam em seu radar e você queira saber mais sobre investir com segurança e total foco na realização dos seus objetivos!

neil-amanda.alves@ailos.coop.br

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: