• 30 de setembro de 2022
  • 11 minutos

O que é débito automático, como funciona e como inseri-lo na sua vida financeira

11 minutos
O que é débito automático

O débito automático é uma das formas mais eficientes e seguras de pagar as suas contas em dia, sem correr o risco de esquecer a data final e acabar tendo que arcar com os juros pelo atraso.

É possível fazer isso com contas de consumo, como contas de luz, água, gás etc, mas também é possível automatizar outros boletos com as ferramentas certas, para ter tranquilidade quanto às suas despesas.

Por isso, confira no artigo de hoje o que é débito automático, como funciona e como aplicar de forma segura para um melhor controle da sua vida financeira.

Boa leitura.

Conheça as vantagens de ser um cooperado Ailos e gerencia melhor sua vida financeira.

O que é o débito automático

O débito automático é uma maneira prática de agendar pagamentos de contas de consumo e outros boletos para que sejam debitadas de forma automática na sua conta, evitando assim os atrasos e consequentemente cobranças de juros.

É possível deixar o pagamento agendado de várias contas recorrentes, como a conta de água, luz, internet, telefone entre outras, lembrando sempre que é necessário ter saldo disponível na conta para que de fato seja faturada a cobrança.

Ou seja, invés de pagar um boleto manualmente, escaneando o código de barras com o celular ou mesmo tendo que ir pessoalmente em alguma instituição com o papel em mãos, você automatiza essa tarefa e tem a tranquilidade de que tudo será quitado em dia.

Como funciona débito automático

Como funciona débito automático

Agora que você sabe o que é débito automático, é importante entender como ele funciona para que você aproveite os benefícios dessa estratégia financeira.

O funcionamento básico é o seguinte, você escolhe colocar uma conta para pagamento automático em uma data específica, seja esta definida por quem emitiu o boleto ou por você mesmo e configura junto a seu banco para que chegando no dia a quantia referente a conta seja debitada automaticamente.

Mesmo que um boleto vença em uma data específica, não tem problema colocar o débito automático para quitar antes, inclusive, algumas contas podem até ter descontos devido ao pagamento antecipado.

O que você precisa ter em mente é que é imprescindível que haja saldo disponível em conta para cobrir o valor do boleto, então faça os agendamentos considerando as datas em que entram receitas na sua conta.

Se no dia da compensação não tiver dinheiro suficiente na conta corrente, o boleto não será debitado, e aí pode acontecer de juros serem cobrados, então fique atento.

Quais contas podem ser pagas no débito automático?

O mais comum é vermos a aplicação do débito automático para o pagamento de contas fixas e recorrentes, ou seja, aquelas que não tem como se livrar, como conta de água, conta de energia elétrica, telefone, internet, gás de cozinha, IPTU e por aí vai.

A função varia bastante a depender da instituição financeira, sendo que alguns bancos permitem que você coloque várias outras contas em débito automático, como condomínio, mensalidade da escola das crianças, TV a cabo, internet móvel e até parcelas de financiamentos, por exemplo.

Quanto mais contas puderem ser pagas no débito automático é melhor para sua organização financeira, e algumas contas de consumo também já podem ser quitadas no cartão de crédito, mas isso é assunto para um outro conteúdo no futuro.
Por ora, consulte seu banco para saber quais contas já podem ficar agendadas em débito automático.

Quem pode usar o débito automático?

O que é o débito automático senão uma função disponível para contas correntes, certo? Então, esse serviço só pode ser utilizado por quem tenha uma conta em alguma instituição financeira que habilite tal funcionalidade.

Nem todos os bancos oferecem essa função, principalmente as instituições digitais, as chamadas fintechs, mas à medida que essas empresas vão se consolidando, novos serviços são adicionados, portanto, se seu banco ainda não tem, pode ser que em breve passe a disponibilizar.

Novamente temos que lembrar que é importante ter o saldo na conta que cubra o valor dos boletos, por isso fique sempre de olho, pois em caso de imprevistos, o débito vai ocorrer e você não terá o dinheiro disponível para a emergência em questão.

Mas fique tranquilo que falaremos mais a frente sobre como interromper esses pagamentos automáticos.

Quanto tempo débito automático

Quanto tempo demora o débito automático?

Não há exatamente um horário específico para cair o débito automático, mas via de regra pode ser descontado da conta corrente em qualquer momento durante as 24 horas do dia do vencimento do boleto.

Em muitas instituições, costuma acontecer o débito logo pela manhã do dia agendado ou do vencimento, mas é recomendável não contar com isso e deixar o dinheiro disponível na conta até o fim do dia ou até a compensação de fato.

Quem possui aplicativo dos bancos, pode configurar para receber uma notificação no celular avisando que a transação foi concluída com sucesso, ou até, se ocorreu algum erro no pagamento, para que assim você possa corrigir na hora.

Confira na sua instituição financeira se o aplicativo fornece esse tipo de aviso via notificação.

Como pedir débito automático?

Há duas formas principais de solicitar o débito automático, mas a principal delas é direto com a instituição financeira, e a solicitação pode ser feita via telefone, pessoalmente ou pela internet se houver disponibilidade.

Porém, nem toda empresa emissora de boleto tem a opção do pagamento automatizado, então é ideal consultá-los também antes de ir até o seu banco.

As regras de cada instituição variam muito, então é difícil dizer um padrão para como solicitar, o que temos notado é que hoje em dia, a grande maioria dos bancos já permite que você coloque contas em débito automático pelo site oficial ou aplicativo do banco.

Se não tiver essa disponibilidade, aí sim vale entrar em contato com a instituição para verificar as possibilidades.

Cancelar débito automático

Como cancelar o débito automático?

O sistema de débito automático envolve basicamente a solicitação de uma autorização para que o banco permita que o dinheiro saia da sua conta para quitação daquele débito em questão.

Sendo assim, para solicitar o cancelamento de um débito automático, basta revogar a autorização, e assim não será mais descontado. 

Novamente, isso pode ser feito pelo site ou aplicativo do banco, a única questão é que caso cancele o débito automático de uma conta, o pagamento terá que ser feito manualmente.

Esse ponto é importante, porque muitas vezes quando você coloca um boleto em débito automático, a empresa que o emite não manda mais pelo correio como seria se o pagamento fosse físico, portanto, uma vez cancelado o pagamento automático, é provável que você terá que solicitar o número do boleto.

Vantagens de usar o débito automático

Além de facilitar suas vida tirando aquela tarefa de ter que pagar manualmente vários boletos, utilizar o débito automático nas suas contas de consumo pode trazer inúmeros benefícios.

É possível ter maior controle e melhor projeção da sua situação financeira, sabendo quando as entradas e saídas de receita vão ocorrer e já ter até qual será o saldo ao fim das quitações.

Sem mais delongas, vamos ver algumas vantagens incrivelmente práticas de colocar as suas principais contas em débito automático:

Pagamentos em dia e sem juros

Manter os seus pagamentos em dia já de cara permite que você não sofra com juros oriundos de atrasos e isso por si só já é importante para a saúde financeira e principalmente para seu score de crédito.

Isso é potencializado quando você consegue organizar na agenda as melhores formas de fazer esses pagamentos, considerando quais os melhores momentos dentro do mês, conciliando com a entrada de renda.

Nesse ponto é muito importante você estar atento às datas de vencimento e de agendamento, pois em alguns meses pode ser que a data caia em um final de semana, onde não será compensado o pagamento.

O caminho ideal é agendar os pagamentos para 2 dias antes do vencimento, para não correr riscos de atrasar.

Menos tempo com burocracias

Lembra daquele época onde você tinha que se dirigir a um correspondente bancário, com vários papéis na mão para poder pagar as suas contas, enfrentando longas filas? Era algo complicado e dispendioso.

