• 1 de fevereiro de 2023
  • 9 minutos

Renovação de seguro: dicas essenciais para fazer a sua!

9 minutos

A renovação de seguro é a melhor maneira de continuar protegido contra possíveis sinistros e, além disso, de conquistar mais segurança e economia.

Porém, é fundamental que você fique atento aos prazos para que a apólice não vença e você perca todos os benefícios do seguro contratado.

Logo, a melhor forma de evitar riscos e prejuízos desnecessários é renovando o seguro com um prazo previamente estabelecido.

Assim, você não deixa esse processo para cima da hora e, ainda, tem a possibilidade de encontrar opções mais vantajosas.

Quer saber mais sobre a renovação de seguro e o quão importante é? Então, continue conosco e boa leitura!

O que é uma renovação de seguro?

Antes de você entender o que é a renovação de seguro é importante saber que um contrato de seguro é a transferência de um determinado risco, em um período estabelecido à seguradora.

Isso quer dizer que tal contrato garantirá cobertura ao segurado durante toda a validade em que o seguro foi contratado. 

Entretanto, caso haja algum imprevisto após o vencimento do seguro, a seguradora não será mais responsável e quaisquer prejuízos estará por conta da própria pessoa.

Assim, para que essa situação seja evitada, a renovação de seguro é uma ação imprescindível. Quer evitar riscos? Então, fique de olho nos tópicos seguintes.

Afinal, apenas essa renovação irá garantir que a cobertura não expire. Porém, será que existe um momento para fazer a renovação de seguro? Saiba mais!

Quando fazer a renovação do seguro?

Ok, você entendeu a importância de fazer a renovação de seguro, porém, será que existe algum momento ideal para realizá-lo?

Na verdade, não existe um momento determinado para que a renovação seja realizada. A única recomendação é que a renovação seja feita antes que o contrato vença.

Importante mencionar que as seguradoras oferecem preços bastante voláteis. Afinal, o valor das apólices costumam considerar vários aspectos/variáveis para precificação.

Dessa forma, as empresas que oferecem seguros, geralmente, não fazem cotação de contratos que possuam validades muito longas.

A nossa dica é que a renovação de seguro seja feita, no máximo, em até 15 dias antes que a apólice vença. 

Assim, com esse prazo previamente estabelecido, o corretor responsável por realizar a renovação do seu seguro terá tempo hábil para verificar qual proposta.

Dessa forma, ele poderá identificar, dentre todas as disponíveis pelas seguradoras, a proposta mais vantajosa para o segurado.

Saiba mais: Tipos de seguro viagem: conheça os principais com o Ailos!

O que devo considerar antes de fazer a renovação de seguro?

Agora que já percebeu que, sim, renovar o seguro é fundamental para evitar certos imprevistos, precisa saber que existem certos aspectos a serem considerados antes da renovação de seguro.

Isso porque, o processo de renovação envolve uma série de fatores que farão toda a diferença na próxima cobertura.

Para te ajudar, elencamos, abaixo, os principais aspectos que você precisa considerar antes de fazer a renovação de seguro. Confira!

Período de vigência

Observar o período de vigência do seu contrato de seguro é fundamental para identificar o tempo em que sua cobertura será mantida.

Saber essa informação é importante para se planejar e, por exemplo, não perder os prazos para renovação de seguro. 

Isso porque, deixar o seguro vencer e esperar para renovar pode gerar um transtorno maior. O interessante é, após saber o período de vigência, determinar a data provável de renovação.

Formas de pagamento

Conhecer a forma de pagamento é uma alternativa para que você não caia em cilada, concorda? 

Isso porque, existem empresas que prometem “mundos e fundos”, mas não possuem condições ótimas de pagamento e, além disso, não oferecem garantia ao segurado.

Por conta disso, antes de realizar a renovação de seguro, esteja ciente das formas de pagamento, principalmente se o seu objetivo é trocar de seguradora.

Procure saber tudo sobre o novo local e leia a apólice antes de fechar o contrato de adesão. Pode ser interessante contar com a ajuda de um corretor e/ou de um advogado especialista.

Condições e vantagens oferecidas

Outro aspecto importante é avaliar as condições e vantagens que são oferecidas pela seguradora ao realizar a renovação de seguro.

Afinal, para que uma negociação seja, de fato, satisfatória, o ideal é comparar as vantagens que a seguradora atual oferece e os benefícios propostos por uma concorrente direta. 

Assim, você terá opções e poderá decidir pela que faz mais sentido para você e que atenda suas necessidades de forma mais abrangente e assertiva. 

Inclusive, para conferir as condições e os planos e comparar ambas as oportunidades, antes de fechar o negócio, contar com a ajuda de um corretor pode ser essencial.

Ah! Lembre-se: caso você escolha outra seguradora, pode levar consigo o bônus adquirido sem o menor problema, caso você tenha atendido aos pré-requisitos para garantir o bônus.

Afinal, o bônus é um benefício do indivíduo que contratou o seguro, não uma exclusividade de quem ofereceu o serviço, ok?

Possíveis alterações em informações cadastrais

Além dos aspectos citados anteriormente, é fundamental verificar se existem mudanças e alterações possíveis nas informações cadastrais.

Isso porque, para renovar o seguro, seja ele qual for, todas as informações que tiveram alteração precisam ser repassadas para a seguradora responsável pela sua apólice.

Alguns exemplos são: troca de endereço, número do telefone mudou, e-mail novo etc. Todas as informações que dizem respeito ao perfil do segurado e que mudaram, precisam ser informadas o mais rapidamente possível.

Inclusive, o ideal é que as mudanças sejam informadas assim que elas acontecerem e não quando for a época de renovação de seguro. 

Isso porque, o valor do seguro pode alterar caso alguma mudança estrutural, em um carro ou casa, por exemplo, seja realizada. 

Por isso, é de suma importância que as mudanças sejam notificadas e informadas na mesma hora.

Vantagens da empresa seguradora

Todas as seguradoras, na verdade, possuem vantagens. Algumas, por outro lado, não são capazes de atender todas as necessidades do possível cliente.

Por conta disso, após avaliar as empresas disponíveis, procure verificar quais são as vantagens que a seguradora oferece.

Isso fará total diferença, acredite! Afinal, algumas, por quererem conquistar a confiança dos clientes, acabam oferecendo descontos e condições de pagamento imperdíveis, como você pode perceber.

Outras, por sua vez, oferecem promoções por indicação e demais campanhas estratégicas para garantir a satisfação do cliente.

Seja qual for o seu objetivo, procure saber se a seguradora possui vantagens que estejam alinhadas com suas reais expectativas. 

Prazos de negociação

Todas as seguradoras oferecem um prazo de negociação para a realização de suas transações. Assim, é importante conhecer os prazos antes de renovar o seguro.

Afinal, todas as informações que você conseguir obter para não deixar margem para dúvidas, é de grande importância.

Para isso, pode ser necessário contar com a ajuda de um advogado especializado no assunto ou até mesmo de um corretor mais experiente.

De qualquer forma, não deixe ser enganado pelas propostas mágicas e pelas soluções mirabolantes. Esteja muito bem informado e ciente do que está assinando, combinado?

Leia mais: Franquia de seguro: o que é e como funciona esse sistema?

Qual a importância de fazer renovação de seguro?

Para explicar a importância de realizar a renovação de seguro, vejamos um exemplo prático e bastante simples, ok? Acompanhe!

Imagine que você tenha contratado um seguro para proteger, por um ano, sua residência e a apólice venceu no dia 13 de abril. 

Sem se atentar para esse detalhe, saiu em viagem com amigos e familiares para outro estado no dia 14 de abril e, nesse mesmo dia, a casa, infelizmente, foi furtada. 

Diante desse cenário, a seguradora fica isenta de qualquer responsabilidade e os prejuízos desse furto estarão por conta da própria pessoa, já que o contrato foi encerrado.

Logo, para evitar essa situação e continuar segurado, a melhor alternativa é renovar o seguro antes que a apólice expire.

Economia

Uma das principais vantagens da renovação de seguro é a economia que ela proporciona. 

Isso porque, os custos com a contratação de um seguro acabam sendo um pouco maiores do que a própria renovação do seguro.

Logo, manter-se precavido, sempre atento às datas de vencimento, é a melhor opção para não deixar o seguro expirar e continuar usufruindo da cobertura.

Dessa forma, você economiza no processo como um todo e garante mais tranquilidade.

Segurança

Outro benefício proveniente da renovação de seguro é a segurança que ela promove. Afinal, você não corre o risco de sofrer com qualquer sinistro caso o seguro expire.

Logo, para garantir mais segurança para o seu bem, marque na sua agenda o melhor prazo para renovar o seguro.

Assim, você não deixará para cima da hora e poderá, inclusive, conhecer as melhores opções e as mais vantajosas para atender as suas principais necessidades.

O que é bônus do segurado?

Bonificação com relação a seguros? Sim, existe. Não sabia? Tudo bem, a gente te explica. Acredite, você vai curtir o bônus do segurado.

O bônus, nesse caso, é dado ao usuário que não reporta à seguradora nenhum sinistro sobre determinado bem que é segurado a cada ano.

Dessa forma, a pessoa recebe o que chamamos de bônus do segurado. Com ele, inclusive, é possível receber descontos que podem ser aplicados para realizar a renovação de seguro.

Importante mencionar que esse bônus é recorrente nos seguros residenciais, de automóveis, de responsabilidade civil etc.

Entretanto, para que não se perca esse bônus, o seguro sempre deve ser renovado. 

Inclusive, caso haja uma proposta mais vantajosa em outra seguradora, os bônus obtidos poderão ser usados no contrato atual. 

Todas essas informações podem ser sanadas com o seu corretor ou com a agência especializada em seguros. Assim, você não se preocupa com processos burocráticos.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu que, sim, a renovação de seguro é uma ação importante para evitar que riscos aconteçam e você não tenha controle sobre eles.

Claro que imprevistos acontecem, porém, é fundamental estar com seu seguro em dia. Por isso, sempre fique atento aos prazos previamente estabelecidos via contrato.

Além disso, você conheceu alguns aspectos relevantes e que devem ser levados em consideração na hora de realizar a renovação de seguro.

Para continuar aprendendo mais sobre educação e desenvolvimento financeiro, fique atento aos conteúdos exclusivos aqui, no Blog da Ailos.

E para conhecer todas as nossas soluções, entre em contato hoje mesmo conosco e deixe o nosso time de especialistas te ajudarem!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: