• 28 de outubro de 2022
  • 13 minutos

Livros sobre finanças: recomendações para você cuidar do seu dinheiro!

13 minutos

Conseguir se livrar das dívidas, construir uma reserva de emergência, aprender a gastar menos e a investir melhor — mesmo que pouco. Independentemente do seu objetivo financeiro, os livros sobre finanças podem ser grandes aliados nessa jornada. 

São ótimas ferramentas para complementar o aprendizado, além de não exigirem grandes investimentos. Mas, quais são os melhores exemplares? Por qual livro é interessante começar?

Para te ajudar com esses questionamentos, preparamos o guia a seguir com os principais livros que abordam o tema de forma prática e simples. Acompanhe e boa leitura!

Conheça o PROGRID: o programa de educação do Sistema Ailos para você!

Por que apostar em livros sobre finanças

Primeiro, os livros são uma grande fonte de conhecimento. Não só pela grande quantidade de informação que reúnem, mas também porque permitem que a experiência alheia seja aproveitada em outras realidades.

Isso é ainda mais verdadeiro no setor financeiro, que não trata apenas de dinheiro ou investimentos, mas também de qualidade de vida.

Portanto, essas informações podem afetar outras áreas de sua vida, como realizações pessoais e profissionais.

Nesse sentido, isso vai muito além do crescimento do patrimônio que você pode alcançar no médio e longo prazo.

Por isso, é importante buscar novos meios de aumentar o conhecimento, como por meio dos livros de finanças. Afinal, muitos autores usam suas histórias para ensinar lições valiosas.

Desta forma, você pode desenvolver novos hábitos, mudar sua vida e adotar bons comportamentos que você pode até mesmo passar para as gerações futuras.

Como livros sobre finanças podem te ajudar

Atualmente, há uma grande variedade de livros de finanças disponíveis para todos os perfis e objetivos.

Além disso, uma das maiores diferenças entre essas obras é o seu conteúdo. Eles trazem não apenas experiência de vida, mas também habilidades e pensamento.

As técnicas, métodos e exercícios reais são apenas algumas sugestões de especialistas e pessoas de sucesso na área.

Dessa forma, é possível colocar em prática todo o conhecimento que esses livros trazem.

Não é apenas uma abordagem prática, mas uma forma de identificar problemas e encontrar soluções.

Portanto, todos os tipos de pessoas podem se beneficiar dos livros financeiros e sempre adaptar as dicas à situação real.

Nesse sentido, não deixe de acompanhar as dicas que separamos a seguir!

Livros sobre finanças para tirar suas metas do papel

Muita gente não sabe, mas aprender sobre finanças e investimentos também envolve estudar o comportamento humano. Inclusive, os números ficam em segundo plano.

Entender como as ações determinam nossa relação com o dinheiro é o passo mais importante no planejamento financeiro. 

Veja abaixo alguns livros que podem te ajudar a entender por que você faz o que faz com seu dinheiro.

A Psicologia Financeira – Morgan Housel

Nessa obra de Housel, o leitor é convidado a refletir sobre como o sucesso financeiro está diretamente ligado aos acontecimentos da vida, bem como o que você aprendeu ao longo dos anos. 

Morgan apresenta exemplos de sucesso e fracasso, evidenciando a importância da questão psicológica nas finanças. 

É um livro de fácil leitura, mas que, definitivamente, tira qualquer um da zona de conforto. Afinal, ele descreve perfeitamente os hábitos mais comuns relacionados ao dinheiro.

Decisões Econômicas – Vera Rita de Mello Ferreira

Vera Rita é uma das referências brasileiras na área da economia comportamental. 

A professora aborda, por exemplo, quais são as razões que fazem um indivíduo não juntar dinheiro — mesmo quando sobra no fim do mês —, gastar mais e desconsiderar o futuro.

Suas explicações são repletas de exemplos práticos e bom humor. Então, se você não se interessou pelo livro de Housel, a obra de Vera Rita é uma ótima alternativa. 

Rápido e Devagar – Daniel Kahneman

Outro livro sobre finanças que não poderia faltar nessa lista é o clássico do psicólogo Daniel Kahneman. 

Ele recebeu o Prêmio Nobel da Economia em 2002 por demonstrar que existem duas formas de pensar: uma rápida e outra devagar. Sua obra sobre psicologia econômica foca na teoria do pensador. 

Os escritos nos mostram como nosso cérebro cria atalhos, o que explica o modo como tomamos certas decisões, especialmente as financeiras. Trata-se de um livro denso, mas de uma linguagem não tão complicada. 

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, de Gustavo Cerbasi

Essa obra do autor Gustavo Cerbasi é voltada para as finanças de casais. Problemas financeiros são uma das principais razões das brigas conjugais. 

Para Cerbasi, a origem desse problema é a falta de diálogo sobre o tema. 

Sendo assim, o livro apresenta algumas sugestões enriquecedoras sobre como os casais podem gerir melhor seu dinheiro e organizar o orçamento familiar com mais simplicidade. 

Tostão Furado – Mari Ferreira

Nesse livro, a consultora financeira Mari Ferreira ensina o passo a passo básico para quem está no começo da jornada de organização financeira. 

No decorrer da leitura, é notável que a autora propõe um exercício de autoconhecimento ao leitor, a partir de exercícios baseados na psicologia econômica. 

De acordo com Mari, nosso comportamento define o modo como lidamos com o dinheiro, aproximando ou afastando as pessoas de seus objetivos.  

O livro apresenta as principais ferramentas para começar na organização financeira. 

Livros sobre finanças para organizar as finanças e sair das dívidas

Caso o seu maior objetivo atualmente seja sair das dívidas e controlar melhor seu dinheiro, os livros a seguir podem te ajudar bastante.

Dinheiro: Os segredos de quem tem, de Gustavo Cerbasi

Mais um livro de Cerbasi em nossa lista, desta vez, focado em aposentadoria, investimentos e empreendedorismo. A obra se propõe a explicar tais assuntos de forma simples e didática. 

No decorrer da leitura, você percebe que o autor desmistifica o modo como as pessoas enriquecem. Segundo ele, isso envolve hábitos rotineiros, disciplina, trabalho duro, padrão de vida adequado e economias. 

Gustavo também mostra como deixar as contas equilibradas, alcançar a liberdade financeira, diminuir as despesas e gerenciar ganhos. 

Orçamento sem falhas – Nath Finanças

Na obra da Nath Finanças — orientadora e administradora financeira — o leitor aprende os passos básicos de como organizar o orçamento. 

É um livro bem curtinho, prático e leve, que ensina conceitos básicos para quem deseja se organizar, mas não tem muito dinheiro.

O diferencial desse livro é que a Nath tem origem em um lugar que condiz com boa parte dos brasileiros; um ponto de partida sem privilégios, com baixa renda e dívidas. 

Dinheiro sem medo – Eduardo Amuri

Outro em nossa lista de livros sobre finanças que aborda a organização financeira do zero é a obra de Eduardo Amuri. 

Amuri descreve estratégias super básicas para se organizar e pagar as dívidas, compartilhando com o leitor histórias reais de pessoas com problemas financeiros específicos, mas que conseguiram resolvê-los.

O homem mais rico da Babilônia – George S. Clason

Quem deseja aprender sobre finanças e conhecer ótimas histórias ao mesmo tempo, esse livro é uma excelente opção. 

Em sua obra, Clason demonstra como alterações simples na forma de pensar e ações específicas em nossa rotina afetam nosso relacionamento com o dinheiro. 

O livro possui quase um século desde sua primeira edição, e aborda princípios antigos da Babilônia. 

Parece algo complicado, mas não é. A partir desses ensinamentos, o autor explica como economizar, resolver problemas financeiros e como investir. 

Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki

Mesmo que você nunca tenha lido qualquer livro sobre finanças, com certeza já ouviu falar nesse título por aí. 

A popularidade dessa obra não é à toa; o livro é um grande divisor de águas das finanças para quem tem filhos ou deseja tê-los.

Em seus escritos, Kiyosaki desperta no leitor a inteligência financeira. Como o título indica, o autor fala bastante sobre a relação entre pais e filhos. 

Porém, o livro também é relevante para quem não tem ou não quer ter filhos, pois ajuda a enxergar a importância do planejamento financeiro para o presente e o futuro. 

Livros sobre finanças para começar a investir 

Suas contas já estão organizadas, então a meta agora é começar a investir. 

Antes de se arriscar em investimentos voláteis, como a Bolsa de Valores, é essencial construir uma reserva de emergência e aprender sobre investimentos mais conservadores, como a renda fixa. 

Os livros a seguir sobre finanças e investimentos podem te ajudar a dar os primeiros passos como investidor. 

Do mil ao milhão: Sem cortar o cafezinho, de Thiago Nigro

Já considerou construir um patrimônio de R$1 milhão? Em sua primeira obra, o criador da plataforma O Primo Rico, apresenta os 3 pilares para realizar o sonho da maioria dos brasileiros: gastar bem, investir melhor e ganhar mais. 

O autor também mostra, a partir de suas experiências pessoais, que é possível enriquecer, desde que se esteja disposto a se dedicar e a aprender. 

Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker

Para quem é fã dos clássicos, esse livro de Eker não poderia ficar de fora da nossa lista. 

Trata-se de uma obra considerada uma quebradora de paradigmas por muitos, pois traz conceitos enriquecedores para quem deseja começar a investir. 

Muitos dos tabus sobre finanças que temos são aprendidos ainda na infância, com a influência da família. 

Desse modo, crescemos com diversas crenças arraigadas. Nesse aspecto, o livro mostra com exemplos práticos, como mudar a relação com o dinheiro. 

Ganhar mais, gastar menos, investir – Denise Damiani com Cynthia Almeida

Outro exemplar entre os melhores livros sobre finanças, está o livro de Denise com Cynthia. 

Ao longo de sua carreira como sócia de grandes consultorias, Denise percebeu na prática a diferença entre o comportamento feminino e masculino quando o assunto era crescimento profissional. 

Durante anos, ela entrevistou diversas mulheres e estudou como seu comportamento afetava suas finanças. 

Então, esse livro é o resultado desse estudo, que apresenta estratégias de como as mulheres podem elevar seus ganhos, reduzir gastos e investir melhor. 

Bora enriquecer – Júlia Mendonça

Júlia Mendonça, consultora financeira, apresenta os primeiros passos sobre investimentos, para quem deseja começar a investir. 

Na obra, a autora ensina como montar um planejamento financeiro simples, além de detalhar quais são os investimentos em renda fixa e quais os ideais para cada estratégia. 

No livro, estão detalhados os investimentos básicos, como CDBs, Tesouro Direto e Letras de Crédito, bem como os investimentos de renda variável, como Ações, Fundos Imobiliários e Criptomoedas. 

Também há uma explicação sobre como montar uma carteira de investimentos para iniciantes.

Finanças pessoais: o que fazer com meu dinheiro – Marcia Dessen

Em seu livro, a planejadora financeira e professora Marcia Dessen aplica sua experiência de mais de 20 anos no mercado financeiro para mostrar como planejar, investir e pensar no futuro, sem abrir mão do que é importante para você.

Apesar de ser uma obra longa, sua linguagem é bastante simples e didática, ideal para quem está começando nesse universo. 

Livros sobre finanças para entrar na bolsa de valores

Quem já possui uma reserva de emergência, tem uma carteira de investimentos em renda fixa, mas quer começar a investir na Bolsa, também existem livros sobre o assunto que não são técnicos nem difíceis. Confira a lista abaixo. 

Os axiomas de Zurique – Max Gunther

Apesar do nome complicado, a obra de Gunther é tudo menos chata ou difícil. Axioma significa verdade inquestionável. 

E o mercado financeiro carrega inúmeras dessas verdades que muitas pessoas esquecem ou ignoram.

É claro que não há uma fórmula mágica para ganhar dinheiro. Porém, existem comportamentos que devem ser evitados. 

Esse livro, aborda alguns axiomas que deveriam ser seguidos e que ajudam na busca pela riqueza. A leitura é bem simples e objetiva.

O investidor inteligente – Benjamin Graham

Nessa lista de livros sobre finanças, destacamos também a obra de Graham. Essa obra deveria estar na “mesa de cabeceira” de todos que pretendem investir na Bolsa. 

Benjamim é considerado o maior investidor de todos os tempos, além de ter sido professor de Warren Buffett — megainvestidor norte-americano. 

Esse livro explica a metodologia que Buffett utiliza para investir em boas empresas. Então, se você deseja aprender mais sobre o mercado de ações e como grandes investidores investem, essa é a obra ideal. 

Faça fortuna com ações antes que seja tarde – Décio Bazin

Com esse título, a impressão é que Bazin apresentará uma fórmula mágica para enriquecer com ações. Mas, na verdade, não é bem isso que a obra oferece. 

Investir em ações envolve riscos; é possível ganhar ou perder dinheiro. Para quem está começando nesse universo, é interessante ficar longe de promessas de dinheiro rápido e fácil. 

Em seu livro, Décio — investidor e ex-jornalista de economia — mostra as bases para investir em ações. 

Além de detalhar histórias do período do pregão viva-voz, o autor destaca a importância de investir para o longo prazo. 

Filosofias de Investimento – Aswath Damodaran

Damodaran, professor de finanças da Universidade de Nova York, explica e nos mostra as maiores filosofias de investimentos do mercado financeiro, usadas por grandes investidores.

As dicas vão desde estratégias voltadas para o valor e crescimento, até análises técnicas. O autor explica essas premissas de maneira simples e evidencia na prática como alguns investidores a utilizam. 

Conheça o PROGRID: o programa de educação do Sistema Ailos para você!

Conclusão

Neste conteúdo, você conheceu alguns dos maiores livros sobre finanças para aumentar seus conhecimentos sobre o assunto. 

Uma das melhores maneiras de adquirir conhecimento em diversas áreas é ler livros de especialistas no assunto. 

Para o setor financeiro, a situação não é diferente, já que se trata de um segmento tão amplo.

Então, nada mais justo do que obter ajuda extra para entender melhor o assunto pode ser essencial. 

Por isso, podemos dizer que vale a pena ler livros financeiros, principalmente se você busca novas perspectivas e mudança de hábitos.

Atualmente, existem diversos livros voltados para todos os tipos de pessoas, desde leigos até investidores experientes.

Assim, esses conteúdos podem fornecer dicas e truques diferentes para cada situação, inclusive para entender o que está acontecendo na economia nacional e global.

Certifique-se de procurar os livros financeiros que melhor atendem às suas necessidades, sejam físicas ou digitais, para saber como economizar e aumentar seu patrimônio.

Além disso, também é válido apostar em cursos pagos ou gratuitos sobre o assunto. Nesse aspecto, o Sistema Ailos apresenta o PROGRID, o programa de educação!

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: