• 7 de fevereiro de 2023
  • 8 minutos

Carência de investimento: como ela afeta seus rendimentos?

8 minutos

A carência de investimento pode ser entendida como o prazo mínimo que algo precisa ficar intocável até que haja liquidez diária.

Porém, alguns fatores devem ser levados em consideração, justamente para saber se você tem o perfil de investidor ideal para renda fixa ou não.

Quer saber mais sobre carência investimento e como ele pode afetar os seus rendimentos?

Então, continue aprendendo conosco e boa leitura!

O que significa prazo de carência em investimentos?

Em várias ocasiões do dia a dia, o prazo de carência é tido como o período mínimo em que determinada pessoa deve esperar para que possa se beneficiar de um serviço.

Partindo desse pressuposto, quando pensamos em carência investimento, podemos considerá-la como o tempo necessário para que uma aplicação se mantenha intocável até que se possa obter liquidez diária.

Ou seja, esse termo é referente à possibilidade que há em transformar os títulos em dinheiro no exato momento em que o resgate é solicitado.

Diante disso, torna-se impossível realizar a movimentação, bem como o saque, do dinheiro aplicado ao longo desse período.

Outro ponto que deve ser observado é que a carência é diferente do conceito de vencimento, uma vez que este corresponde a uma data previamente fixada para o devido resgate do valor.

Logo, por mais que existam certos investimentos que oferecem carência no momento da data de vencimento, de forma geral, isso não é uma regra.

Isso porque, certas aplicações possuem um encerramento do prazo de carência anterior ao prazo do vencimento do título.

Quais os principais investimentos com carência?

Quando o assunto é carência investimento, existem alguns que apresentam essa possibilidade.

Abaixo, elencamos os principais investimentos com prazo de carência correspondente à liquidez. Confira!

LCA

A Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) é um título ligado diretamente ao setor agro e, atualmente, uma das melhores alternativas quando se quer investir em renda fixa.

Afinal, o recurso que a LCA capta, deve ter uma finalidade bem definida de aplicação e, assim, precisa ser direcionada ao agronegócio.

LCI

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI), por sua vez, é um título de crédito emitido como um recurso para captação dos bancos.

Seu objetivo, assim, é financiar os recursos que são captados pelos bancos por meio das LCIs, ou o sistema imobiliário, os quais servem de forma exclusiva para que a compra de imóveis seja financiada.

Quando uma pessoa investe em LCI, está emprestando certo valor para que os bancos sejam capazes de conceder crédito imobiliário aos compradores de imóveis.

CDBs

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário e diz respeito ao título de dívida que é emitido por instituições financeiras. 

De forma prática e simples, quando se aplica em CDB, o investidor acaba emprestando o seu dinheiro para o banco com a esperança de que ele volte acrescido de juros.

LCs

As Letras de Câmbio (LCs), são, na verdade, títulos de renda fixa, tal como o CDB, emitidos e que recebem negociação de instituições financeiras.

Porém, enquanto o CDB é emitido apenas por bancos, o LC pode ser emitido por alguma financeira.

Logo, ao adquirir a LC, o investidor, na verdade, estará emprestando certa quantia à uma determinada financeira - recebendo uma remuneração em troca.

Como a carência de um investimento pode afetar suas aplicações?

Agora que você entendeu mais sobre a carência investimento, bem como suas características, chegou o momento de entender mais a fundo como essa carência pode afetar as suas aplicações.

Isso porque, é fundamental que você compreenda como esse prazo (mínimo) para haver o resgate pode, de fato, interferir nos seus investimentos.

Afinal, esse é um ponto que possui uma grande relevância, pois os seus objetivos com a aplicação devem estar bem definidos ao adquirir um título.

Por isso, para que você consiga entender, vamos a dois exemplos práticos de como esse investimento pode afetar sua aplicação.

Assim, você conseguirá concluir se vale a pena investir ou não e se a carência investimento é, na verdade, um risco, um desafio ou um problema.

Imagine que você tenha o desejo de juntar uma quantia relevante para a compra de uma casa daqui a 15 anos. Assim, o seu objetivo é a longo prazo, certo?

Diante disso, a carência investimento não será um problema e nem um empecilho. Afinal, você não tem a pretensão de resgatar o dinheiro investido tão certo, concorda?

Porém, digamos que você queira construir uma reserva financeira de emergência, a qual, obrigatoriamente, precisa ter uma liquidez alta - isso porque, você nunca sabe quando irá precisar.

Neste cenário, o ideal (e mais indicado), é eleger aplicações de renda fixa sem a carência investimento, visto que você precisará contar com uma liquidez diária.

O que se atentar antes de investir em renda fixa?

Uma coisa é certa: o objetivo de qualquer investidor é conquistar rentabilidade com seus investimentos, não é mesmo?

Isso porque, mesmo sendo renda fixa ou variável, de nada adianta fazer certas aplicações que não irão resultar em retornos positivos a longo prazo.

Inclusive, não se atentar a alguns aspectos pode, sem dúvida, dificultar o caminho para aqueles que buscam a construção de um patrimônio e a conquista da liberdade financeira.

Abaixo, elencamos alguns fatores que devem ser considerados e observados antes de investir em renda fixa. Quer conhecê-los? Então, continue lendo!

Taxas de juros

Antes de você realizar investimentos por impulso e acabar aplicando em promessas de rendimentos extraordinários, fique atento às taxas de juros que são cobradas.

Para isso, verifique todas as taxas que são cobradas nesse aporte, bem como os custos envolvidos.

Afinal, qual a rentabilidade real deste investimento? Essa e outras perguntas devem ser frequentes no cotidiano dos investidores, principalmente para aqueles que estão começando a investir.

Isso porque, não é adequado aplicar o dinheiro em quaisquer produtos e achar que, por um passe de mágica, você receberá rendimentos astronômicos.

Acredite: investimento também é uma ciência e, como tal, deve ser respeitada e estudada.

Inflação

A inflação, tal como as taxas, são fatores que podem afetar a rentabilidade dos seus investimentos a longo prazo.

Logo, aqui vale a mesma dica do tópico anterior: observe e fique atento à inflação antes de tomar suas decisões no mundo dos investimentos.

Lembre-se: evite realizar qualquer tipo de investimento por impulso, pois isso pode comprometer a rentabilidade dos investimentos, como citado anteriormente.

Rentabilidade

Atualmente, uma coisa que não falta nos mercados financeiros são alternativas de produtos a serem investidos.

Assim, é bastante comum que o investidor opte pelas aplicações que possuem as melhores vantagens e, assim, consigam entregar a ele uma rentabilidade maior.

Sem dúvida, esse é um dos primeiros quesitos a serem observados, principalmente para aqueles que desejam investir no mercado financeiro.

Porém, é importante mencionar que a rentabilidade, por mais que seja importante (e é) para o ótimo desempenho da carteira, seja ela qual for, ela não é a única opção a ser considerada.

Afinal, como você viu nos tópicos anteriores, existem outros aspectos que devem ser levados em consideração e que, de forma indireta ou direta, influenciam nos resultados das aplicações.

Como investir em renda fixa?

Pronto! Agora que você já entendeu tudo sobre carência investimento, já deve ter concluído se essa modalidade de investimento é para você ou não.

Caso tenha optado por investir, é importante saber como. 

Por isso, preparamos um passo a passo imperdível para que você possa tomar as melhores decisões para o ótimo desempenho da sua carteira de investimentos.

Confira!

  • Conheça o seu perfil de investidor: antes que você comece a investir, é fundamental saber qual o seu perfil de investidor e saber se é conservador, moderado ou um investidor arrojado. Isso porque, o perfil irá nortear todas as suas decisões;
  • Defina os seus objetivos financeiros: com relação aos objetivos, é importante defini-los antes que qualquer investimento seja realizado. Isso porque, a escolha das opções são guiadas por eles;
  • Confira as opções disponíveis: após entender qual o seu perfil e definir, de forma clara, os seus objetivos, é o momento de saber quais são as opções de renda fixa disponíveis no mercado financeiro atualmente. Tais como: títulos públicos, tesouro direto, debêntures, CRI, CRA, fundos de investimento de renda fixa etc.

Seguindo esses passos, você estará mais perto de começar a investir!

Conclusão

Neste artigo, você foi capaz de aprofundar os conhecimentos sobre carência investimento e como ela pode influenciar nos seus investimentos.

Caso tenha sido o seu primeiro contato com esse termo, conseguiu entender a importância de saber, primeiro, qual o seu perfil de investidor, quais são os seus objetivos financeiros e como começar a investir.

Afinal, sem considerar certos aspectos, como taxa de juros, inflação e rentabilidade, os seus investimentos não serão capazes de proporcionar retornos satisfatórios.

Diante disso, saiba que a Ailos tem soluções personalizadas para você e seu negócio. 

Entre em contato conosco agora mesmo e conheça tudo que podemos fazer para que você e o seu negócio possuam as melhores soluções disponíveis no mercado.

Leia também - Inclusão financeira: saiba o que é e como fazer corretamente

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (1)

Ocultar comentários