Depois, já foi possível pagar as contas pelo celular pelos aplicativos do banco, o que já diminui tempo, mas ainda assim era preciso fazer todo o processo de escanear um a um.

Fora que as chances de passar batido por essa ou aquela conta são grandes, então é dar sopa para o azar.

Então, quando coloca tudo em débito automático, não atrasa e ainda não toma seu tempo.

Diminuição de valores/ cashback

Alguns bancos já oferecem muitas vantagens para quem coloca suas contas em débito automático, uma das melhores é de fato o cashback que retorna créditos na sua conta corrente a cada pagamento.

Cada instituição oferece níveis de cashback diferentes, por isso é fundamental consultar bem as opções para escolher as melhores para você.

Outra vantagem do débito automático é oferecida pelas empresas que emitem os boletos, onde muitas oferecem bons descontos nas mensalidades para quem opta pelo pagamento automático. 

Consulte sempre se o serviço que está contratando oferece vantagens para esse tipo de pagamento.

Cuidados com o débito automático

Como nem tudo são flores, vale sempre a pena reforçar alguns cuidados com relação a este tipo de pagamento automático para que você não passe por situações desagradáveis.

Esses cuidados são apenas para que você tenha um controle mais fino das suas finanças, pois em geral não são tão graves assim, e conforme o tempo passa, é mais fácil ajudar os agendamentos para que não ocorra esse tipo de falha.

Vamos então às dicas para gerir com assertividade os débitos automáticos:

Confira seu saldo

No dia da quitação do débito tem que ter saldo que cubra o valor do boleto e isso vale também para quantias que estejam no chamado cheque especial em alguns casos, pois se liberado, o pagamento usará esse limite.

Se não tiver saldo suficiente, o boleto simplesmente não será pago naquela data, e para fazer o pagamento posteriormente, aí terá que efetuar de forma manual.

Por isso, recomendamos sempre agendar a data de pagamento para alguns dias antes do vencimento, para que haja tempo hábil de resolver em caso de algum imprevisto.

Fique de olho nas cobranças

Por mais que o débito automático seja justamente para que você não se preocupe com os pagamentos das contas, não é ideal que você deixe de observar os boletos que estão sendo debitados por várias razões.

Algumas contas de consumo de fato podem ter diferenças no valor a cada mês, como a conta de luz que será mais alta no verão se você utilizar o ar condicionado por exemplo, mas para além disso, tem casos onde podem ocorrer erros.

Por exemplo, uma conta de celular pode vir com cobrança indevida por um erro da empresa que emitiu o boleto, e se você não se atentar, como o débito é automático, você paga sem perceber que veio a mais.

Em todo caso é sempre bom olhar antes, mas também conferir depois como nosso próximo item.

Lembre de pegar o extrato e comprovante

Todo boleto pago gera um comprovante, seja manual ou automaticamente e é importante que você guarde o extrato disso para acompanhar posteriormente.

Alguns aplicativos de banco arquivam esses documentos para consultas futuras e você pode acessar quando necessário, porém é sempre bom confirmar, até mesmo para uma declaração de imposto de renda, por exemplo.

Confira se o pagamento foi concluído

Os sistemas não são a prova de falhas, por isso, mesmo em débito automático, verifique se o processo foi realmente bem sucedido.

Como dissemos antes, alguns bancos oferecem aplicativos que enviam notificações quando o processo é concluído, o que facilita a conferência.

No mais, uma boa dica para organizar melhor sua vida financeira é sendo um cooperado Ailos e aproveitando nossa expertise em finanças. Confira nossas soluções.

Conclusão

Por fim, ficou bem claro o que é débito automático, como ele funciona e o quão benéfico pode ser para suas finanças. 

Agora é contigo, confira com suas instituições bancárias se tem a opção disponível.

Conheça também o que a Ailos pode fazer para suas finanças de uma forma descomplicada.

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (1)

Ocultar comentários