• 13 de janeiro de 2023
  • 8 minutos

Coberturas seguro residencial: veja como ter mais segurança e tranquilidade!

8 minutos

Devido à sua ampla proteção por um baixo custo, o seguro residencial é uma forma eficaz de proteger você e sua família dos inúmeros imprevistos que podem acontecer com sua casa

Muitas pessoas têm dúvidas sobre isso. Como funciona essa proteção? Quais as coberturas seguro residencial disponíveis para contratação? 

Quando vale a pena contratar um? Considerando a importância deste tema, preparamos este conteúdo especial. Continue a leitura e descubra!

Conheça o Seguro Residencial Ailos: coberturas personalizadas para garantir segurança e tranquilidade para sua família!

O que é um seguro residencial?

O seguro residencial é um tipo de proteção do lar do segurado, que inclui um conjunto de coberturas que podem ser contratadas para o efeito. 

Basicamente, é um produto de proteção patrimonial que garante o ressarcimento em caso de sinistro, conforme previsto na apólice. 

Como se não bastasse, os contratos de seguro residencial também oferecem ao segurado suporte no dia a dia para quaisquer problemas que possam surgir no lar, entre outros benefícios.

Imagine que você está prestes a viajar de férias, depois de meses de planejamento. A emoção é grande, mas, antes de partir, surge a insegurança: e se algum imprevisto acontecer enquanto a casa estiver vazia?

Nesse cenário, a imaginação corre solta e inúmeros problemas vêm à mente: roubo, incêndio, danos elétricos, tempestades e chuvas fortes são apenas alguns exemplos de situações que podem sobrecarregar os proprietários. 

Claro, essas são apenas algumas das muitas situações de risco que sua casa enfrenta. É nesse contexto que o seguro residencial aparece.

Como funcionam as coberturas de seguro residencial?

O seguro residencial é altamente personalizável e pode ser adaptado às necessidades do locatário, incluindo propriedades de plataformas de aluguel por temporada. 

Há sempre o que é chamado de "cobertura básica", que é o mínimo que você precisa para comprar um seguro — danos de incêndio, explosão, fumaça e até queda de avião. 

A partir das coberturas básicas, o segurado pode customizar a cobertura mais adequada para cada imóvel e região. 

Confira abaixo algumas das opções de coberturas adicionais comumente oferecidas pelas seguradoras:

  • roubo e furto de bens;
  • danos elétricos;
  • prejuízos causados a terceiros;
  • vazamento de tubulações;
  • negócios em casa.

O preço que você paga anualmente por essa garantia, o prêmio do seguro, costuma ser menor do que o custo de uma xícara de café por dia. 

Além do valor, o que pode variar são os serviços e coberturas inclusos, o valor do imóvel, a quantidade de bens do morador e a região onde está localizada a residência.

O que um seguro residencial cobre?

Agora que você já conhece o seguro residencial e quais são suas características, é hora de conhecer melhor as principais coberturas oferecidas. 

Primeiramente, saiba que essa lista vai mudar dependendo da empresa que você escolher. Lembre-se, para saber sempre o que o seguro cobre, você deve ficar atento aos pontos do contrato. 

Nos termos gerais, você encontrará os detalhes: lista o que seu seguro residencial aceita ou não, e você descobrirá o que a apólice cobre e quais riscos ela exclui. 

Abaixo, listamos as principais coberturas disponíveis no mercado. Veja quais são e saiba como funcionam.

Catástrofes climáticas

Ventos fortes, granizo e ventos fortes podem causar sérias complicações em sua propriedade. 

O perigo tende a ser maior em algumas partes do país, já que os riscos se intensificam em determinadas épocas do ano. 

Sob esta cobertura, você será compensado por danos à sua propriedade e ao conteúdo de sua casa. 

Se sua casa está localizada em uma área onde granizo, tempestades e chuvas fortes são comuns, vale a pena considerar um seguro especial.

Acidentes elétricos

Mais uma entre as principais coberturas de seguro residencial. Você sabia que o Brasil tem a maior incidência de raios do mundo, segundo dados levantados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)? 

O instituto estima que o fenômeno custe mais de 1 bilhão de reais por ano no Brasil. Por isso, os problemas que podem causar em redes elétricas, aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos devem ser levados a sério. 

O seguro de danos elétricos é projetado especificamente para danos a equipamentos eletrônicos e instalações elétricas em sua casa.

Roubos e furtos

Todos estamos sujeitos às ações de pessoas mal intencionadas. Mesmo com todos os cuidados, sua casa pode ser vítima de um assalto. 

A cobertura de ativos menos destina-se a fornecer proteção no caso de sua casa ser roubada ou roubada. 

Danos sofridos quando o imóvel é violado também estão cobertos e protegidos por esta garantia. 

Mesmo em condomínios fechados supostamente mais seguros, os proprietários não estão imunes a isso. 

Dessa forma, a dica é que você invista em um seguro contra furto ou furto, pois esses problemas podem pesar muito sobre você caso não tenha esse cuidado.

Despesas extraordinárias

Essa é uma das coberturas de seguro residencial na qual muitas pessoas ainda não conhecem, mas pode ser muito útil quando necessário. 

Aplicável à situação em que ocorre um acidente na casa e os moradores precisam se mudar temporariamente de casa. 

Se sua propriedade estiver bloqueada, a seguradora pagará o aluguel para mantê-lo temporariamente em outro local. 

Se você tem um inquilino e ocorre um acidente no imóvel nas mesmas condições, o seguro cobre o aluguel onde ele deixará de te pagar.

Responsabilidade civil familiar

O seguro de responsabilidade civil residencial cobre situações em que moradores da residência ou até mesmo seus animais de estimação causem danos a alguém. 

Assim como um vazamento de água na sua propriedade afeta a propriedade do seu vizinho, um vaso que cai do seu apartamento pode atingir um carro na garagem do seu apartamento. 

Nesse caso, o seguro de responsabilidade civil residencial pode ajudar. Poderíamos citar também situações mais cotidianas, como uma criança quebrando mercadoria em uma loja, ou mesmo quando seu animal de estimação morde um visitante em sua casa.

Vantagens de contratar um seguro residencial

A esta altura, você já deve ter percebido a importância de adquirir esse tipo de seguro. Mas vale avaliar os detalhes dos benefícios que essa decisão pode te oferecer.

Possibilidade de personalização

Conforme dissemos mais acima, as coberturas de seguro residencial podem ser personalizadas. 

Ninguém é igual, certo? Todo segurado precisa de uma proteção, seja pelo tipo de imóvel ou pela dinâmica dos moradores e da área em que estão inseridos. 

Por isso, você pode montar um seguro residencial de acordo com a sua necessidade, para poder alugar as coberturas mais importantes para você. 

Também é importante medir o valor correto sob cada cobertura contratual. Isso porque, em caso de sinistro, você será indenizado com base nos danos sofridos, mas sempre respeitando o valor que contratou para cada apólice.

Garantia de segurança e proteção

Além das coberturas acima, alguns planos de seguro residencial oferecem serviços emergenciais, como pequenos reparos, serralheria, eletricista, reparos em máquinas de lavar e outros eletrodomésticos, e até instalação de visores, estantes e varais. 

Prestar atenção no seguro em situações cotidianas como essa é positivo por vários motivos, concorda? Afinal, imprevistos acontecem e são quase impossíveis de prever: nada como ter apoio para lidar com momentos difíceis.

Preços acessíveis

O preço pago à seguradora pelas coberturas de seguro residencial varia — geralmente relacionado ao tipo de imóvel (casa ou apartamento), localização, número de imóveis em cada moradia e outros fatores. 

Mas o valor é muito importante. Ainda é possível diluir o pagamento em parcelas menores ou pagar o prêmio de um ano de cobertura de uma só vez. 

Então, faça as contas e pense bem: não vale a pena gastar tão pouco para ter um pouco de tranquilidade? 

Até porque o seguro é uma forma de proteção financeira, pois perdas inesperadas podem impactar bastante no orçamento doméstico. 

Se considerarmos todas as perdas separadamente, o custo de cada item é muito superior ao valor segurado.

Seguro residencial Ailos

Com o seguro residencial Ailos, você protege seu patrimônio contra imprevistos e conta com assistência 24 horas em caso de emergência. 

O seguro se aplica a casas e apartamentos de alvenaria, madeira/combinados para uso regular e de verão. 

Além da tranquilidade financeira de que seu orçamento não é afetado repentinamente por perdas ou danos de todos os tipos de bens, com o seguro residencial Ailos sua família tem acesso à assistência 24 horas para as mais diversas emergências em reparos domésticos.

Conheça o Seguro Residencial Ailos: coberturas personalizadas para garantir segurança e tranquilidade para sua família!

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu mais sobre as coberturas de seguro residencial. O seguro residencial é uma necessidade, não uma opção. 

Ele serve como uma camada de proteção para sua casa e para as pessoas que vivem dentro dela. 

Cada localidade tem apólices de seguro residencial com coberturas diferentes, então é importante pesquisar antes de conseguir um para você e sua família. 

Com a Ailos, você tem opções de coberturas personalizadas que podem lhe dar mais segurança e tranquilidade diante de emergências ou riscos. 

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: