Capital de Giro PEAC FGI: crescimento com Garantia do BNDES

Conteúdo
    Add a header to begin generating the table of contents
    Receba conteúdos exclusivos
    Compartilhar post:

    O capital de giro é aquele dinheiro que sua empresa precisa ter à disposição para manter tudo funcionando sem imprevistos. Ele cobre as despesas do dia a dia, como salários, compra de matéria-prima e contas essenciais, como água, luz e aluguel.

    Em outras palavras, é o combustível que faz a operação das empresas funcionar e continuar rodando. É também o capital de giro que permite que sua empresa cresça e evolua com segurança e flexibilidade.

    Com o capital de giro certo, você mantém as finanças em ordem. Assim, você pode investir no que seu negócio precisa para se modernizar e crescer. Sabemos que, em muitos momentos, conseguir esse recurso de forma prática e segura pode ser difícil. É aí que entra o Programa Emergencial de Acesso a Crédito (PEAC).

    Criado pelo BNDES, o PEAC não é similar a uma linha de crédito, é um programa de garantia para apoiar empresas com capital de giro. Ele oferece condições mais fáceis e uma garantia especial, o Fundo Garantidor para Investimentos (FGI).

    Quer entender melhor como o PEAC FGI funciona? Quer saber os benefícios que ele oferece? E como você pode usar esse crédito para ajudar seu negócio? Continue a leitura!

    O que é o PEAC FGI?

    O Programa Emergencial de Acesso a Crédito com Fundo Garantidor para Investimentos (PEAC FGI) é similar a uma linha de crédito que auxilia no Capital de Giro, por meio de concessão de garantias em financiamento. Foi instituído por meio da Medida Provisória nº 975, de 01.06.2020, convertida na Lei 14.042, de 19/08/2020.
    Ele tem menos burocracia e oferece garantia de pagamento se houver inadimplência. Isso traz mais segurança para as cooperativas e para os cooperados. 

    Essa linha de crédito tem um fundo garantidor que é administrado pelo BNDES. Ela permite que empresas de vários tamanhos acessem recursos mais facilmente, já que o Programa compartilha o risco assumido pela instituição financeira que faz a operação de crédito. Isso ajuda as empresas a manter e expandir seus negócios. 

    Isso significa que, caso o cooperado não realize o pagamento após três meses, o PEAC/FGI cobre a dívida, proporcionando mais segurança para as cooperativas.

    Leia também: Crédito BNDES para empresas

    Benefícios do PEAC FGI para o PJ

    1. Manutenção e crescimento do negócio  

      Com o PEAC FGI, o cooperado tem acesso a recursos essenciais para manter suas operações em dia e fazer melhorias constantes. Seja para modernizar equipamentos, fazer reformas ou aumentar o estoque, esse capital de giro é muito importante, pois ele ajuda as empresas o acesso a linha de crédito muitas vezes com melhores condições.

    2. Facilidade de acesso  

        Com a garantia do BNDES, as condições do PEAC FGI são acessíveis. Isso permite que cooperados de vários tamanhos consigam crédito de forma simples e com juros baixos.

    3. Preservação de empregos e renda  

      Essa linha de crédito tem como um de seus pilares o apoio à economia local. Ao garantir o capital de giro, o cooperado pode pagar despesas operacionais, como salários, contas de luz, água, aluguel e fornecedores. Assim, o negócio continua funcionando e mantém os empregos.

    Quem pode contratar financiamentos com a garantia do PEAC FGI?

    Microempreendedores individuais, micro, pequenas e médias empresas, associações, fundações de direito privado e cooperativas, excetuadas as cooperativas de crédito, com sede ou estabelecimento no Brasil e com receita bruta anual de até R$ 300 milhões.

    Quais operações não podem ser garantidas pelo PEAC FGI?

    O Programa apresenta algumas restrições para operações de crédito. O tomador não pode estar:

    1. Com pagamentos em atraso superiores a 14 dias;
    2. Comprometido com dívidas já existentes com o Agente Financeiro;
    3. Em débito com o sistema de seguridade social no momento da contratação;
    4. Descumprindo leis de preservação de empregos em vigor;
    5. Ligado ao setor público de forma direta ou indireta;
    6. Constando em lista de empregadores com histórico de condições inadequadas de trabalho;
    7. Registrado em atividades restritivas, como:
      • Comércio de armas e munições;
      • Bancos e instituições financeiras;
      • Motéis, saunas e termas;
      • Jogos de azar e apostas;
      • Atividades de mineração rudimentar ou garimpo;
      • Geração de energia exclusivamente com carvão mineral ou óleo derivado de petróleo.

    Além disso, o programa não cobre operações de arrendamento mercantil, crédito rotativo, ou financiamentos que já possuem garantias de outros fundos.

    Conte com o Capital de Giro PEAC FGI para impulsionar o seu negócio

    Se você está buscando soluções para o crescimento sustentável do seu negócio, o PEAC FGI é uma excelente oportunidade. Procure sua cooperativa para saber mais sobre as condições e requisitos. Assim, você garante o capital de giro que sua empresa precisa para alcançar novos objetivos. 

    Entre em contato com as Cooperativas Ailos agora mesmo e veja como o PEAC FGI pode transformar seu negócio!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Destaques Ailos

    Rolar para cima
    Pular para o conteúdo