• 3 de outubro de 2022
  • 8 minutos

O que é seguro residencial e por que contratar? Tire suas dúvidas!

8 minutos

Você sabe o que é seguro residencial? Conhecido por oferecer uma proteção bem ampla a um custo baixo, esse seguro é uma excelente forma de proteger você e sua família de imprevistos que podem atingir seu bem mais valioso: sua residência.

Existem muitas dúvidas a respeito do seguro residencial: como ele funciona? Quais danos ele indeniza? Quais as coberturas disponíveis? Quando acioná-lo? Quando contratar? Qual a melhor opção?

Para responder essas e outras perguntas, preparamos o conteúdo a seguir. Continue acompanhando e boa leitura!

Conheça o Seguro Residencial da Ailos! Mais proteção para seu lar, você e sua família!

O que é Seguro Residencial?

Imagine que você está prestes a viajar; malas prontas, passagens e hospedagem pagas e empolgação nas alturas. Porém, antes de embarcar, a insegurança de deixar sua casa vazia resolve aparecer. E se algo acontecer enquanto estiver fora?

As possibilidades são inúmeras: furtos, incêndios, danos elétricos, chuvas fortes e vendavais. Todos esses imprevistos podem gerar prejuízos para o dono do imóvel. Para evitar esse cenário, surge o seguro residencial

Essa proteção existe para resguardar os imóveis de situações como as descritas acima. Os seguros funcionam tanto para casas de uso habitual, quanto para casas de temporada ou moradias alugadas. 

Para que serve um seguro?

Explicamos anteriormente que o seguro residencial serve para proteger a casa ou apartamento contra imprevistos que podem causar danos ao bolso do proprietário. 

Os seguros são altamente personalizáveis, se adaptando às necessidades de quem estiver contratando. 

Vale ressaltar que a “cobertura básica” é obrigatória para qualquer tipo de contratação. Nela já estão cobertos danos por incêndio, explosão, fumaça e queda de avião. A partir dela, o segurado pode adicionar coberturas extras, que façam mais sentido para sua realidade:

  • roubo e furto de bens;
  • danos elétricos;
  • prejuízos causados por terceiros;
  • vazamento de tubulações
  • negócios em casa.

Por que é tão importante ter um Seguro Residencial?

Ter um seguro é indispensável para qualquer um que busque formas de proteger seu patrimônio. Por isso é tão importante que você aprenda o que é seguro residencial. 

Trata-se de boa solução, com ótimo custo benefício — o simples reparo de um dano específico pode custar mais que o preço de um seguro. Você pode encontrar opções com coberturas básicas, a partir de R$400,00 reais ao ano. 

Em suma, contratar um seguro residencial garante mais tranquilidade, pois o dono do imóvel saberá que não precisará desembolsar um valor inesperado para arcar com reparos, caso alguma eventualidade ocorra. 

Quais os benefícios do Seguro Residencial?

Depois de entender a importância do seguro residencial, vamos falar sobre suas vantagens. Veja abaixo quais são as principais. 

Custo-benefício

Todos os seguros residenciais oferecem um preço acessível, evitando gastos inesperados. Por um valor único mensal ou anual, o segurado usufrui de inúmeras coberturas (básicas + adicionais), que custariam mais caro se fossem contratadas separadamente. 

Praticidade na contratação

Ainda sobre o que é seguro residencial, outro benefício é a agilidade na contratação. Para adquirir sua cobertura personalizada, basta entrar em contato com a seguradora ou cooperativa de crédito, fazer uma simulação e contratar a cobertura ideal para você.

Personalização

Em um seguro residencial, você só contrata o que realmente precisa. Isso significa que possui total autonomia para escolher as coberturas da apólice. Todo o processo é realizado conforme suas necessidades, sem precisar arcar com soluções indesejadas.

Indenizações

Em caso de sinistro, a indenização é garantida, assim como sua tranquilidade. Desde que o ocorrido esteja coberto pela sua apólice, você receberá a quantia necessária para arcar com os prejuízos. 

Isso também vale para serviços de assistência que cobrem reparos domésticos. 

Quais as principais coberturas?

Agora que você já conhece as vantagens, vamos falar sobre o seguro residencial e a cobertura básica e adicionais. Continue acompanhando a seguir.

Roubo e furto

Cobertura bastante comum no seguro residencial, a proteção contra roubos e furtos é uma garantia para os moradores da casa não saírem no prejuízo quando houver subtração de itens por parte de criminosos que invadirem a moradia. 

Caso os pertences forem levados após ameaça, uso de armas ou violência física (roubo), arrombamento, destruição ou rompimento de obstáculo (furto), haverá indenização. 

Danos elétricos

Continuando nossa explicação sobre o que é seguro residencial, a cobertura contra danos elétricos cobre todos os dispositivos conectados à rede elétrica, em caso de problemas com energia, como curto-circuito. Funciona igual a cobertura contra furto e roubo.

Tais ocorrências costumam gerar dores de cabeça aos moradores, já que problemas elétricos podem inutilizar diversos equipamentos. Caso isso aconteça, a seguradora garante o reparo ou indenização dos aparelhos afetados. 

Impacto de veículos e queda de aeronaves

Essa cobertura pode ser adicionada à sua apólice de seguro residencial. Ela protege contra danos causados por batida de veículos ou acidentes aéreos. 

Então, se um carro descontrolado colidir contra o muro ou portão da casa, por exemplo, a seguradora realizará a indenização conforme descrito no contrato. 

Desastres naturais

Além da cobertura básica contra vendavais, também é possível adicionar cobertura extras contra outros desastres naturais. 

Sendo assim, a apólice garante a indenização contra tornados, temporais, chuva de granizo e outros fenômenos naturais que venham danificar o imóvel. 

Desmoronamento

Caso resolva adicionar essa cobertura, seu imóvel estará protegido contra desmoronamento parcial ou total, reconstrução por ameaça de mais de um desmoronamento ou demolição. 

Além disso, também estão contidas as despesas de manutenção para evitar novos prejuízos. 

Responsabilidade Civil

Essa cobertura adicional serve para você garantir mais tranquilidade ou proteção extra para prestadores de serviços, por exemplo. 

A Responsabilidade Civil oferece suporte completo a terceiros em caso de ações causadas por você, familiares, empregados ou até o animal de estimação da casa — danos involuntários, materiais ou corporais. 

Por que contratar um Seguro Residencial?

Entender o que é seguro residencial é o primeiro passo para conhecer sua importância. Quando falamos na aquisição de um bem imóvel, é sempre importante mantê-lo protegido. 

Afinal, trata-se de uma propriedade que foi fruto de bastante esforço, e simboliza a realização de um sonho. Dessa forma, contratar um seguro para sua casa trará mais segurança para seu lar. 

Além das coberturas listadas acima, também existem outras coberturas extras que servem para resguardar os itens valiosos dentro da sua moradia. Também há o suporte de assistência técnica e serviços emergenciais.

Todas essas facilidades tornam o seguro ainda mais vantajoso, especialmente do ponto de vista financeiro. 

Como contratar um Seguro Residencial?

Na hora de contratar o seguro residencial perfeito para suas necessidades, é necessário avaliar alguns detalhes. 

Um seguro mais completo, com coberturas adicionais e serviços emergenciais é mais indicado para quem mora com a família ou que passam muito tempo dentro de casa. Afinal, as chances de acionamento nesses casos são bem maiores. 

Já o seguro com coberturas básicas é recomendado para quem vive sozinho e passa boa parte do dia fora de casa. Isso porque, nesse contexto, as chances de ocorrências são bem menores. 

Por outro lado, a cobertura focada na proteção contra danos elétricos é indicada para quem possui muitos eletrônicos e eletrodomésticos em casa, e os utilizam constantemente. Quem trabalha em home office, por exemplo, pode se beneficiar bastante desse seguro. 

E, para quem possui uma casa de veraneio, por exemplo, o ideal é adquirir um seguro com as coberturas básicas e um adicional contra roubo e furtos. Como são residências que ficam muito tempo desocupadas, estão mais suscetíveis a esse tipo de problema. 

Depois de escolher a apólice ideal para sua realidade, entre em contato com a seguradora e siga as orientações para aquisição da proteção.

Conheça o Seguro Residencial do Ailos! Mais proteção para seu lar, você e sua família!

Conheça a Corretora de Seguros do Ailos

O Ailos possui uma Corretora de Seguros exclusiva para atender as cooperativas filiadas que atua há mais de 20 anos, com o propósito de garantir a tranquilidade e o equilíbrio financeiro dos cooperados.
Contar com uma Corretora de Seguros que faz parte do cooperativismo, é ter acesso a diversas seguradoras parceiras, atendimento com especialistas e mediação com assessoria em caso de sinistros. Além da diversificação dos tipos de seguros, se adequando as necessidades de cada cooperado, e a possibilidade da contratação pelo Seguro Residencial no App Ailos.

Para cuidar e proteger o que é mais importante na sua vida, nós atendemos os mais variados segmentos, com coberturas completas e personalizadas que se adaptam à sua necessidade e momento de vida.
Disponibilizamos diversos tipos de proteção para garantir a sua tranquilidade e segurança: Seguro de Vida, Automóvel, Residencial, Empresarial, Viagem, Bike, Fotovoltaico e muito mais.

Nossos pilares são baseados no cooperativismo, na essência da confiança e entrega de excelência, contribuindo e transformando a comunidade e a região de atuação das cooperativas filiadas ao Ailos.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu o que é seguro residencial e qual sua importância. Ele é fundamental para quem deseja evitar transtornos com a moradia e busca mais tranquilidade para o dia a dia. Sendo assim, caso você não tenha um seguro residencial, comece já a mapear as opções disponíveis no mercado. A Ailos é uma cooperativa de crédito que oferece seguro residencial 100% online.

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: