• 11 de janeiro de 2023
  • 11 minutos

Como contratar seguro viagem: confira 5 dicas valiosas!

11 minutos

Se você é uma pessoa precavida quando realiza uma viagem, você já deve ter se perguntado: “como contratar um seguro de viagem?”. 

Muitas pessoas não ligam para o seguro viagem, mas ele é mais do que necessário em qualquer tipo de viagem, especialmente para o exterior. 

Acidentes podem acontecer e problemas de saúde são imprevisíveis. Ou seja, nunca se sabe o que pode ocorrer durante uma viagem. 

Imagina que você está viajando para o exterior e, de repente, você começa a sentir sintomas de gripe, mas não está protegido por nenhum seguro viagem.

Caso isso aconteça, resta somente uma opção: pagar uma consulta no hospital particular. E, somente uma consulta, pode tirar metade do seu orçamento planejado.

Agora, se antes de realizar sua viagem você tiver contratado um seguro viagem, você estará resguardado caso tenha problemas de saúde. 

Para você entender melhor como contratar um seguro viagem, o Ailos te dará 5 dicas valiosas para não errar na hora da contratação. 

Aliás! Não se esqueça de dar uma olhada nos serviços do Ailos. Em nosso site, você encontra seguros para diversas áreas da sua vida. Confira! 

O que é seguro viagem? 

O seguro viagem é nada mais do que um serviço que o passageiro contrata antes da viagem para garantir sua proteção e assistência durante todo o passeio. 

Esse serviço é prestado por seguradoras e as coberturas oferecidas podem ser relativas para cada empresa. 

É importante ressaltar que o seguro saúde é um serviço obrigatório em viagens para o exterior. Dessa forma, você estará resguardado caso aconteça algum imprevisto. 

Por exemplo, se você está em uma viagem de São Paulo rumo a João Pessoa, só que no meio do caminho sua mala foi extraviada. O seguro viagem será responsável pela análise do seu caso. 

Outra exemplificação: Imagine que você foi ao exterior e ficou doente durante a viagem. Dependendo do seguro viagem contratado, você poderá solicitar assistência médica. 

Ou seja, o seguro viagem é um serviço que resguarda o passageiro de possíveis problemas que possam ocorrer durante a viagem. 

Viaje com a proteção que você precisa e a tranquilidade que você merece com o Seguro Viagem Ailos!

Quais são os pontos que a maioria dos seguros de viagem cobrem? 

Quais são os pontos que a maioria dos seguros de viagem cobrem? 

Como dito anteriormente, as coberturas da viagem podem ser relativas a cada seguradora. Ou seja, cada uma pode oferecer diferentes tipos de resguardos. 

No entanto, é imprescindível que uma seguradora ofereça as coberturas essenciais de uma viagem. Confira quais são abaixo:

Atrasos/furtos de bagagem 

O seguro de viagem é um serviço prestado para assegurar que toda a bagagem do passageiro chegará ao destino em segurança. 

Porém, caso a bagagem atrase, ou seja furtada, é de responsabilidade da seguradora realizar medidas para a recuperação do bem. 

A maioria das seguradoras oferece essa cobertura, pois todo passageiro está sujeito a passar por situações como essa. 

Cancelamento ou atraso de voo 

Seu voo está atrasado ou foi cancelado? Com o seguro viagem você pode receber a assistência adequada para resolver esse problema. 

Quando uma viagem é cancelada ou está em atraso, é de responsabilidade do seguro encontrar soluções para resolver o problema do passageiro. 

Como situações como essa podem acontecer com qualquer passageiro, os seguros sempre oferecem esse tipo de cobertura. 

Problemas de saúde 

Essa é uma das coberturas mais importantes do seguro de viagem, especialmente para viagens para o exterior. 

Acidentes e problemas de saúde são imprevisíveis, ou seja, elas podem aparecer a qualquer momento. 

Então, caso isso aconteça no meio de uma viagem, com o seguro viagem, você pode solicitar uma assistência médica para resguardar a sua saúde. 

Documentação 

Depois da cobertura de saúde, o resguardo de documentações também é um dos serviços mais importantes em um seguro viagem.

Isso porque sem documento você não conseguirá realizar nenhum tipo de procedimento no aeroporto ou no país, estado ou cidade que se hospedará. 

Por isso, a maioria dos seguros de viagem oferecem esse tipo de cobertura, caso aconteça a perda ou deterioração de um documento do passageiro. 

Despesas jurídicas 

Geralmente, a assistência jurídica é uma cobertura adicional que é oferecida pelas seguradoras. Ela garante que a seguradora cobrirá um determinado valor a ser utilizado com honorários advocatícios para assistência jurídica em casos de acidente de trânsito. 

Essa cobertura é válida para qualquer tipo de acidente, seja grave ou leve. De toda maneira, caso alguém apresente uma queixa contra você, será necessário contar com um advogado para se defender estando longe de casa. 

Essa cobertura é bastante recomendada para pessoas que vão alugar um carro durante a viagem. Por se tratar de uma cobertura limitada, ela é indicada principalmente em casos como esse. 

Como contratar um seguro viagem? 

Como contratar um seguro viagem? 

O seguro viagem pode ser contratado em empresas especializadas em seguro, na instituição financeira do viajante, em companhias aéreas, agências de viagens e outros. 

Quase todos os seguros de viagem podem ser contratados pelo site das empresas, sem burocracias e com muita praticidade. 

Muitos pensam que o seguro viagem é só dedicado a viagens internacionais, mas você também pode contratá-lo em viagens nacionais. 

Para você entender melhor como contratar um seguro viagem, separamos algumas dicas valiosas para você. Confira abaixo! 

Pesquise as opções e compare as coberturas 

Antes de contratar um seguro viagem, você deve pesquisar as opções disponíveis no mercado e comparar as coberturas oferecidas. 

Esse procedimento deve ser feito, pois, como dito anteriormente, as coberturas das seguradoras podem ser relativas. 

Portanto, escolha a empresa que ofereça uma cobertura que se integre ao seu tipo de viagem. 

Conheça os benefícios de cada plano

Cada seguradora tem suas próprias características e benefícios, por isso, cada uma se difere da outra. Então, é muito importante analisar a oferta de cada plano. 

Toda seguradora possui diversos planos de seguro viagem, desde o mais simples até o mais recheado de benefícios. 

Antes de contratar o seu seguro viagem, veja os benefícios de cada plano e escolha o que mais se integre ao seu tipo de passeio. 

Se você viajar para o exterior, por exemplo, recomendamos que adquira um seguro com mais benefícios, incluindo assistência médica. 

No entanto, se você for realizar uma viagem em seu país e já tiver plano de saúde, opte por uma cobertura mais simples — já que ainda estará em território nacional. 

Avalie as necessidades do seu destino

Ao contratar um seguro viagem, é preciso analisar o destino que você está indo. Existem diversos fatores que devem ser levados em consideração. 

Por exemplo, se o local escolhido for muito frio e estiver nevando, você pode pegar um resfriado e, consequentemente, necessitará de uma assistência médica. 

Ou então, se você estiver indo para um local onde a taxa de criminalidade seja alta e acabe sendo assaltado. Muito provavelmente, você precisará de um apoio para recuperar seus bens. 

São diversos cenários que pedem uma análise profunda. Então, avalie o local de sua viagem e escolha o seu seguro viagem baseado nas suas necessidades. 

Pesquise a reputação da empresa escolhida 

Atualmente, existem diversas empresas de seguros, umas com mais benefícios que outras. No entanto, ainda é necessário avaliar a reputação da empresa escolhida. 

Isso porque, ao mesmo tempo que existem diversas seguradoras confiáveis, também existem aquelas que prometem o serviço, mas não cumprem com o combinado. 

Por isso, antes de escolher a seguradora, converse com clientes que já utilizaram os serviços e também pesquisa avaliações na internet. 

Fique atento para ofertas e promoções 

Dependendo do seguro viagem escolhido, a cotação pode ficar um pouco mais cara. No entanto, algumas seguradoras anunciam ofertas e promoções ao longo do ano. 

Portanto, alguns meses antes da sua viagem, fique atento ao site da seguradora para encontrar promoções e ofertas de planos de seguro viagem. 

Essa é uma ótima maneira de economizar o orçamento que foi separado para viagem. Essa dica é muito importante, principalmente, para viajantes que vão para o exterior, pois a cotação do seguro para viagens internacionais pode ser um pouco mais cara. 

Qual a diferença entre seguro de viagem e assistência de viagem? 

Qual a diferença entre seguro de viagem e assistência de viagem? 

Comumente, os dois são conhecidos como seguro viagem. No entanto, antes de fechar negócio, é necessário pesquisar e saber a diferença entre os dois. 

A principal diferença entre os dois é quem realizará o pagamento do serviço no momento que for utilizado. Ou seja, é a questão de quem vai desembolsar o pagamento. 

No seguro viagem, o viajante pagará todas as despesas médicas do próprio bolso e depois solicitará o reembolso à seguradora — dentro dos limites combinados. 

Para isso acontecer, o viajante deverá mostrar os comprovantes das despesas médicas, laudos, notas fiscais e tudo que confirmar o atendimento. 

A vantagem desse serviço é que o viajante consegue ser atendido em qualquer lugar, independente de fazer parte da rede conveniada do seguro. 

Já na assistência de viagem o atendimento será todo arcado pela seguradora contratada, dentro dos limites previstos em contrato. 

Diferentemente do seguro viagem, a assistência de viagem solicita que o viajante entre em contato com a empresa contratada antes de receber qualquer atendimento. 

Assim, a seguradora indicará o local que o viajante deverá ir para receber o atendimento adequado sem precisar desembolsar nada. 

Qual seguro de viagem devo contratar? 

O seguro escolhido dependerá de diversos fatores da viagem do cliente. Isso porque os seguros de viagem são oferecidos conforme os países de destino e o tipo de atividade que será realizada na viagem. 

Além disso, também existe a complexidade de cada plano, que vai do básico ao super completo, como dito anteriormente. 

Então, no momento da contratação, avise à seguradora sobre os detalhes da sua viagem. Desse modo, com certeza, você receberá um pacote integrado às suas necessidades. 

Dependendo da seguradora que você escolher, os seguros vão ser mais completos quanto o pacote de viagem contratado. 

Por isso, você pode optar pelo plano mais básico ou adicionar mais serviços que se integram com as atividades feitas durante a viagem. 

Além disso, também existem os seguros especiais, feitos para assegurar equipamentos eletrônicos, como celulares, computadores e máquinas fotográficas.

Porém, esses serviços adicionais não fazem parte do pacote básico oferecido pelas seguradoras e, como já diz o nome, devem ser contratados à parte. 

Saiba mais: Tipos de seguro viagem: conheça os principais com o Ailos!

Por quanto tempo contratar um seguro de viagem? 

O cliente deve contratar, no mínimo, com o mesmo tempo de duração da viagem. No entanto, como as companhias aéreas estão suscetíveis a atrasos e imprevistos, recomenda-se contratar o seguro por mais dois dias ou mais. 

A contratação do seguro viagem pode acontecer até mesmo na véspera da viagem, especialmente em caso de contratação realizada pelo site das seguradoras. 

Após a contratação, é muito importante que você tenha em mãos o contrato do seguro escolhido. Isso porque existe a possibilidade dele ser solicitado no momento da imigração do país de destino, caso a viagem seja internacional. 

Em caso de emergência, você deve ter o número do contrato e os telefones de atendimento da seguradora. Deixe os contatos com algum responsável no Brasil e também com os companheiros de viagem, caso houver. 

Como entrar em contato com seguro em casos de emergência? 

Como entrar em contato com seguro em casos de emergência? 

Ao embarcar na viagem, coloque o contrato e os contatos de atendimento da seguradora num local acessível. 

Em caso de emergência, ligue para a operadora imediatamente, explique a situação e aguarde as instruções do atendente. 

O meio de comunicação mais comum para entrar em contato com as seguradoras é pelo telefone, já que você estará conversando com o atendente em tempo real. 

Após receber as instruções da seguradora, realize-os adequadamente e aguarde a solução ser concluída. Caso não seja suficiente, entre em contato novamente com a empresa e veja qual será o outro caminho a ser tomado. 

Se você precisa de uma seguradora que esteja 24h por dia disponível para qualquer problema, conte com o Ailos. Em nosso site, temos os seguros completos para diversas áreas da sua vida. Confira! 

Conclusão 

Agora que você já sabe tudo sobre os seguros de viagem, você nunca mais se questionará como contratar um seguro viagem. 

Apesar de serem muito contratados para viagens no exterior, também é sempre válido contratar um seguro para passeios nacionais. 

Isso porque acidentes e imprevistos podem acontecer em qualquer parte do mundo, até mesmo perto da sua casa. 

Então, se você quiser se sentir totalmente seguro em seus passeios, entre em contato com uma seguradora e opte por um plano que atenda todas suas necessidades. 

Leia também - Planejamento financeiro para viagem: como organizar?

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: