• 29 de setembro de 2022
  • 6 minutos

Financiamento móveis planejados: entenda como funciona e como solicitar

6 minutos
Financiamento de móveis planejados

Reformas podem ser necessárias, mesmo em uma casa ou apartamento novo. Em alguns casos, a residência é entregue sem os acabamentos, fazendo com que o proprietário fique responsável por finalizar o revestimento, a pintura das paredes, decoração e outros. 

Nesse contexto, nem sempre é possível arcar com tantos materiais à vista. Como solução, há o financiamento móveis planejados. Trata-se de um tipo de consórcio que ajuda pessoas insatisfeitas com a estética da moradia a modificá-las. 

Nesse consórcio, o beneficiado obtém condições especiais, sem taxas de juros, sem IOF e taxas administrativas bem mais baixas. Quer entender como isso funciona? Confira a seguir!

Conheça o consórcio de móveis planejados do Ailos: o consórcio ideal para você equipar sua casa com os móveis que sempre sonhou!

O que é o financiamento de móveis planejados?

O financiamento de móveis é bem parecido com o financiamento da casa própria. Então, aqueles que desejarem financiar a reforma ou decoração do lar, podem buscar a solução nas principais instituições financeiras do Brasil.

Escolhida a instituição, o solicitante deve apresentar os documentos necessários, como RG, CPF, comprovante de residência e outros que forem exigidos. Após o cadastro e aprovação do financiamento, o cliente poderá financiar até 100% dos bens comprados. 

Em geral, esse tipo de operação serve para financiar móveis, eletrodomésticos e eletrônicos. 

Como funciona o consórcio de serviços para reforma?

Financiamento de móveis planejados consórcio

No consórcio para serviços de reforma, a instituição financeira administra a poupança do grupo. Cada integrante assume o compromisso de pagar as parcelas mensais. 

A cada mês, pelo menos, um consorciado é contemplado com uma carta de crédito. Isto é, o documento que garantirá o acesso ao serviço que deseja. 

O valor da parcela muda conforme o custo do serviço e do tempo estipulado para o pagamento. Normalmente, os planos chegam até 30 meses. 

Da mesma forma que os consórcios tradicionais, o consorciado poderá ser contemplado a qualquer momento. Além disso, há uma forma de encurtar a espera, a partir de lances. 

Como solicitar um financiamento de móveis planejados?

Você pode solicitar o financiamento de móveis planejados nos principais bancos e cooperativas de crédito do Brasil. 

Na Caixa Econômica, por exemplo, é oferecido o cartão Moveiscard, destinado para o financiamento de móveis e eletroeletrônicos de lojas credenciadas. Nesse cartão, o cliente tem até 60 meses para pagar, com taxas que variam entre 0,9% a 1,8% ao mês.

Já com a Cooperativa Central de Crédito Ailos, você pode fazer uma simulação do serviço online. É possível simular valores entre R$15 mil a R$30 mil, em um prazo de pagamento de 48 meses. As taxas variam entre 0,375% a 0,625% ao mês.

Quais os documentos necessários para a solicitação do consórcio?

Financiamento de móveis planejados documentos

Mais acima, citamos que o cliente precisa apresentar alguns documentos para a contratação do consórcio de reforma. Sem eles, a instituição não consegue realizar o cadastro do interessado. Nessa primeira etapa, são exigidos:

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de residência válido.

Esses documentos serão usados para analisar o nome e a situação financeira do cliente, facilitando a análise de crédito. Assim que tiver os papéis em mão, envie à instituição e, estando tudo em ordem, basta ler o contrato e assinar o que for preciso.

Foi contemplado no consórcio? Ótimo! Agora precisará entregar mais alguns documentos à instituição para ter a liberação do crédito. Eles servirão para comprovar que você tem a capacidade de arcar com os débitos faltantes. São eles:

  • comprovante de renda — últimos três contracheques ou declaração do IR com recibo de pagamento;
  • cópia do CPF e RG;
  • cópia do comprovante de renda;
  • cópia da certidão de nascimento;
  • cópia da certidão de casamento ou união estável (se houver);
  • cópia dos documentos pessoais do cônjuge (se houver) — CPF, RG, comprovante de renda etc.;

Quais as vantagens de fazer o financiamento de móveis planejados?

Esse financiamento é uma excelente alternativa para quem deseja utilizar um serviço de alto valor, mas não dispõe de todos os recursos necessários para isso. 

Como te explicamos anteriormente, o consorciado cria uma poupança conjunta com outros participantes, visando o médio e longo prazo, sem grandes sacrifícios financeiros. 

Quando comparados a outras opções, o financiamento de móveis também oferece grandes benefícios. Em especial, taxas de juros e de administração reduzidas.

Outro benefício é em relação à adesão. O interessado não precisa dispor de nenhum valor inicial, basta arcar com o pagamento das parcelas.

Quais as dicas para usar o financiamento de móveis planejados?

Financiamento de móveis planejados dicas

Para usufruir de todas as vantagens desse serviço, é importante tomar alguns cuidados. Confira algumas dicas importantes que garantirão a satisfação ao fazer um financiamento!

Planeje o projeto

Antes de iniciar um financiamento de móveis planejados, é essencial fazer um planejamento detalhado da obra. Liste todas as etapas, desde o início do projeto até a compra dos materiais e a contratação de mão de obra. 

Visualize o cronograma de reforma ou decoração e calcule a variação dos custos ao decorrer do projeto. 

Quanto mais detalhado for o seu planejamento, mais preciso será o orçamento da obra. Assim, poderá contratar o financiamento ideal para suas necessidades, sem ter que pagar prestações acima do esperado. 

Preveja atrasos e gastos

Além de calcular o custo da obra, é essencial considerar eventuais despesas que podem surgir com o andamento da obra, em especial decorrente de atrasos. 

Imprevistos acontecem, materiais ficam em falta, ou algo pode não ficar tão bom na prática como no papal. 

Contrate especialistas

Contratar profissionais especializados é outro custo que deve entrar no seu cálculo, antes de adquirir o financiamento de móveis planejados. Com isso, você reduz a chance de erros por falhas humanas ao longo da reforma. 

Nesse sentido, busque empreiteiras e empresas de boa credibilidade e que tenham referências de obras feitas com qualidade. 

Compare preços

Os valores dos materiais de construção variam de uma loja para outra. Além disso, instabilidades na inflação também provocam grandes flutuações dos preços, o que pode afetar seu orçamento. Assim, uma boa pesquisa já elimina esse risco.

Nesse sentido, não poupe tempo e faça uma boa pesquisa em diversos estabelecimentos, buscando por materiais de qualidade. Atualmente, grande parte dos comércios possuem lojas virtuais que facilitam essa busca.

Conheça o consórcio de móveis planejados das cooperativas Ailos: o consórcio ideal para você equipar sua casa com os móveis que sempre sonhou!

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu sobre como funciona um financiamento de móveis planejados e quais os benefícios de adquirir esse serviço. Outro passo importante para garantir um ótimo negócio é escolher a instituição financeira adequada. 

Você pode optar por um banco tradicional, regulado pelo Banco Central, ou por uma cooperativa de crédito, que costuma oferecer taxas mais baixas e é fiscalizado pela OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), como o Ailos. Com um financiamento de móveis planejados, você consegue se organizar financeiramente, poupar e fazer um investimento inteligente. Por isso, não perca mais tempo e confira as vantagens que o Ailos preparou para você!

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: