• 2 de novembro de 2022
  • 8 minutos

O que é prêmio de seguro: entenda de uma vez por todas

8 minutos

Se você já contratou um seguro de vida, auto ou residencial, por exemplo, certamente já deve ter ouvido falar sobre o que é prêmio de seguro. Porém, este tema ainda gera dúvidas não só nos contratantes, mas também em profissionais que precisam explicar aos seus clientes sobre o que de fato é essa premiação. 

Se você chegou até aqui é porque está pensando em contratar um serviço, ou, se já possui um, ainda quer esclarecer mais questões sobre o assunto. Seja como for, acompanhe o artigo abaixo para ficar com o tema na ponta da língua! 

O que é prêmio de seguro?

Afinal, o que é prêmio de seguro? De forma resumida, um prêmio de seguro é um contrato feito entre uma pessoa (chamamos-a de segurado) e uma empresa seguradora, no qual ambas as partes formalizam um documento resguardando financeiramente o segurado em casos de danos sobre o seu bem contratado.   

Ou seja, o prêmio de seguro é uma proteção contra riscos onde o contratante recebe uma indenização. Para facilitar o entendimento imagine a seguinte situação: 

Uma família foi viajar para a praia e ao voltar de viagem se deparou com as portas da casa abertas. Ao entrar na residência, a constatação do que imaginavam: os pertences haviam sido furtados.

Apesar do choque e da grande perda financeira - e também sentimental -, os proprietários estavam tranquilos pois haviam se prevenindo com uma seguradora caso alguma situação como essa viesse a acontecer. 

No exemplo acima, a família contratou com antecedência um seguro residencial e agora a seguradora responsável irá indenizá-los com um valor determinado.

Como é calculado o prêmio de seguro?

Agora que você já sabe o que é prêmio de seguro, vamos explicar como ele é calculado, e, não, ele não é fixo em todas as seguradoras e situações de risco. 

O valor do prêmio depende de alguns fatores, entre eles:

  • tipo de seguro;
  • cobertura oferecida;
  • perfil do segurado;
  • nível de risco.

Uma coisa é certa: quanto maior a coberta e o tipo de risco, maior será o prêmio (valor) para o cliente. O pagamento ou o atraso pode sim fazer com que a contratação seja suspensa, logo o segurado poderá não receber o valor de sua indenização. Por isso, esteja sempre ciente das cláusulas e condições especificadas em seu contrato. 

<H2>Quais são os tipos mais comuns de seguro existentes?

Você já deve ter percebido que existem vários tipos de seguros existentes no mercado. Porém, os mais comuns e procurados são: 

Seguro de vida

O seguro de vida geralmente é feito por quem quer proteger as pessoas de sua família como forma de amparo e bem-estar em momentos de uma perda fatal, doenças ou invalidez. 

As coberturas deste seguro oferecem arrimo financeiro podendo ser utilizadas para custear gastos médicos e hospitalares, seja um acidente como causa ou não, custos funerários, odontológicos, entre outros. 

O legal é que é possível escolher um ou mais beneficiários para receber as  indenizações. 

Seguro auto

Carros, motos e caminhões entram no quadrante de seguro auto e protegem estes de imprevistos e situações que possam vir a acontecer no trânsito, como colisões, roubo e furto, incêndio e danos causados por fenômenos da natureza - tempestades e enchentes, por exemplo. 

Nos serviços e coberturas ofertadas pode-se encontrar guincho, assistência 24 horas, carro reserva… O contratante pode personalizar de acordo com o que achar mais viável. 

Seguro residencial

Lembra do nosso exemplo anterior da família que foi à praia em uma viagem? Ele se enquadra aqui.

O seguro residencial protege o lar e os bens relativos ao imóvel do segurado. Porém, engana-se quem pensa que esse tipo de seguro só cobre roubos e furtos. 

Estragos por fenômenos naturais, incêndio, danos elétricos, hidráulicos e estruturais também podem fazer parte da apólice. O cliente personaliza do jeito que desejar. 

Que tal aproveitar para conhecer o Seguro Residencial da Ailos? Tenha mais proteção para você, sua família e seu lar!

Como é calculado o prêmio do seguro?

Anteriormente, falamos que o valor do prêmio dependia de alguns fatores, certo? E depende mesmo. Confira agora as questões que são levadas em consideração e esteja preparado para contar aos outros, de maneira expert, tudo sobre o que é prêmio de seguro. 

Tipo de seguro

Para escolher o tipo de seguro, primeiro, é importante analisar os riscos aos quais você, sua família e seus bens estão expostos. Cada estilo de vida pede um seguro específico, portanto, avalie com a sua seguradora qual é o mais indicado para você e, é claro, que vai de encontro com o que se pode pagar. 

Não existe valor fixo por seguradora e os serviços do seguro podem ser totalmente personalizados como o cliente desejar.

Perfil do segurado

Vamos a um outro exemplo prático. Imagine que você é um jovem saudável que quer contratar um seguro de vida e venha a falecer. Em seu contrato, existiam poucas coberturas, logo, um valor de indenização baixo. 

Em casos como esse, a seguradora têm menos chances de pagar uma grande indenização aos seus familiares. Mas, por quê?

Quando se é jovem e teoricamente sem nenhum problema de saúde, as seguradoras entendem que você tem menos chances de falecer, então, oferecem serviços básicos e que cobrem poucas circunstâncias - isso se em contrapartida você não querer fechar um plano mais completo, claro. 

Já quando se é idoso e com condições de saúde limitadas, os riscos de um falecimento são maiores e o desfecho da indenização é totalmente ao contrário. 

Tipo de cobertura da apólice

No documento da apólice estão especificados todos os detalhes de sua cobertura, vigência, cláusulas e condições que foram acordados no ato do contrato. Assim como existem diversos tipos de seguros, há diversos tipos de apólices, entre elas:

  • compreensiva;
  • de recibo;
  • contra danos a terceiros;
  • aberta e fechada;
  • seguro resgatável;
  • riscos nomeados.

Classifica-se então o valor da apólice como o preço final que o segurado precisará pagar à seguradora. 

Nível de risco

O nível de risco é usado para a seguradora classificar as situações em que o cliente se expõe. Não entendeu? Vamos a mais um exemplo!

Um casal jovem, recém casado e que gosta muito de viajar de carro, contratou um seguro auto, e para calcular o valor da apólice e possível indenização, a seguradora levou em conta fatores como o valor do automóvel, o índice de roubo do modelo, estilo - se é esportivo ou não - e o hábito de gostarem de viajar com o veículo. 

Viagens com o carro colocam o casal em situações de colisão, roubo e furto, e até mesmo de fenômenos naturais. Sendo assim, o valor do prêmio de seguro será maior. 

O que é prêmio do seguro: o que é a apólice?

Estamos chegando ao final da nossa matéria e até o momento certamente você já deve estar com o assunto sobre o que é prêmio de seguro na ponta da língua! Para finalizar, vamos abordar mais dois subtemas importantes: apólice e sinistro. 

Apólice é o documento emitido pela seguradora no momento da contratação de um produto/serviço onde está detalhado tudo sobre cobertura, vigência, cláusulas e condições. 

‘’Então posso dizer que ela é a mesma coisa do que contrato?’’ Não!

Os termos são complementares. Enquanto a apólice determina as obrigações e direitos de ambas as partes, o contrato é um item jurídico formado pela apólice e pela proposta de seguro apresentada ao cliente. Ou seja, ela é um subdocumento do contrato. 

Prêmio de seguro e sinistro: qual a diferença

Não confunda o que é prêmio de seguro com sinistro!

O sinistro refere-se a eventos em que o bem segurado (carro, casa, pessoa..) sofre um prejuízo, dano. Em termos gerais, representa, de forma materializada, perdas. 

Você já deve ter ouvido a expressão de que ‘’um carro sofreu sinistro’’. Isso significa que ele pode ter sido batido, o vidro de uma jana pode ter quebrado ou amassaram a lataria. Se o segurado tiver no contrato a cobertura para um dos eventos, a seguradora pagará a indenização proporcional ao prejuízo.

Antes da mesma pagar a indenização do sinistro ao segurado, ela segue algumas etapas, que podem ser bastante rápidas ou serem mais demoradas devido a complexidade do caso. São elas:

  • Verifica se há algum ferido;
  • Protege o bem danificado;
  • Apura os danos;
  • Avalia os danos;
  • Confere se entram ou não na apólice.

Depois das etapas serem concluídas,  a segurada paga o valor e formaliza o encerramento ao sinistro.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu de forma completa e simplificada o que é prêmio de seguro e como ele é fundamental para quem deseja se assegurar de eventuais transtornos com a moradia, carro e a própria família. 

Que tal aproveitar que está craque sobre o que é prêmio de seguro e, caso ainda não tenha um seguro residencial, auto ou de vida, fazer uma cotação com a Ailos? A melhor cooperativa de crédito que oferece a você seguros 100% online. Não perca tempo!

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: