• 12 de dezembro de 2022
  • 8 minutos

Melhor dia para compra no cartão: como calcular e a importância do planejamento

8 minutos

Se você possui um cartão de crédito, é provável que já tenha sido notificado sobre o “melhor dia para compra cartão”. 

Esse recurso é usado para indicar quando os consumidores podem comprar e têm os prazos de pagamento mais longos. 

Segundo alguns cálculos, essa pode ser uma boa estratégia para organizar sua vida financeira. 

Aprenda a calcular seus melhores dias de compras e ganhe mais tempo para pagar suas contas com as nossas dicas a seguir. Boa leitura!

Conheça os cartões Ailos e selecione o cartão de crédito que combina com seu jeito de viver!

Qual a importância de saber o melhor dia para realizar uma compra no cartão?

Quando se trata de tomar decisões financeiras inteligentes, uma das dicas mais importantes é saber o melhor dia para fazer uma compra com o seu cartão de crédito. 

Embora você possa conseguir um item pelo menor preço em certas épocas do ano, como na Black Friday e Cyber Monday, há outros benefícios associados quando se entende o melhor momento para comprar. 

Ao descobrir, por exemplo, o timing estratégico de compras com cartão de crédito, pode ajudá-lo a evitar o pagamento de taxas de juros, assegurando que os pagamentos sejam feitos a tempo a cada mês. 

Além disso, planejar seus gastos com antecedência permite que você tire vantagem de qualquer compra ou programas de fidelidade vinculados aos seus cartões. 

Saber o melhor dia para fazer compras com cartão de crédito também pode ajudá-lo a organizar seu orçamento durante todo o ano, proporcionando maior segurança.

Compras no cartão e planejamento financeiro: como combinar?

Antes de falarmos sobre o melhor dia para comprar no cartão, é importante reforçar o uso inteligente dessa ferramenta. 

O acompanhamento cuidadoso das compras, a definição de um orçamento e a existência de uma reserva financeira são ótimas maneiras de garantir que você esteja usando seus cartões de forma responsável. 

Também é aconselhável pagar as faturas o mais rápido possível após fazer a compra, para que você possa diminuir a utilização do crédito e manter boas pontuações em seu score. 

A combinação do planejamento financeiro com o uso de cartões inteligentes permite que você construa uma base financeira ainda mais forte enquanto desfruta da conveniência de pagamentos com o crédito, sempre que for necessário. 

De forma prática, veja como  conciliar um bom planejamento financeiro com gastos no cartão de crédito:

  • maior flexibilidade no orçamento;
  • planeje os gastos com o cartão de crédito;
  • use aplicativos de gestão de cartões;
  • selecione o cartão de crédito ideal para suas necessidades;
  • prefira cartões de crédito com benefícios (pontos, cashback, descontos na anuidade etc);
  • pague a fatura sempre em dia;
  • concentre os gastos no cartão para potencializar as recompensas.

Qual o melhor dia para fazer compras no cartão?

A data de validade do cartão corresponde ao dia após o fechamento da fatura. 

Se a sua fatura fechar no dia 31, o dia 1º desse mês garantirá um prazo de pagamento mais longo, pois a taxa não será cobrada na próxima fatura (com vencimento no dia 10), mas no mês seguinte. 

Em média, esse prazo é de 40 dias, pois as administradoras fecham a fatura do cartão 10 dias antes do vencimento. 

Portanto, temos 30 dias do mês calendário mais 10 dias antes da data de vencimento do cartão. Para um melhor entendimento, é importante verificar dois conceitos abaixo.

Fechamento da fatura

Considerado o melhor dia para comprar no cartão, a data de fechamento da fatura é o dia em que a administradora encerrou a conta do mês anterior para o faturamento do cartão. A partir daí, todas as compras serão cobradas nas demais faturas mensais. 

Em geral, o faturamento pode ser feito até 10 dias antes do vencimento da fatura para dar tempo ao administrador de faturar e enviar ao cliente.

Vencimento da fatura

Esse é o prazo para pagar sua fatura sem multa e juros. A data de vencimento é quase sempre escolhida pelo cliente, mas também pode ser pré-definida pelo administrador. Após essa data, serão cobradas taxas.

Como usar o cartão de crédito de forma estratégica?

Acompanhe, a seguir, algumas dicas que podem te ajudar a não se enrolar com os gastos no cartão de crédito. 

Estabeleça limites

Estabelecer um teto de gastos é parte essencial para entender o melhor dia para comprar no cartão e utilizá-lo com responsabilidade. 

Considere estabelecer limites de gastos semanais, mensais ou mesmo anuais, baseados em seu orçamento e objetivos financeiros.

Ao fazer isso, você terá menos probabilidade de gastar demais e mais probabilidade de se manter no caminho certo com suas metas financeiras, além de aproveitar melhor as vantagens do seu cartão de crédito.

Compre com parcelamentos reduzidos 

Sempre que possível, passe suas compras no crédito à vista. Geralmente, quando existe a possibilidade de parcelar, acabamos nos atraindo por essa opção, sem perceber que o  rendimento dos meses seguintes sai prejudicado.

Isso pode ser um problema, porque o parcelamento é somado com outros custos, dificultando o pagamento de todas as contas. 

Devido a essa desatenção, uma dívida pequena no cartão se transforma em uma "bola de neve", com as prestações se acumulando e aumentando o endividamento das famílias.

Conheça as taxas e juros

Além de saber o melhor dia para comprar no cartão, fique atento às taxas de juros cobradas em seu cartão de crédito. 

Desconhecer as tarifas cobradas pela administradora do cartão de crédito é muito comum. Anuidades, aumento de limite emergencial e duplicação de cartões são algumas das taxas que podem ser cobradas e que muitas vezes desconhecemos. 

Portanto, não aceite a primeira sugestão, analise todas as opções e pergunte ao operador sobre todas as taxas e custos ocultos antes de decidir por um cartão. 

Inclusive, algumas operadoras costumam negociar algumas taxas, como anuidades. Existem várias opções de agências sem anuidade, então não deixe de pesquisar antes de acabar pagando mais caro pelo serviço.

Faça um acompanhamento dos seus gastos

Acompanhar as despesas mensais é muito fácil hoje em dia, porque muitas vezes as faturas estão disponíveis na Internet e informam quanto foi gasto e quanto ainda está disponível. 

Esse controle ajuda muito no orçamento porque todas as despesas são relacionadas e “caem” no mesmo dia.

Quite suas faturas

Como explicamos mais acima, o melhor dia para comprar no cartão é sempre um dia após o fechamento da fatura. 

Por falar em fatura, para não comprometer sua saúde financeira e acabar com seu orçamento, nunca pague apenas o valor mínimo da fatura. Ao pagar apenas uma parte, "pegamos emprestado" o valor restante. 

Além disso, a próxima fatura é o consumo e as parcelas do mês corrente, e a diferença entre as faturas mais os juros dificulta cada vez mais o pagamento integral.

Tenha cuidado com as datas de vencimento da fatura do seu cartão de crédito. Defina a data de vencimento em um momento em que você tenha dinheiro em mãos, mais próximo do dia em que receberá seu contracheque. 

Ao pagar sua fatura com atraso, você pagará taxas e juros de mora, os mais altos do Brasil. Além disso, pode haver outras penalidades previstas no contrato, como o congelamento do cartão.

Tenha um fundo de reserva para emergências

O uso eficiente do cartão de crédito pode ajudá-lo a economizar recursos e construir uma pontuação de crédito mais forte. 

Uma das melhores maneiras de fazer isso é ter um fundo de reserva para emergências. Ter dinheiro extra bem investido para problemas potenciais, evita que você use seu cartão de crédito nessas situações, eliminando a possibilidade do pagamento de altos juros. 

Com uma organização financeira e uma reserva construída, você consegue aproveitar melhor as vantagens do cartão, como cashback ou programa de pontos. 

Basta lembrar que todas as melhores estratégias são baseadas na utilização de um orçamento saudável, então não se esqueça de permanecer disciplinado ao usar seu cartão de crédito!

Racionalize suas compras

Entendemos que é complicado controlar as emoções ao entrar em uma loja. Somos atraídos por todo tipo de coisa, principalmente quando vemos a palavra “liquidação”. 

Portanto, antes de sair comprando tudo o que vê, pense se realmente precisa. Ao entrar em um estabelecimento, peça ao vendedor para guardar os itens selecionados antes de concluir a compra e caminhe pela loja. 

Essa pausa é importante para não deixar seu lado emocional falar alto. Ao sair da loja, você poderá racionalizar, calcular e avaliar se uma compra é necessária. 

Se comprar online, use o mesmo método e deixe o computador ou smartphone de lado por um tempo antes de concluir a compra. A racionalização é a melhor estratégia para controlar os impulsos.

Use benefícios com sabedoria

Já mencionamos que ter um cartão de crédito com programas de benefícios é bastante vantajoso. No entanto, programas de fidelidade são uma grande vantagem, desde que se encaixem no seu perfil de gastos e estilo de vida. 

Resgatar pontos em produtos, descontos em instituições, cinemas e teatros, viajar com milhas é ótimo, desde que usado com responsabilidade. Evite compras por impulso para acumular pontos e milhas.

Conheça os cartões Ailos e selecione o cartão de crédito que combina com seu jeito de viver!

Conclusão

Como você aprendeu neste artigo, o melhor dia para comprar no cartão é logo após o fechamento da fatura e antes do vencimento. 

Lembre-se de se organizar financeiramente para não extrapolar os gastos no cartão e pagar altas taxas de juros. 

E, claro, se você estiver procurando um novo cartão de crédito que se adapte às suas necessidades, não deixe de conferir os cartões Ailos!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: